Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy S8 vs Galaxy S8 Plus: entenda as diferenças entre estes celulares Samsung

Comparamos o Galaxy S8 e o Galaxy S8+ para saber quais são as diferenças entre eles.

Galaxy S8 vs Galaxy S8 Plus
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Lançados ao mesmo tempo, Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus são duas ótimas opções de celular top de linha da Samsung.

E para te ajudar a saber qual deles é o ideal para você, comparamos o Galaxy S8 com o Galaxy S8+ para você entender direitinho as diferenças entre os dois.

Mas já podemos adiantar que as diferenças entre o Galaxy S8 e o S8 Plus estão, basicamente, no tamanho da tela e na capacidade da bateria.

Confira a comparação entre o S8 e o S8 Plus e descubra qual deles é o melhor para o seu dia a dia!

 

Samsung Galaxy S8

Samsung Galaxy S8

Samsung Galaxy S8 Plus

Samsung Galaxy S8 Plus

Tela

5,8'' AMOLED Quad HD+
(2960x1440 pixels)

6,2'' AMOLED Quad HD+
(2960x1440 pixels)

Processador

Octa core (2,3GHz + 1,7GHz)

Octa core (2,3GHz + 1,7GHz)

Memória RAM

4GB

4GB

Armazenamento

64GB

64GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 256GB)

Sim (até 256GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Resistente à água e poeira

Sim

Sim

Leitor de digital

Sim

Sim

Leitor de íris

Sim

Sim

Reconhecimento facial

Sim

Sim

NFC

Sim

Sim

Câmera frontal

8MP

8MP

Câmera traseira

12MP

12MP

Filma em

4K

4K

Bateria

3.000 mAh

3.500 mAh

 

Leia também: Galaxy S8 vs Galaxy S7: vejas as diferenças entre os tops da Samsung

Tela maior no Galaxy S8 Plus, mas com resolução e design iguais

Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus

É nos displays dos smartphones Samsung Galaxy S8 e S8 Plus que está uma das maiores diferenças entre eles.

Visivelmente maior, o Galaxy S8 Plus traz 6,2 polegadas, enquanto o Galaxy S8 conta com 5,8 polegadas. Ambos têm bordas curvas, o chamado Display Infinito, além de trazerem resolução Quad HD+, de 2960x1440 pixels, tendo 400 pixels a mais que a definição Quad HD, mais tradicional e encontrada, inclusive, no Galaxy S7.

Agora, como o Galaxy S8 é um pouco menor, a densidade de pixels da sua tela acaba sendo mais elevada, mas nada que seja perceptível no uso comum. Para ser mais específico, são 570 pixels por polegada (ppi) no Galaxy S8 e 529 ppi no Galaxy S8 Plus.

E para a proteção, Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus contam com Gorilla Glass 5 na tela e na traseira, evitando arranhões, por exemplo, e ainda são celulares à prova d'água e poeira, com certificação IP68.

Samsung Galaxy S8 e S8 Plus são à prova d'água

Outro detalhe em comum nas telas de ambos os celulares comparados é a proporção 18,5:9. Até então, os smartphones contavam com telas 16:9, mas em 2017, não só o Galaxy S8 e o S8 Plus, mas também o LG G6 (nesse caso 18:9) foi lançado trazendo essa novidade, que deixa o celular mais estreito e fácil de segurar com uma só mão.

Ah, e o Galaxy S8 e o Galaxy S8+ ainda contam com o recurso Always On Display, que mantém exibidas informações na tela como data, hora e notificações, de maneira discreta e sem consumir muita energia.

Mesmo processador e mesma memória RAM para embalar S8 e S8+

Para os smartphones lançados no Brasil, a Samsung optou por um processador da própria marca, o Exynos 8895. Ou seja, tanto o Galaxy S8 quanto o S8+ são celulares octa core, com 4 núcleos rodando a 2,3GHz, e os outros 4 a 1,7GHz.

Já a unidade de processamento gráfico (GPU) usada é a Mali-G71 MP20, e ambos contam com 4GB de memória RAM.

No geral, os dois são smartphones com desempenho digno de top de linha, capazes de rodar até aplicativos mais pesados com fluidez, e de se sair bem na multitarefa.

Quando o assunto é câmera, tudo igual

O Galaxy S8 e o Galaxy S8 Plus também contam com as mesmas especificações nas câmeras que, aliás, são de ótima qualidade!

Na traseira, são 12MP com a tecnologia Dual Pixel, pixels grandes de 1.4µm, estabilização óptica de imagem, zoom óptico de até 2x e ainda abertura f/1.7.

Com esse conjunto, os dois celulares conseguem captar imagens mais claras, mesmo em ambientes com pouca luz, além de oferecer mais nitidez, até se o objeto fotografado estiver em movimento, ou se você tremer um pouco a mão na hora do click.

Nas câmeras frontais, são 8MP também com abertura f/1.7. E uma novidade trazida para esta geração da linha Galaxy S é o foco automático no sensor frontal, garantindo mais velocidade e também mais nitidez, mesmo em selfies em grupo.

E na hora de fazer vídeos, é bom saber que o Galaxy S8 e o Galaxy S8 Plus são celulares que filmam em 4K.

Leitor de digital, de íris e reconhecimento facial são mais semelhanças

Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus têm leitor de íris

Opção para desbloquear o smartphone é o que não falta no Galaxy S8 e no Galaxy S8 Plus! Além da tradicional senha e do desenho na tela, os aparelhos ainda trazem leitor de íris, reconhecimento facial, além de serem celulares com leitor de digital.

Entre essas opções, o leitor de íris é o mais seguro, e funciona de maneira muito eficiente nos dois smartphones comparados aqui.

E por falar nisso, se o que você quer é manter seus dados em sigilo, esqueça a opção de reconhecimento facial, já que ela desbloqueia o smartphone até se uma foto do dono do aparelho for mostrada para a câmera.

Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus também são celulares dual chip

Mais uma semelhança entre o S8 e o S8+ é o fato de serem celulares dual chip, o que não é comum em smartphones top de linha.

Agora, é bom lembrar que você vai precisar escolher se usa o segundo chip ou o cartão de memória, já que o slot é híbrido.

Armazenamento e conexões também são pontos em comum

Por falar em armazenamento, o Galaxy S8 e o Galaxy S8 Plus contam com 64GB de espaço interno, e podem receber cartão de memória de até 256GB.

Sobre as conexões, eles são celulares com NFC, permitindo o uso do smartphone como cartão de crédito através do Samsung Pay, e ainda são encontrados Bluetooth 5.0, acesso à rede 4G, porta USB-C e entrada para fones de ouvido 3.5mm.

Aliás, tanto o S8 quanto o S8 Plus vêm com fones de ouvido da marca AKG, que têm boa qualidade, e ainda contam com fio encapado em tecido, evitando que ele embole.

Vale destacar, ainda, que os dois contam com a assistente pessoal Bixby, que tem um botão dedicado na lateral, e pode funcionar por texto, voz ou toque.

No momento do lançamento do S8 e do S8 Plus no Brasil, poucas opções de interação estavam disponíveis no país, mas a fabricante assegurou que a plataforma de inteligência artificial será expandida por aqui, inclusive ganhando comandos em português.

Bateria com um pouco mais de capacidade no Galaxy S8+. Mas e a duração?

Aqui, temos mais um quesito em que o S8 e o S8 Plus praticamente empatam. De um lado, temos o celular de tela menor com 3.000 mAh de capacidade, e o S8 Plus com 3.500 mAh.

Em teoria, o Galaxy S8 Plus precisa mesmo de mais capacidade por contar com uma tela maior, e que consome mais energia. No entanto, testes mostram que a bateria do Galaxy S8 acaba tendo duração ligeiramente superior.

Mas, como no dia a dia, essa diferença é muito pouca, podemos dizer que tanto optando pelo S8 quanto pelo S8 Plus você vai ter um celular com bateria que dura um dia inteiro de uso moderado, e ainda vem com carregador rápido.

E afinal: Galaxy S8 ou Galaxy S8 Plus?

Chegando ao fim da comparação entre o Galaxy S8 e o S8 Plus, está na hora de você escolher qual deles vai ser o seu próximo celular Samsung, certo?

Então, você deve ter percebido que as diferenças entre o S8 e o S8 Plus são, basicamente, o tamanho da tela e a capacidade da bateria, ambos maiores no S8 Plus. Além disso, o preço também pode ser um fator decisivo na hora da sua escolha.

Como no quesito bateria, mais miliampère não quer dizer, necessariamente, mais tempo de uso do celular, a grande diferença entre eles é, então, o tamanho da tela.

Se você não abre mão de ter um celular com tela grande de verdade, o Galaxy S8 Plus pode ser a melhor opção. Mas como ele também é mais caro, e a tela do Galaxy S8 também é grande, pode ser que a economia valha a pena se você estiver querendo poupar.

Veja os preços do Galaxy S8 e do Galaxy S8 Plus:

 

 

Leia também: iPhone 7 vs Galaxy S7: uma comparação entre tops de linha

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone