Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy S8 vs iPhone 7: veja qual é o melhor top de linha

Confira as diferenças entre o Galaxy S8 e o iPhone 7 e escolha o melhor para você.

Galaxy S8 vs iPhone 7
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Muita gente pode até achar injusto comparar o iPhone 7 com o Galaxy S8, já que estamos falando de um celular lançado em 2016 e outro em 2017.

Mas já que, por uns bons meses, até a chegada do sucessor do iPhone 7, estes são os dois celulares tops de linha da Samsung e da Apple, é inevitável colocarmos eles lado a lado.

Quer saber qual fabricante mandou melhor, afinal? Confira o comparativo entre o Galaxy S8 e o iPhone 7, escolha o seu celular top de linha e compara os preços!

 

 Samsung Galaxy S8

Galaxy S8

 Apple iPhone 7

iPhone 7

Tela

5,8'' Super AMOLED Quad HD+
(2960x1440 pixels)

4,7'' Retina IPS HD (1.334x750 pixels)

Processador

Octa core (2,3GHz + 1,7GHz)

Quad core (2,3GHz)

Memória RAM

4GB

2GB

Armazenamento

64GB

32GB, 128GB ou 256GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 256GB)

Não

Conectividade

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Não

Resistente à água e poeira

Sim

Sim

Leitor de digital

Sim

Sim

Leitor de íris

Sim

Não
Reconhecimento facial

Sim

Não
NFC

Sim

Sim

Câmera traseira

12MP

12MP

Filma em

4K

4K

Câmera frontal

8MP

7MP

Bateria

3.000 mAh

1.960 mAh

 

Leia também: iPhone 7 vs Galaxy S7: uma comparação entre tops de linha

Tela e design: Galaxy S8 tem display maior, e com melhor resolução

Muito parecido com o iPhone 6s, o iPhone 7 chegou mantendo a construção em metal, com o botão Home na parte da frente, servindo também como leitor de digital.

O diferencial, aqui, é que esse botão não é mais físico, pois essa era uma parte que costumava dar defeito nos smartphones Apple. Sendo assim, ele funciona por pressão, basicamente como a tela do celular, que conta com a tecnologia 3D Touch, que reconhece a intensidade do toque e oferece diferentes comandos de acordo com a força empregada.

Na tela, o iPhone 7 mantém um padrão da Apple, que é oferecer 326 pixels por polegada (ppi), valor que já é considerado muito bom para um smartphone.

Para isso, a tela de 4,7 polegadas é HD (1.334x750 pixels), e conta com tecnologias como Retina e IPS, apresentando boa qualidade de imagem.

No entanto, unindo design e qualidade de tela do Galaxy S8, fica difícil para o iPhone 7. Com 5,8 polegadas em um corpo compacto, o top de linha de 2017 da Samsung conta com tela "edge", que agora é chamada de "display infinito", em que as bordas são curvas.

Já o acabamento do Galaxy S8 é em vidro, e como praticamente não tem bordas na tela, o leitor de digital passou para a parte de trás do celular, localizado ao lado da câmera. Sendo assim, seus botões da frente passaram a ser virtuais, e o Home funciona por pressão, usando uma tecnologia similar à 3D Touch.

Juntando isso com a resolução Quad HD+ do Galaxy S8, e a tecnologia Super AMOLED do display, temos um smartphone Samsung excelente para quem gosta de consumir conteúdo no celular, pois apresenta imagens mais claras e com cores mais vivas que o iPhone 7.

Ah, e no Galaxy S8 são 568 ppi, bem mais que no iPhone 7. Tudo bem que esse aumento de pixels não faz tanta diferença no uso comum do celular, mas na hora de usar óculos de realidade virtual (VR), por exemplo, a resolução maior oferece uma melhor experiência.

Vale lembrar, ainda, que o Galaxy S8 tem uma proporção de tela diferente do iPhone 7. Isso porque o aparelho da Samsung traz um display de 18,5:9, enquanto o da Apple é 16:9. O resultado é um smartphone mais fino e comprido, facilitando o uso com apenas uma mão.

Outro ponto que vale mencionar é a função Always On do Galaxy S8. Com o recurso ativado, o celular mantém a exibição de algumas informações na tela, como data, hora e as notificações. Os dados aparecem de maneira discreta, até para não consumir muita energia.

Proteção contra água é ponto em comum

Um detalhe muito legal sobre estes tops de linha é o fato de serem celulares à prova d'água. Tudo bem que as marcas não recomendam que você mergulhe com eles, ou tire fotos embaixo d'água.

iPhone 7 é à prova d'água

Mas, o fato é que, a proteção IP67 do iPhone 7 garante que o celular não vá parar de funcionar mesmo se ficar submerso em água doce por até 30 minutos, a até 1 metro de profundidade.

Já no Galaxy S8, com IP68, a resistência é a até 1,5 metro, também por até 30 minutos em água doce.

No desempenho, praticamente um empate

Como estamos comparando dois celulares tops de linha das maiores fabricantes do mundo, então, já era de se esperar muito poder de processamento tanto no Galaxy S8 quanto no iPhone 7.

Em testes práticos, o iPhone 7 consegue ser um pouquinho mais rápido, mas é bem pouco mesmo, nada que ofusque o bom desempenho do Galaxy S8. Sendo assim, nesse quesito, temos praticamente um empate técnico.

Mas, para os mais curiosos, vamos entrar nos detalhes: o Galaxy S8 conta com o processador da marca, o Exynos 8895, ou seja, ele é um celular octa core, com grupos de núcleos rodando a 2,3GHz e 1,7GHz, e ainda conta com 4GB de RAM.

Já o iPhone7 roda com o processador da marca A10 Fusion, o que faz dele um celular quad core, com 2,3GHz, e memória RAM de 2GB.

Quanto aos sistemas operacionais, o iPhone 7 sai de fábrica com o iOS 10, enquanto o Galaxy S8 vem com o Android 7.0 (Nougat), e é muito provável que ambos os celulares recebam atualizações para as próximas versões dos sistemas.

Ótimas câmeras também dos dois lados

Aqui, também, temos dois dos melhores celulares para fotos em 2017. Sendo assim, se você adora fazer fotos com o smartphone, qualquer um deles deve agradar.

Mas é bom notar que as imagens feitas com o Galaxy S8 têm características diferentes das feitas com o iPhone 7.

No aparelho da Samsung, por exemplo, as fotos tendem a ter mais contraste e cores mais vivas, enquanto no iPhone 7 elas são mais naturais. Então, a escolha vai depender da sua preferência.

Galaxy S8 tem ótimas câmeras

Agora, é bom ressaltar, também, que o Galaxy S8 entrega fotos mais nítidas e claras, de maneira geral. Isso porque ele também conta com uma tecnologia que funciona automaticamente, fazendo várias imagens de uma só vez e juntando-as com a finalidade de entregar uma foto ainda melhor.

Porém, para fazer fotos com flash, o iPhone 7 sai na frente, uma vez que traz 4 LEDs na câmera traseira, enquanto no Galaxy S8 são apenas 2.

Tecnicamente, Galaxy S8 e iPhone 7 contam com câmera traseira de 12MP, mas a abertura é f/1.8 no iPhone, e f/1.7 no Galaxy S8, que ainda tem a tecnologia Dual Pixel, para deixar as imagens mais claras.

Os dois celulares comparados ainda têm HDR, estabilização óptica para fotos, evitando imagens tremidas, e ainda são smartphones que filmam em 4K.

E nas câmeras frontais, são 8MP no Galaxy S8 com abertura f/1.7, e 7MP e f/2.2 no iPhone 7. Ah, e o ângulo de visão da câmera frontal do S8 é mais aberto também, o que permite fazer selfies em grupo mais facilmente.

Leitor de íris garante mais segurança aos dados no Galaxy S8

Voltando aos pontos em que um dos dois celulares comparados leva vantagem de verdade, chegamos ao reconhecimento biométrico, que vem em forma de combo no Galaxy S8.

Além de ser um celular com leitor de digital, assim como o iPhone 7, o Galaxy S8 ainda tem reconhecimento facial e é um smartphone com leitor de íris, para você desbloquear o aparelho apenas olhando para ele.

No quesito portas e conexões, Galaxy S8 pode agradar

Galaxy S8 tem entrada 3,5mm e iPhone 7 só Lightning

E ainda falando sobre pontos em que o Galaxy S8 leva vantagem, é bom citar que ele tem entrada para fones de ouvido 3.5mm, que motivo de burburinho no lançamento do iPhone 7, que não traz a conexão.

De fato, a ausência da porta p2 não é exatamente um problema no iPhone 7, uma vez que fones de ouvido com a conexão Lightning podem ser usados normalmente. Porém, você não vai poder carregar o celular e ouvir música ao mesmo tempo.

Sendo assim, a real vantagem do Galaxy S8 sobre o iPhone 7 nesse sentido é quanto à versão do Bluetooth, que é 4.2 no iPhone 7, e 5.0 no Galaxy S8. Isso significa que, o celular da Samsung, além de ser mais rápido na transmissão de dados e ter maior alcance, ainda possibilita o uso de dois fones de ouvido Bluetooth ao mesmo tempo.

Bateria com mais capacidade e carregamento rápido no Galaxy S8

E chegamos a um ponto em que o vencedor é meio óbvio. É que os aparelhos da Apple não são exatamente bons exemplos quando o assunto é duração da bateria.

Tudo bem que só números não dizem muito, mas só de olhar a capacidade das baterias dos dois, já dá para ter uma noção.

Além disso, o Galaxy S8 conta com carregamento rápido, e já acompanha um carregador compatível.

Mais um ponto para o Galaxy S8: ele é dual chip e aceita cartão de memória!

Não poderíamos deixar de fora do comparativo uma grande vantagem do Galaxy S8 para muita gente: ele é um celular dual chip!

Essa não é uma característica muito comum em celulares top de linha, mas é muito bem aceita, principalmente no mercado brasileiro.

No entanto, é bom você saber que a porta para o segundo chip é híbrida, ou seja, você precisa escolher se usa um segundo chip ou o cartão de memória.

Por falar nisso, no Galaxy S8 dá para expandir o armazenamento em até 256GB, enquanto o iPhone 7 não é dual chip, e nem aceita cartão de memória. Então, ponto para o Galaxy S8!

Qual é o melhor: Galaxy S8 ou iPhone 7?

Fãs da Apple dificilmente irão trocar o sistema operacional da marca da maçã para se aventurar no Android. E isso não é problema, já que o iPhone 7 tem ótimas especificações, é rápido, tem câmeras acima da média e boa tela.

Porém, se você quer um celular top de linha, cheio de tecnologia, que tenha diversas inovações, e ainda simpatiza com o Android, o Galaxy S8, certamente, é a melhor escolha.

Com ótimas fotos, desempenho que dá conta de qualquer aplicativo, tela de excelente qualidade, acabamento refinado, e ainda leitor de íris, suporte para dois chips e cartão de memória, o Galaxy S8 é um celular top de linha bastante completo, e que dificilmente será batido por outro smartphone Android em 2017.

Confira o comparativo entre o Galaxy S8 vs iPhone 7:

Veja preços do Galaxy S8 e do iPhone 7:

 

 

Leia também: Galaxy S8 vs Galaxy S8 Plus: entenda as diferenças entre estes celulares Samsung

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone