Logo Zoom
Logo Zoom

As fabricantes Xiaomi e Samsung anunciaram recentemente dois grandes reforços na busca pelo primeiro lugar da categoria top de linha dos smartphones. O Galaxy S10, pelo lado da Samsung, e o Mi 9, pelo lado da Xiaomi.

Quando dois aparelhos que disputam a mesma categoria são lançados, é inevitável surgir a discussão de qual aparelho é o melhor. Por isso, preparamos um comparativo entre essas duas máquinas para você.

Design: Galaxy S10 aparenta ser mais frágil, porém, oferece mais resistência que o Mi 9

Há uma diferença de tamanho entre eles, o Mi 9 é maior, com 157.5 x 74.7 x 7.6 mm contra 149.9 x 70.4 x 7.8 mm do S10, e isso impacta também no peso, que é de 173 g para o Mi 9 contra 157 g do S10.

O celular da Samsung também oferece mais opções de cores: branco, preto, verde e azul, enquanto o smartphone da Xiaomi oferece 3: violeta, preto e azul. Destaque para as cores do Xiaomi que mudam de acordo com a incidência de luz e também apresenta uma versão com a parte traseira translúcida.

O Mi 9 parece ter uma construção mais segura, com mais detalhes em metal e menos em vidro, enquanto o S10 apresenta vidro tanto na traseira, quanto na parte frontal, o que passa uma sensação maior de risco.

Mas a sensação de maior segurança por parte do Mi 9 é só sensação mesmo. O aparelho tem um grande calcanhar de Aquiles. Ele não possui a certificação IP68 e portanto não é resistente a água e poeira, coisa que já vimos em linhas anteriores da Samsung e que continuam presente no modelo S10.

Ou seja, mesmo com um tamanho menor e apresentando construção em vidro, o ponto vai para o S10, que tem a seu favor a certificação IP68, fazendo dele resistente a água e poeira.

Tela: Mi 9 tem display maior, mas Samsung ganha em resolução

Os dois modelos utilizam uma tela do tipo AMOLED, que no Mi 9 é de 6.39 polegadas contra 6.1 polegadas do S10. Mas a grande diferença está na resolução. O modelo da Xiaomi vem com 2340 x 1080 pixels, enquanto o da Samsung tem seus 3040 x 1440 pixels.

Ou seja, quanto mais pixels uma tela possui, mais rica em detalhes e nitidez ela é. E nisso, o S10 é bem superior ao Mi 9. Vale ressaltar que tanto Mi 9 quanto S10 contam com proteção Gorilla Glass 6 contra riscos ou quedas, além de terem biometria sob a tela!

Câmera: Mi 9 vence a primeira disputa contra o S10

Os dois aparelhos contam com uma câmera tripla na traseira. O S10 vem equipado com 12 MP (f/2.4) telefoto e OIS + 12 MP (f/1.5-2.4) grande angular e OIS + 16 MP (f/2.2) ultra wide. Já o Mi 9 vem com 48 MP (f/1.8) foco laser/PDAF + 16 MP (f/2.2) ultrawide + 12 MP (f2.2) teleobjetiva.

Ou seja, com essas câmeras todas, os resultados tendem a ser muito próximos, seja para tirar uma foto com um objeto mais longe ou desfocar ou fundo, por exemplo.

Sabe aquele registro da lua que você tenta fazer e nunca fica bom? O Mi 9 resolveu esse problema e adicionou o recurso modo lua. O modo conta com um zoom detalhado que mantém as texturas da lua ao se aproximar, garantindo um clique preciso e nítido.

Em relação a captura de vídeo, os dois modelos gravam em 4K a 60 ou 30 fps e em Full HD a 30, 120 ou 240 fps, além de gravarem em câmera lenta.

Na parte frontal, o S10 tem uma câmera com sensor de 10 MP (f/1.9) que grava em 4K enquanto o Mi 9 tem uma câmera com sensor de 20 MP (f/2.0), que grava em resolução menor (Full HD).

Desempenho similar mas com pequena vantagem para o S10

Processador: Os smartphones apresentam processadores diferentes, mas com resultados semelhantes. No S10 temos o Exynos 9820, um octa-core com até 2.8 GHz. Já no Mi 9 é um Snapdragon 855 octa-core com até 2.84 GHz

Memória RAM: aqui também temos um empate, já que ambos modelos apresentam versões com 8 GB.

Armazenamento: nessa categoria é onde o smartphone da Samsung se destaca. Enquanto o Mi 9 vem com as opções de 64 ou 128 GB o S10 vem com 128 GB ou 512 GB, oferecendo muito mais espaço para armazenamento de fotos, vídeos e músicas.

Tanto um quanto outro vão rodar os jogos mais atuais no máximo e com folga, mesmo utilizando a opção de multitarefas. O que dá o ponto ao S10 aqui é a opção maior de espaço, que tem as opções de 128GB e 512GB contra 64 GB do Mi 9.

Bateria: O resultado deve ser o mesmo para os dois smartphones.

O S10 tem uma bateria com pouquíssima amperagem a mais do que o Mi 9. São 3400 contra 3300 mAh. Na prática o resultado será o mesmo e os dois aparelhos irão aguentar um dia de uso.

Eles também possuem um carregamento rápido, que pode ser feito sem fio através de dispositivos que não acompanham a embalagem original.

Além dos 100 mAh a mais, o modelo da Samsung também traz o Wireless PowerShare, que é um carregamento reverso. Ou seja, ao acionar essa opção, você poderá carregar um outro dispositivo a partir da bateria do seu smartphone.

Um bom exemplo de aplicação pode ser o seguinte: enquanto carrega o seu smartphone na tomada, você pode colocar o seu Galaxy Watch em cima da parte traseira e carregar os dois. Esse recurso também pode te ajudar a ser um bom amigo, e salvar aquele seu camarada que está com a bateria do celular acabando.

Veredito: A disputa é acirrada, mas Galaxy S10 leva a melhor

Em comparação geral o smartphone da Samsung vence a disputa por ter uma acabamento superior, biometria sob a tela e mais espaço de armazenamento, mas isso não quer dizer que o Xiaomi Mi 9 seja um aparelho ruim, muito pelo contrário! Ele tem um custo/benefício mais interessante e desempenho para atender todas as suas necessidades com folga.

Ou seja, a escolha é sua e um fator de desempate pode ser o preço. Por ter recursos a mais como a proteção contra água e poeira, por exemplo, o Galaxy S10 é mais caro. Além disso, a Xiaomi ainda não comercializa oficialmente esse aparelho aqui no Brasil (os modelos disponíveis são importados).

Compare os preços do Galaxy S10 e Xiaomi Mi 9:

Leia também: