Galaxy S21 Ultra ao lado de um,iPhone 13 Pro Max

Galaxy S21 Ultra ou iPhone 13 Pro Max: quem leva a melhor?

Neste comparativo de gigantes, vamos te mostrar as semelhanças e diferenças do iPhone 13 Pro Max e Samsung Galaxy S21 Ultra

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

O Galaxy S21 Ultra e o iPhone 13 Pro Max são dois dos melhores celulares que temos disponíveis atualmente. Por isso, os consumidores que desejam ter um top de linha acabam ficando na dúvida de qual modelo investir. Vale a pena comprar o aparelho da Samsung ou é melhor ir no celular da Apple?

Para te ajudar a fazer a melhor escolha, preparamos um comparativo completo entre os dois aparelhos. Vamos te mostrar as semelhanças entre o Galaxy S21 Ultra e o iPhone 13 Pro Max, além de claro os diferenciais que tornam cada aparelho único. No fim deste artigo, ainda vamos te mostrar onde comprar com o melhor preço cada um dos dois celulares.

Semelhanças entre o Galaxy S21 Ultra e iPhone 13 Pro Max

Apesar de serem celulares para públicos diferentes, o Galaxy S21 Ultra e iPhone 13 Pro Max possuem algumas semelhanças importantes para quem busca alguns dos melhores celulares da atualidade. Veja abaixo os pontos em que os aparelhos são praticamente iguais.

Acabamento premium e proteção contra água

Lateral de alumínio do iPhone 13 Pro Max
Acabamento lateral do iPhone 13 Pro Max (Foto: Shutterstock)

Os dois aparelhos possuem acabamentos que chamamos de premium, ou seja, de alto nível. Tanto o Galaxy S21 Ultra quanto o iPhone 13 Pro Max têm laterais feitas em alumínio e traseiras de vidro com proteção contra arranhões.

Além da construção resistente, eles também são à prova d’água. Ambos possuem certificação IP68 e podem ficar submersos durante 30 minutos. A diferença é que o iPhone 13 Pro Max pode ser mergulhado em até 6 metros de profundidade, enquanto o Galaxy S21 Ultra aguenta 1,5 metros.

Os dois contam com tela grande e 120 Hz de taxa de atualização

Se você gosta de tela grande, vai ficar feliz com qualquer um dos dois smartphones. O iPhone Pro Max possui um painel de 6,7 polegadas, enquanto o Galaxy S21 Ultra tem um de 6,8 polegadas.

Outra semelhança nessas telas é a taxa de atualização de 120 Hz, que nos dois casos é adaptável. O recurso melhora a usabilidade tanto no dia a dia quanto em jogos, deixando a transição de imagens mais natural e fluida. O recurso adaptativo escolhe quanto dessa taxa de atualização é usada em diferentes tarefas, o que ajuda a economizar bateria.

Galaxy S21 Ultra e iPhone 13 Pro Max não contam com carregador na caixa

iPhone 13 Pro Max em cima da sua caixa
Tanto o iPhone 13 Pro Max quanto o Samsung Galaxy S21 Ultra não chegam com carregador na caixa (Foto: Shutterstock)

A tendência de vender o celular sem carregador veio da própria Apple ainda com o lançamento do iPhone 12, e a estratégia foi seguida pela Samsung no lançamento do Galaxy S21 Ultra. Dessa forma, nenhum dos dois aparelhos chega com o adaptador de tomada na caixa, e muito menos fone de ouvido; o único acessório que os acompanha é o cabo USB.

Diferenciais do Galaxy S21 Ultra

Abaixo, veja os principais destaques do Galaxy S21 Ultra em relação ao iPhone 13 Pro Max.

Tela com resolução 2K, suporte à caneta S Pen e leitor biométrico embutido

Galaxy S21 Ultra com a caneta S Pen
O Galaxy S21 Ultra é o primeiro da linha S a ter suporte a S Pen (Foto: Shutterstock)

O primeiro diferencial do Galaxy S21 Ultra é o suporte à caneta inteligente da Samsung, a S Pen. Antes, o acessório era exclusivo da linha Galaxy Note, mas agora também é compatível com o celular mais potente da linha S21.

A caneta pode ser usada em desenhos, anotações ou mesmo para controlar apps remotamente. No entanto, diferente da linha Galaxy Note, o acessório não acompanha o S21 Ultra e deve ser adquirido separadamente.

Outro ponto importante é que a tela do Galaxy S21 Ultra tem resolução 2K. São duas vezes mais definição do que o Full HD, o que significa ainda mais detalhes nas imagens. Essa resolução pode ser usada em combinação com os 120 Hz de taxa de atualização.

Além disso, uma tecnologia interessante é o leitor biométrico embutido à tela, recurso que proporciona mais velocidade e segurança no desbloqueio do celular. A função foi aprimorada nas últimas gerações e está ainda mais rápida no modelo Ultra.

Exynos 2100 e até 16 GB de memória RAM

Pessoa jogando Wild Rift no Galaxy S21 Ultra
O Galaxy S21 Ultra roda qualquer jogo atualmente sem problemas de dsempenho (Foto: Shutterstock)

Outro ponto de destaque é o processador do Galaxy S21 Ultra, o Exynos 2100. Quando citamos celulares de alto nível, estamos falando de uma performance tão alta que, mesmo um tendo um chip mais rápido que o outro, no fim, ambos ainda vão rodar bem os mesmos apps.

No entanto, existe um diferencial importante para o Galaxy S21 Ultra: 12 GB ou 16 GB de memória RAM. Apesar de a Apple não informar oficialmente a RAM dos iPhones, testes mostram que o iPhone 13 Pro Max tem 6 GB de RAM, metade da versão mais simples do celular da Samsung.

Android 11

O Galaxy S21 Ultra chega com o Android 11 instalado de fábrica, mas terá atualizações pelos próximos anos. Ou seja, o aparelho vai receber o Android 12 e seu sucessor. O sistema operacional do Google acaba sendo o diferencial para muitos consumidores que não gostam do iOS, ou apenas preferem a liberdade que o SO oferece.

Câmera de 108 MP, mais zoom e vídeos em 8K no Galaxy S21 Ultra

Foto das câmeras do Galaxy S21 Ultra
Conjunto de câmeras do Galaxy S21 Ultra (Foto: Shutterstock)

Ter muitos megapixels nem sempre é sinônimo de qualidade, mas felizmente no Galaxy S21 Ultra é, sim. A câmera principal do celular tem 108 MP e consegue fotos ricas em detalhes, mesmo em ambientes com baixa iluminação. A estabilização óptica ajuda a não ter fotos ou vídeos tremidos.

O aparelho também se destaca pelo seu poderoso zoom, podendo chegar a uma aproximação de 10 vezes sem perder qualidade com sua segunda lente teleobjetiva de 10 MP. Se 10 vezes for pouco para você, o celular ainda combina o zoom óptico e digital para um zoom de até 100 vezes. É isso mesmo: a aproximação do zoom chega a 100 vezes.

Além de dar um show em fotos, o Galaxy S21 Ultra também faz bonito nos vídeos, com gravações na resolução 8K! Caso você deseje gravar "apenas" em 4K, pode escolher se quer gravar com 30 ou 60 FPS.

Diferenciais do iPhone 13 Pro Max

Confira os pontos de destaque do iPhone 13 Pro Max em relação ao S21 Ultra.

Sistema iOS é o que conquista muitos consumidores para o iPhone 13 Pro Max

iPhone rodando iOS 15
O iOS 15 é um dos diferenciais do iPhone 13 Pro Max para atrair consumidores (Foto: Shutterstock)

O sistema iOS 15 do iPhone 13 Pro Max é um dos principais motivos de os consumidores escolherem um iPhone ao invés de um Android. O SO é fácil de usar, intuitivo e tem uma navegação bem fluida. Então, para uso mais "comum", acaba sendo uma excelente escolha.

Além disso, para pessoas que possuem outros acessórios da Apple, a integração é excelente. Você pode sincronizar o seu AirPods em segundos, ou mesmo conectar o celular com o Apple Watch sem dificuldade e enrolação.

Apple A15 Bionic é um dos processadores mais rápidos do mundo

Outro diferencial do iPhone é o seu processador, o Apple A15 Bionic. O chip é um dos mais rápidos do mundo atualmente e, como já falamos, consegue rodar qualquer app da App Store sem problemas de desempenho.

Todos já esperavam um chip potente, mas o Apple A15 Bionic trouxe algumas melhorias para o iPhone 13 Pro Max. Alguns exemplos são a economia de energia e a possibilidade de implementar novas tecnologias, principalmente nas câmeras, que falaremos no próximo tópico.

Câmeras poderosas e recursos profissionais para gravação de vídeos

Câmeras do iPhone 13 Pro Max
Conjunto de câmeras do iPhone 13 Pro Max (Foto: Shutterstock)

O conjunto de câmeras do iPhone 13 Pro Max segue adotando o padrão de 12 MP em todos os três sensores. O aparelho ainda traz uma lente secundária teleobjetiva (com zoom óptico) e uma terceira ultra-wide. Apesar das mudanças de hardware para que o aparelho consiga captar mais luz, as principais mudanças vieram em software, justamente por causa do processador A15 Bionic.

Na prática, o iPhone continua com fotos excelentes, só que agora melhor iluminadas. Isso vale principalmente para o modo noturno, recurso que pode ser usado por todas as lentes (incluindo a frontal). Por falar em câmera frontal, outro diferencial importante é o desbloqueio facial (Face ID), que no iPhone 13 Pro Max está mais rápido, eficiente e seguro.

Imagem para demonstrar como funciona o modo estilos do iPhone 13 Pro Max
Com o Modo Estilos o usuário edita as cores da imagem, mas sem alterar os objetos principais (Foto: Divulgação/Apple)

Para fotos, a Apple apresentou o Modo Estilos. O recurso é capaz de deixar uma foto com cores mais suaves ou vibrantes, mas sem alterar a tonalidade de elementos importantes, como a pele de uma pessoa ou cor do céu. Com o HDR4, o aparelho faz ajustes na cor de exposição da foto, e consegue detectar até quatro pessoas diferentes na imagem antes de fazer as mudanças.

Indo para a parte de vídeo, temos também uma nova função: o Modo Cinema. Com ele, o usuário pode selecionar um foco, e o restante da cena será desfocado. No meio da gravação ou na pós-edição, é possível trocar esse foco, selecionando uma segunda pessoa, por exemplo.

O celular também permite gravar com Dolby Vision ligado, recurso que de acordo com a Apple melhora em até 60 vezes a cor do vídeo. Os usuários podem usar a câmera teleobjetiva para gravar no modo macro, gerando uma super aproximação.

Imagem para demonstrar como funciona o modo cinema do iPhone 13 Pro Max
O Modo Cinema deixa a gravação de vídeo do iPhone 13 Pro Max ainda mais profissional (Foto: Divulgação/Apple)

Armazenamento de 1 TB

Uma novidade que apenas o iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max possuem é a versão com armazenamento de 1 TB. É uma ótima escolha para quem usa o celular para trabalhar em gravações de vídeo, por exemplo, e precisa de mais armazenamento para salvar as gravações sem problemas de superlotação.

Bateria do iPhone 13 Pro Max dura até 22 horas

Além de ter uma bateria maior, o iPhone 13 também se beneficia do novo processador para mais autonomia. Isso significa que uma carga completa dura até 22 horas dependendo do tipo de uso, duas horas a mais que a geração anterior. O aparelho também possui carregamento MagSafe, uma tecnologia sem fio mais rápida que a convencional.

Qual o melhor e como escolher?

Com esses dois "monstros" disponíveis do mercado, qual celular escolher? A verdade é que aqui a escolha depende mais do seu perfil de uso do que realmente de um celular ser melhor do que o outro. Em certos pontos, o iPhone 13 Pro Max será melhor, mas em outros teremos vitória para o Galaxy S21 Ultra.

Para quem tem como prioridade a tela, o Samsung Galaxy S21 Ultra será a melhor escolha. Entretanto, olhando para a gravação de vídeos, o iPhone 13 Pro Max leva a melhor. O celular da Samsung também apresenta mais versatilidade nas câmeras, mas o aparelho da Apple entrega recursos que chamam a atenção, tanto para fotos quanto para vídeos.

Por fim, o sistema operacional deverá ser um dos quesitos mais impactantes na escolha. Como já citamos, a preferência dos consumidores pela fluidez do iOS ou liberdade do Android acaba sendo um fator decisivo na escolha final.

Veja abaixo quais os melhores preços do iPhone 13 Pro Max e Galaxy S21 Ultra:

Obviamente o preço dos dois celulares não é nada barato. Então, se você quer investir menos, mas ainda deseja um celular premium, o iPhone 12 pode ser uma boa escolha. Veja quais são as principais mudanças do iPhone 13 e avalie se para você vale a pena a nova geração.

Apesar de a ficha técnica do iPhone 13 Pro Max ser excelente, muitas pessoas gostam de um diferencial no celular, algo que chame a atenção. Neste caso, recomendamos que dê uma olhada no nosso review do Galaxy Z Fold 3, o celular dobrável da Samsung. Veja também quais são as melhores marcas de celular para investir em 2021.