Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy Note 9 vs Galaxy Note 8: veja quais são as diferenças

Confira o que mudou entre as gerações da linha Galaxy Note.

Galaxy Note 9 vs Galaxy Note 8
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Com o lançamento do Galaxy Note 9, uma pergunta que não quer calar é: vale a pena comprar o Galaxy Note 8?

Afinal, os celulares da Samsung têm especificações muito semelhantes, como tela grande, câmeras duplas e a compatibilidade com a famosa caneta S Pen.

Se essa é a sua dúvida, chega mais e confira abaixo o comparativo entre o Galaxy Note 8 e Galaxy Note 9 e descubra qual deles pode ser o mais interessante para você!


Leia também: Os Melhores Smartphones Top de Linha

 

Galaxy Note 8

Samsung Galaxy Note 8

Galaxy Note 9

Samsung Galaxy Note 9

Tela Super AMOLED de 6,3" com proporção 18:9 e resolução QHD+ (2560×1440 pixels)
Super AMOLED de 6,4" com proporção 18:9 e resolução QHD+ (2960×1440 pixels)
Processador Octa-core de até 2.3GHz (Samsung Exynos 8895) Octa-core de até 2.8GHz (Qualcomm Snapdragon 845)
Memória RAM 6GB
6GB ou 8GB
Armazenamento interno 64GB e 128GB 128GB ou 512GB
Aceita cartão de memória Sim (até 256GB)
Sim (até 512GB)
Conectividade 4G, Wi-Fi, NFC, Bluetooth 5.0 e USB-C 4G, Wi-Fi, NFC, Bluetooth 5.0 e USB-C
Dual chip Sim (entrada híbrida)
Sim (entrada híbrida)
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Leitor de íris Sim Sim
Reconhecimento facial Sim Sim
Rádio FM Não Não
TV Digital Não Não
Resistência à água e poeira Sim (IP68) Sim (IP68)
Entrada para fones de ouvido Sim Sim
Câmera traseira 12MP (f/1.7 a f/2.4) + 12MP (f/2.4)
12MP (f/1.5 a f/2.4) + 12MP (f/2.4)
Câmera frontal 8MP (f/1.7) 8MP (f/1.7)
Filma em 4K (30 fps) 4K (60 fps)
Bateria 3.300 mAh (compatível com carregamento rápido e sem fios)
4.000 mAh (compatível com carregamento rápido e sem fios)
Dimensões (altura x largura x espessura) 16,2cm x 7,48cm x 0,86cm 16,9cm x 7,64cm x 0,88cm
Peso 195g 201g
Sistema operacional de fábrica Android 7 (Nougat) Android 8 (Oreo)

Irmãos gêmeos no visual

No aspecto visual, se colocarmos os aparelhos lado a lado é praticamente impossível dizer qual é qual, uma vez que eles são extremamente parecidos e a diferença mínima de 0,1 polegada para o Galaxy Note 9 não faz tanta diferença assim no visual e nem na experiência.

Já olhando por outro lado - literalmente - é possível pra notar uma pequena, mas importante mudança diferença: o leitor biométrico do Galaxy Note 9 está localizado abaixo das câmeras, e não ao lado como no Galaxy Note 8, o que garante não manchar as lentes com o seu dedo quando for desbloquear o celular.

No mais, são resistentes à água, tem tela Super AMOLED com bordas curvas e contam com proteção Gorilla Glass para quedas e arranhões.

Tela do Galaxy Note 9

Galaxy Note 9 tem alto poder de fogo

Se na parte de fora eles são "gêmeos", no interior o irmão mais novo é que leva vantagem, principalmente para jogos como Fortnite, por exemplo, chegando a ter desempenho até 33% superior, de acordo com a Samsung.

Isso porque o Galaxy Note 9 é equipado com processador mais potente e tem uma versão com incríveis 8GB de memória RAM! Ou seja, você pode abrir vários aplicativos ao mesmo tempo e jogar com os gráficos em qualidade máxima.

Ah, além disso, o Note 9 já vem com o Android 8 (Oreo) instalado de fábrica e tende a receber primeiro a atualização para a versão 9 (Pie), a mais recente, que o Note 8.

Câmera do Galaxy Note 9 tem "nível iPhone"

Se o que você busca é um bom celular para fotos, saiba que escolhendo entre o Note 8 e Note 9 vai estar comprando ótimos aparelhos para isso. Mas, novamente por uma pequena diferença, o Galaxy Note de 2018 vence nesse quesito.

Ambos são smartphones com câmera dupla, é verdade, mas uma das lentes traseiras do Galaxy Note 9 têm abertura focal menor (f/1.5) que a do Galaxy Note 8 (f/1.7), o que garante fotos com um pouco mais de qualidade e nitidez tiradas à noite.

É importante destacar que esses celulares da Samsung tem abertura focal variável, que automaticamente alterna o tamanho do diafragma para registrar a foto com a melhor iluminação.

Galaxy Note 9 Câmera

Para os vídeos, o Galaxy Note 9 grava em resolução 4K a 60 quadros por segundo, capacidade essa até então só alcançada nos iPhones.

Isso sem falar no recurso Super Slow Motion, que captura vídeos em câmera lenta a 960 qps, e os recursos de inteligência artificial, que ajuda no reconhecimento automático de paisagens, por exemplo.

Bateria para um dia inteiro? Galaxy Note 9!

Um das reclamações feitas por quem tem um Galaxy Note 8 é que, para aguentar o alto desempenho e tela de qualidade, ficou faltando mais autonomia para a bateria. A Samsung resolveu atender a esse pedido e equipou o Galaxy Note 9 com 4.000 mAh.

De acordo com a Samsung, o aparelho é capaz de aguentar bateria para um dia inteiro longe da tomada. Ah, e pode ficar tranquilo, pois diferente do polêmico Galaxy Note 7, que nem chegou a ser lançado aqui no Brasil, o Note 8 e Note 9 contam com um sistema de resfriamento da bateria, evitando assim que ela exploda.

E não é só na bateria que o Galaxy Note 9 é mais generoso. Se você é o tipo de pessoa que usa o celular para fazer muitas anotações, baixar aplicativos e gravar vídeos para o seu canal do YouTube, por exemplo, o Galaxy Note 9 tem uma versão com 512GB de espaço interno.

E se tudo isso não for o suficiente para você, o armazenamento interno pode ser dobrado via cartão microSD (vendido separadamente).

Caneta S Pen do Galaxy Note 9 serve como pau de selfie

Deixamos para falar aqui no final sobre o recurso extra mais legal do Galaxy Note 9: a nova S Pen equipada com Bluetooth!

Ou seja, isso quer dizer que você pode usá-la como um controle remoto para, por exemplo, tirar uma selfie de longe com a galera sem precisar estar segurando o telefone. Bem legal, né? Outro destaque do Galaxy Note 9 fica por conta dos alto-falantes estéreo, os mesmo presentes no Galaxy S9 e Galaxy S9+, para você fazer do seu aparelho uma verdadeira caixa de som.

Galaxy Note 9 S Pen

De recursos em comum, o Note 8 e Note 9 podem se transformar em um computador de bolso através do acessório Samsung DeX; que tem um adaptador HDMI para ser conectado a um monitor, tem leitor de íris e reconhecimento facial; para um desbloqueio de tela mais seguro, e ainda são smartphones dual chip.

Afinal, qual é melhor: Galaxy Note 8 ou Galaxy Note 9?

Por ser um modelo mais novo, o Galaxy Note 9 tem especificações técnicas mais atualizadas, como o processador mais rápido, câmeras mais inteligentes, mais espaço interno e uma bateria de grande capacidade para dar conta de todo esse desempenho!

Contudo, é importante destacar que mesmo perdendo esse duelo, o Galaxy Note 8 é um "senhor smartphone" e as diferenças para o Galaxy Note 9 são mínimas.

Então se você está pensando em fazer um upgrade, talvez a troca não valha tanto a pena. Agora, se você quer comprar um celular novo, a indicação é investir no Galaxy Note 9.

Compare os preços do Galaxy Note 8 e Galaxy Note 9:

 

 

 

Confira o nosso vídeo:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone