Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy S10 vs iPhone XR: compare preço e ficha técnica dos celulares premium

Samsung e Apple disputam no segmento de smartphones avançados. Descubra qual oferece melhor custo/benefício.

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Galaxy S10 e o iPhone XR são dois dos smartphones mais potentes à venda no Brasil. E, se você está disposto a pagar um preço nada baixo para ter ficha técnica avançada, com câmeras de qualidade e processamento veloz, essas são opções realmente interessantes.

Entre os destaques, temos a nova tela AMOLED dinâmica da Samsung e o leitor de digitais embutido no display. Do outro lado, a Apple traz um desempenho sem igual com o A12 Bionic e segurança aprimorada com o Face ID.

Para saber qual é o melhor celular para o seu dia a dia, confira o comparativo que preparamos nas linhas abaixo.

 

Galaxy S10Galaxy S10iPhone XRiPhone XR
Data de lançamento
Fevereiro de 2019 Outubro de 2018
Tamanho da Tela
6,1 polegadas AMOLED Dinâmica (19:9) 6,1 polegadas LCD (19,5:9)
Resolução da Tela
Quad HD+ (3040 x 1440 pixels) 1792 x 828 pixels
Processador
Exynos 9820 (octa-core de até 2,8 GHz) A12 Bionic
Memória RAM
8 GB 3 GB
Armazenamento
128 GB ou 512 GB 64 GB, 128 GB ou 256 GB
Memória expansível
Sim, até 512 GB Não
Câmera traseira
12 MP (f/2.4) telefoto e OIS + 12 MP (f/1.5-2.4) grande angular e OIS + 16 MP (f/2.2) ultra wide 12 MP grande-angular (f/1.8)
Câmera frontal
10 MP (f/1.9) 7 MP (f/2.2)
Filma em
4K a 60 fps 4K a 60 fps
Bateria
3.400 mAh 2.942 mAh
Dual chip
Sim Sim, com eSIM + nano SIM
Acesso à Internet
4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Sistema operacional
Android 9 Pie com Samsung One UI iOS 12
Leitor de digitais
Sim, leitor ultrassônico sob a tela Não
Reconhecimento Facial
Sim Sim (Face ID)
Scanner de íris
Não Não
Resistência à água e poeira
Sim, IP68 Sim, IP67
TV Digital
Não Não
Dimensões
149,9 x 70,4 x 7,8 mm 150,9 x 75,7 x 8,3 mm
Peso
157 g 194 g
Cores
Branco, preto e verde Vermelho, amarelo, branco, coral, preto e azul
Ver ofertas Ver ofertas

iPhone XR tem mais opções de cores

Ambos os modelos nessa disputam têm visual sofisticado, com construção em metal e vidro. No entanto, para os usuários mais “descolados”, a Apple trouxe várias opções de cores no iPhone XR: vermelho, amarelo, branco, coral, preto e azul. Já a Samsung aposta em apenas três versões: preto, branco e verde.

O celular da Apple, porém, sai na desvantagem por ser mais pesado, com quase 200 g. O Galaxy S10 chega com 157 gramas e um corpo menor.

iPhone XRiPhone XR na cor coral - Foto: Reprodução/Shutterstock

Outra vantagem do modelo sul-coreano é a maior resistência à água, com certificação IP68, o S10 aguenta até submersão em até 1,5 metro por 30 minutos, enquanto o iPhone XR, com IP67, é resistente até a profundidade de 1 metro, pelo mesmo tempo.

Tela AMOLED Dinâmica é mais econômica e tem maior riqueza de cores

Apesar de terem displays com o mesmo tamanho (6,1 polegadas), os smartphones da Samsung e da Apple diferem em tipo de tecnologia e também na construção da tela: o Galaxy S10 tem painel AMOLED dinâmico, que promete uma gama ainda maior de cores do que o tradicional Super AMOLED e reduz a emissão de luz azul, o que traz maior conforto para os olhos. As bordas são curvas, e em vez do notch, há um furo na tela para abrigar a câmera frontal.

Galaxy S10Galaxy S10 tem tela AMOLED dinâmica com padrão Inifinty-O - Foto: Reprodução/Shutterstock

Já o iPhone XR, diferentemente de seus irmãos mais potentes – iPhone XS e iPhone XS Max, tem tela LCD, que é menos econômica do que as OLED. Ele tem display plano e o polêmicio entalhe retangular na frente, que mais parece um topete.

De qualquer modo, os dois celulares entregam alta definição de imagens e são ótimos para quem curte games e também para os usuários que assistem a filmes e séries pelo smartphone. Nesse quesito, fica mais ao gosto do freguês: você prefere as cores vivas, mais fantasiosas, das telas AMOLED da Samsung ou tons mais frios do iPhone? E o notch, te incomoda tanto assim?

Câmera traseira do Galaxy S10 é a segunda melhor do mundo

O Galaxy S10 tem câmera tripla na parte de trás. Além dos sensores de 12 MP com lentes telefoto e grande-angular, o smartphone trouxe uma terceira lente ultrawide, excelente para fotos de paisagens ou grupos grandes de pessoas.

O conjunto é o mesmo do Galaxy S10 Plus, eleito pelo site especialista em câmeras DxOMark como a segunda mais poderosa do mundo, atrás somente no recém-lançado Huawei P30 Pro. Outro ponto positivo é a gravação de vídeos em 4K a 60 quadros por segundo.

Galaxy S10Câmera tripla do Galaxy S10 - Foto: Reprodução/Shutterstock

A Apple, por sua vez, traz apenas uma câmera na traseira do iPhone XR, com sensor de 12 MP e abertura de lente f/1.8 – mas ela não faz feio, não, e também é capaz de gravar em 4K a 60 fps.

Para selfies, os dois smartphones têm lente única: o S10 tem sensor de 10 MP e abertura f/1.9, que permitem fazer vídeos em 4K a 30 fps e é compatível com Modo Retrato por meio de um recurso de software.

Já o iPhone XR traz 7 MP (f/2.2), que faz vídeos Full HD (1080p) a 60 fps e é compatível com Modo Retrato mais avançado graças à tecnologia TrueDepth que mapeia os pontos do rosto para criar o efeito de profundidade.

Leia também: Entenda os diferentes tipos de Modo Retrato no Celular

Super rápidos, cada um no seu quadrado

O Galaxy S10 e o iPhone XR têm o que de há de melhor em termos de processador, cada um em seu ecossistema. O S10 brasileiro roda com o chip Exynos 9820, de oito núcleos e velocidade máxima 2,8 GHz. Aliado à memória RAM de 8 GB, ele desempenha com facilidade qualquer função no Android 9 Pie, até as mais pesadas, como games em qualidade alta.

Por sua vez, o iPhone XR traz o processador Apple A12 Bionic, um chip otimizado para executar aplicações em Realidade Aumentada e com eficiência 50% maior em processamento gráfico, se comparado ao chip A11. Como o iOS 12 é um sistema naturalmente mais fluido, os 3 GB de RAM são mais do que suficientes para um uso sem engasgos ou travamentos.

iPhone XRiPhone XR tem desempenho veloz com chip A12 Bionic - Foto: Reprodução/Shutterstock

Versão de 64 GB do iPhone XR pode não ser uma boa opção

O iPhone XR tem uma versão mais “barata”, com ofertas abaixo de R$ 4 mil. No entanto, trata-se de um modelo com armazenamento de 64 GB. Tendo em mente que os iPhones não têm capacidade de expansão de memória via microSD, investir em um celular com apenas 64 GB pode causar problemas a longo do tempo, já que os apps, jogos e os próprios recursos do sistema operacional tendem a aumentar de tamanho.

Desse modo, quem optar pelas versões com 128 GB ou 256 GB estará fazendo melhor negócio.

O Galaxy S10, por sua vez, tem opções em 128 GB, com suporte a microSD, e também uma outra de 512 GB, para os usuários mais acumuladores que realmente não quiserem ter um pingo de dor de cabeça com memória lotada.

Leitor de digitais ultrassônico é novidade no Galaxy S10

A Samsung resolveu aposentar o sensor de íris na linha Galaxy S10. Em compensação, a sul-coreana trouxe o novo leitor de digitais ultrassônico sob a tela, para desbloqueio. Ele faz leitura 3D da sua digital, sendo assim um método seguro e eficaz de segurança. Além disso, o smartphone tem reconhecimento facial que está bastante rápido na nova linha.

O iPhone XR também tem o reconhecimento facial, que é ainda mais seguro graças à tecnologia TrueDepth que mapeia os pontos do seu rosto, como falamos acima. Essa é a única forma de desblqueio do celular via biometria, já que ele não traz sensor de digitais ou de íris.

Galaxy S10 tem carregamento reverso

Carregamento ReversoGalaxy S10 tem carregamento reverso - Foto: Reprodução/Shutterstock

Na capacidade de bateria, nada muito surpreendente nos modelos. O S10 tem 3.400 mAh e o iPhone XR 2.942 mAh, números que devem entregar uma boa autonomia para uma jornada de trabalho, mas nada muito além disso.

O destaque nesse quesito fica para o recurso PowerShare que permite o compartilhamento da bateria do Galaxy S10 com outros dispositivos compatíveis com carregamento sem fio (padrão Qi).

Assim, é possível salvar um amigo em uma situação de emergência, quando o celular dele descarrega, ou mesmo prolongar o uso dos seus fones de ouvido Bluetooth até a hora de chegar em casa. O S10 também é compatível com carregamento sem fio rápido 2.0.

Leia também: PowerShare: conheça o recurso de carregamento reverso do Galaxy S10

Afinal, Galaxy S10 ou iPhone XR? Qual modelo entrega melhor custo/benefício?

Com ofertas na casa dos R$ 4,5 mil, o Galaxy S10 e o iPhone XR têm custo/benefício semelhante: são celulares caros, mas que com certeza valem o investimento, caso você possa pagar.

No final, você deverá fazer uma escolha baseada na sua usabilidade: você dá muita importância para fotos em viagens e eventos? Então o Galaxy S10 deverá atender melhor com três lentes traseiras e recursos de inteligência artificial. Ele também é o modelo mais inovador, com leitor de digitais sob a tela.

Mas se você já está é usuário de produtos Apple, deverá se adaptar melhor ao ecossistema do iPhone XR, que roda iOS, um sistema conhecido por sua fluidez. O smartphone irá entregar performance excelente até mesmo em tarefas mais difíceis, e também não decepciona em fotos.

Confira as melhores ofertas para o Galaxy S10 e o iPhone XR no Zoom:

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone