iPhone 15 Pro vs iPhone 16 Pro: o que muda entre os celulares Apple?
Vamos te mostrar todas as diferenças entre o iPhone 15 Pro e 16 Pro
A linha Pro da Apple sempre é sinônimo de inovação e tecnologia de ponta, mas quais são as diferenças mais importantes entre o iPhone 15 Pro e o iPhone 16 Pro? O mais novo modelo traz melhorias em diversas áreas, como desempenho, câmera e novos recursos, mas será que vale a pena fazer o upgrade?
Neste comparativo, vamos destacar todas as mudanças entre o iPhone 15 Pro e o iPhone 16 Pro, analisando de perto as inovações e o que realmente muda entre as duas gerações.
Será que o iPhone 16 Pro oferece um bom custo-benefício? Vale a pena abandonar o iPhone 15 Pro por ele? Essas e outras dúvidas serão respondidas a seguir, e ainda vamos te mostrar os melhores preços para cada modelo!
- Os dois iPhones fazem parte dos melhores celulares para comprar em 2024!
- Confira também a nossa seleção dos melhores iPhones 5G de 2024!
iPhone 15 Pro
iPhone 16 Pro
Ficha técnica do iPhone 16 Pro
- Tela: Super Retina XDR OLED de 6,3 polegadas (2622 x 1206 pixels), brilho de até 2000 nits.
- Câmeras: Principal de 48MP (f/1.78), estabilização óptica de segunda geração + Ultra-angular de 48MP (f/2.2), ângulo de visão de 120° + Teleobjetiva de 12MP (f/2.8) com zoom óptico de 5x.e Zoom digital até 25x.
- Câmera frontal: 12MP com foco automático e sensores FaceID
- Processador: A18 Pro com Neural Engine de 16 núcleos.
- Armazenamento: 128GB, 256GB, 512GB, 1TB.
- Bateria: Até 27 horas de reprodução de vídeo.
- Carregamento: MagSafe até 25W, Qi 15W, USB-C (USB 3).
- Resistência: Certificação IP68 (até 6 metros por 30 minutos).
- Conectividade: Wi-Fi 7, 5G, Bluetooth 5.3, NFC.
- Peso: 199 gramas.
Veja a nossa análise completa do iPhone 16 Pro.
Ficha técnica do iPhone 15 Pro
- Tela: LTPO Super Retina XDR OLED de 6,1 polegadas (1179 x 2556 pixels), brilho de até 2000 nits.
- Câmeras:Principal de 48MP (f/1.8), estabilização óptica.+ Teleobjetiva de 12MP (f/2.8), zoom óptico de 3x.+ Ultra-angular de 12MP (f/2.2), ângulo de visão de 120°.
- Câmera frontal: 12MP com foco automático e sensores FaceID
- Processador: A17 Pro com GPU de 6 núcleos.
- Armazenamento: 128GB, 256GB, 512GB, 1TB.
- Bateria: Até 23 horas de reprodução de vídeo.
- Carregamento: Até 50% de recarga em 30 minutos (cabo), carregamento MagSafe de até 15W.
- Resistência: Certificação IP68 (até 6 metros por 30 minutos).
- Conectividade: Wi-Fi 6e, 5G, Bluetooth 5.3, NFC, USB-C.
- Peso: 187 gramas.
Não deixe de conferir a nossa seleção dos melhores celulares top de linha do ano!
Design: os dois celulares Apple são bem parecidos
Em termos de design, o iPhone 16 Pro tem o mesmo visual do iPhone 15 Pro. Diferente dos modelos base e Plus da linha 16, aqui não tivemos mudanças estéticas, exceto na tela que está bom bordas mais finas, algo que muitos consumidores nem sequer devem reparar.
Uma adição interessante para o iPhone 16 Pro Max é o botão Controle de Câmera na lateral, esse que falaremos com mais detalhes em tópicos posteriores. O Botão De ação, já presente no iPhone 15 Pro, foi mantido no modelo 16.
Em termos de acabamento e construção, ambos são feitos com liga de titânio, mais resistente e leve que o alumínio usado nos modelos base e Plus. Além disso, o vidro da parte traseira tem proteção Ceramic Shield, e ambos os celulares contam com certificação IP68 contra água e poeira.
O iPhone 16 Pro está cerca de três milímetros maior em altura e um milímetro maior em largura. A espessura continua a mesma. As cores são parecidas, com ambos sendo vendidos nas versões Preto Titânio, Branco Titânio e Natural Titânio. A diferença é que o 15 Pro tem um modelo em Azul titânio, enquanto o 16 Pro tem a cor Titânio Deserto.
Tela: iPhone 16 Pro e iPhone 15 Pro empatam em especificações
O iPhone 16 Pro traz uma tela de 6,3 polegadas, levemente maior que a tela de 6,1 polegadas do iPhone 15 Pro. Apesar dessa diferença, os dois celulares usam o mesmo tipo de painel XDR OLED, trazem suporte ao Dolby Vision e HDR10, por isso os usuários podem esperar uma imagem com cores vívidas, um brilho muito alto (até 2000 nits) e excelente contraste.
Outro ponto importante é que os dois celulares trazem 120Hz de taxa de atualização, o que deixa a imagem mais suave. Este recurso funciona de forma adaptativa, ou seja, o celular reconhece atividades em que a taxa de atualização alta é melhor, e outras que ela não é importante, diminuindo os valores e economizando bateria.
Fora isso, os dois celulares trazem o recurso Always On, que mostra informações na tela o tempo todo a um baixo custo de bateria. Além disso, as telas contam com proteção Ceramic Shield.
- Prefere modelos maiores? Veja as nossas indicações dos melhores iPhones grandes!
Desempenho: iPhone 16 Pro traz um processador mais avançado
Uma diferença importante entre os dois celulares é o processador. Enquanto o iPhone 15 Pro vem equipado com o A17 Pro, o iPhone 16 Pro chega com o A18 Pro. Ambos são excelentes, mas a nova geração traz uma melhoria significativa em desempenho e mais eficiência no consumo de bateria.
De acordo com a Apple, o A18 Pro é até 15% mais rápido que o A17 Pro, além de ser 20% mais rápido em tarefas que usam a GPU, como, por exemplo, jogos. É uma melhoria considerável, mas, na prática, os dois celulares são muito potentes e rodam qualquer app do momento sem problemas de desempenho.
Para quem gosta de jogar em celular, o traçado de raios acelerado por hardware (Ray Tracing) está até duas vezes mais rápido no iPhone 16 Pro, deixando os gráficos mais naturais e com uma iluminação mais realista. Além disso, graças a um novo design interno, o iPhone 16 Pro tem uma melhor dissipação de calor que o iPhone 15 Pro, proporcionando mais desempenho ao rodar apps pesados.
Armazenamento interno
Em termos de armazenamento interno, os dois celulares trazem as mesmas versões de memória. Ambos estão disponíveis em 128GB, 256GB, 512GB e até 1TB de armazenamento. Infelizmente, nenhum deles traz entrada para cartão de memória, então escolha bem qual versão vai lhe atender melhor.
Apple Intelligence
O iPhone 16 Pro contará com o novo hub de recursos de inteligência artificial da Apple, chamado Apple Intelligence. Ele promete otimizar tarefas diárias ao usar modelos generativos, combinados com o contexto pessoal dos usuários, para oferecer informações mais precisas.
Um dos principais recursos é a Ferramenta de Escrita, que permite reescrever, revisar e resumir textos em apps como Mail, Notas e Pages, além de facilitar a criação de vídeos e imagens no sistema. Já na galeria de fotos, será possível digitar uma descrição para criar vídeos, ou mesmo fazer busca pelas fotos usando uma linguagem mais natural.
Privacidade continua a ser um foco central, com processamento em Private Cloud Compute e local nos dispositivos. A Siri foi aprimorada, oferecendo uma compreensão de contexto mais profunda e comandos avançados. A plataforma promete ainda mais funcionalidades futuras, incluindo integração com ChatGPT para expandir as interações baseadas em IA, com proteções robustas de privacidade.
Embora a novidade tenha sido anunciada junto aos iPhones 16, os modelos 15 Pro e 15 Pro Max também contarão com todos esses recursos de IA, que devem chegar ao Brasil apenas em 2025.
Câmeras: iPhone 16 Pro tem nova câmera ultra-wide de 48MP
As câmeras do iPhone 16 Pro trazem algumas mudanças perante o iPhone 15 Pro. A principal, de 48MP, é a mesma, trazendo foco automático, estabilização óptica e recurso quad-pixel. A lente teleobjetiva tem 12MP em ambos, embora o iPhone 16 Pro traga zoom de 5x óptico, contra 3x do iPhone 15 Pro. A câmera ultra-wide é uma das grandes novidades, pois de 12MP da geração anterior, passa a ter 48MP no iPhone 16 Pro.
Esse upgrade representa uma melhoria considerável nas imagens ultra-wide, que agora saem ainda mais detalhadas. Além disso, o iPhone 16 Pro introduz melhorias notáveis no modo Macro, agora mais preciso e capaz de capturar detalhes minúsculos com maior nitidez do que era possível no iPhone 15 Pro.
Em termos de desempenho noturno, o iPhone 16 Pro mantém o uso do sensor quad-pixel que já vinha no iPhone 15 Pro, combinando quatro pixels em um para melhorar a captura de luz em ambientes escuros. No entanto, o novo processador A18 Bionic do iPhone 16 Pro traz otimizações que melhoram ainda mais a qualidade das fotos noturnas ao tratar as imagens de forma mais eficiente, proporcionando menos ruído e melhor aproveitamento das fontes de luz.
A câmera frontal dos dois celulares tem 12MP e promete selfies incríveis. As câmeras contam com enquadramento automático e uma série de filtros que deixam as fotos ainda mais únicas.
- Quer mais câmeras? Então confira a nossa análise do iPhone 16 Pro e análise do iPhone 16 Pro Max
Gravação de vídeo
Um upgrade interessante que o iPhone 16 Pro traz na gravação de vídeo é a possibilidade de gravar em 4K a 120fps. Embora tal função seja mais útil para profissionais de filmagem, ela já mostra todo o poder das câmeras em conjunto com o processador A18 Bionic. O novo algoritmo de processamento no iPhone 16 Pro promete vídeos com estabilização mais eficiente e uma transição de luz mais suave em gravações noturnas complexas.
O iPhone 15 Pro grava em até 4K a 60fps, capaz de habilitar as tecnologias ProRes e o Modo Cinema, esse que é capaz de gravar vídeos com uma profundidade de campo rasa, adicionando transições em foco durante ou depois da gravação.
Os dois celulares também gravam em 4K com a câmera frontal, o que é ótimo para criadores de conteúdo que usam o celular para fazer vlog, por exemplo.
iPhone 16 Pro traz nova Mixagem de Áudio
O iPhone 16 Pro tem mais uma novidade perante o iPhone 15 Pro, que é o recurso Mixagem de Áudio. Usando inteligência artificial avançada e captura de Áudio Espacial, o celular ajusta o destaque das vozes de vídeos em três tipos de gravações diferentes:
- No Quadro: Destaca vozes na cena e separa as vozes de quem não aparece. É ideal para conversas em foco.
- Estúdio: Tem isolamento acústico avançado e imita gravação em estúdio profissional. É ótimo para vlogs e podcasts.
- Cinema: Agrupa todas as vozes e consolida o som em primeiro plano. É semelhante à mixagem de filmes.
iPhone 16 traz o botão Controle da Câmera
Outra inovação no iPhone 16 Pro é o novo Controle de Câmera, um botão sensível à pressão e ao deslize, que adiciona mais precisão ao controlar as funções de fotografia, facilitando o ajuste rápido e a troca entre modos de câmera.
Basta apertar um pouco mais forte para abrir um menu de seleção dos modos da câmera, e ao deslizar o dedo, você não só navega entre esses modos, como também pode ajustar funções, como, por exemplo, dar mais ou menos zoom em uma foto. Esse recurso não está presente no iPhone 15 Pro.
Bateria: iPhone 16 Pro tem mais autonomia que o iPhone 15 Pro
Outra melhoria importante do iPhone 16 Pro é a sua bateria, que além de estar maior, conta com um bom trabalho feito pelo processador A18 Pro em termos de eficiência. De acordo com a Apple, o iPhone 16 Pro dura até 27 horas de vídeo em reprodução de vídeo, cerca de 4 horas a mais que o modelo 15 Pro.
Outra novidade é que o carregamento sem fio por MagSafe do iPhone 16 Pro está mais rápido e agora suporta carregamento de até 25W, carregando metade da bateria em apenas 50 minutos.
Analistas chineses também descobriram que o carregamento por cabo está mais rápido, pois chega a até 45W, contra apenas 25W do iPhone 15 Pro.
- Veja quais são os celulares com as melhores baterias!
Preço e custo-benefício: qual compensa mais, iPhone 15 Pro ou iPhone 16 Pro?
O iPhone 16 Pro será vendido a partir de R$ 10.499 em sua versão de 128GB, enquanto o iPhone 15 Pro custa R$ 6.649 em sua versão com a mesma capacidade. Mesmo considerando que o iPhone 16 Pro tenha uma queda de preço algumas semanas após o lançamento (o que geralmente acontece), ele ainda continuará custando consideravelmente mais caro que o seu antecessor.
Mesmo com bons upgrades, o iPhone 16 Pro não tem resultados tão diferentes do 15 Pro no uso do dia a dia, pois o modelo anterior ainda roda qualquer app ou jogo do momento, tem câmeras excelentes, a mesma tela e um acabamento igualmente reforçado. Dito isso, consideramos que uma diferença de até R$ 1000 é justificável pelas mudanças, porém mais do que isso não vale a pena investir no modelo 16 Pro ou fazer a troca da geração anterior por ele.
Um ponto de atenção é que a Apple parou de fabricar o iPhone 15 Pro, então pode ser que em alguns meses o estoque dele acabe, o que significa que os poucos modelos disponíveis no mercado podem ficar mais caros que o iPhone 16 Prol. É uma estratégia justamente para tentar fazer o consumidor investir na geração mais nova, ao invés da anterior, por isso fique atento na hora de escolher.
- Achou os modelos muito caros? Então opte por um bom iPhone custo-benefício!
- Está aberto a usar Android? Veja a nossa lista geral dos melhores celulares custo-benefício de 2024!