Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone 6 ou Galaxy S5: Compare dois smartphones top de linha

Quando o assunto é smartphone... Apple e Samsung continuam na disputa pela preferência do público.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Apple x Samsung. Esta é uma questão que ainda levanta discussões acirradas entre fãs de uma ou outra marca. Se existe mesmo um vencedor absoluto, é sempre difícil dizer. Mas se você quer comprar um smartphone top de linha, podemos te ajudar a decidir, destacando as diferenças e semelhanças de cada um.

 

iPhone 6

iPhone 6

Samsung Galaxy S5

Galaxy S5

Tela

4.7" ou 5.5"

5.1"

Resolução da Tela

1334 x 750 ou

1920 x 1080 pixels

1980 x 1080 pixels

Sistema Operacional

iOS 8

Android 4.4

Armazenamento

16GB, 64GB ou 128GB

16GB ou 32GB

Aceita Cartão de Memória

Não

Não

Conectividade

Wi-Fi, 3G e 4G

Wi-Fi, 3G e 4G

NFC

Sim

Sim

Câmera Frontal

1.2 MP

2 MP

Câmera Traseira

8 MP

16 MP

Vídeos

Full HD

4K (Ultra HD)

iPhone ganha tela maior

Finalmente, um celular Apple para entrar no time dos smartphones com tela grande. Este, aliás, é o maior destaque no iPhone 6, que chegou com versões de 4,7” (e a conhecida resolução de 1334 x 750, como em outros aparelhos da marca) ou 5,5” com resolução Full HD.

Um pouco menor, com 5,1”, o Galaxy S5 também tem resolução Full HD, e a tela Super Amoled usada neste celular Samsung não fica  atrás da famosa tela de Retina da Apple, ambas com ótima nitidez.

Galaxy S5 e iPhone 6: para quem quer muito de um celular

Tanto o iPhone 6 quanto o Galaxy S5 rodam até games e programas mais pesados com facilidade.

De um lado, o chip A8 da Apple, a evolução do chip de modelos anteriores, como costuma acontecer a cada lançamento. O sistema operacional, adorado por quem já tem celular iPhone, também ganha uma nova versão, o iOS 8, que flui em perfeito conjunto com o processador.

Mas os quatro núcleos do processador da Samsung, com velocidade de 2,5GHz, não deixam nada a desejar. E mesmo que o sistema operacional Android 4.4 não seja puro (o que o deixaria mais leve), o Galaxy 5S é bem rápido e tem ótimo desempenho, mesmo em aplicativos ou games que exijam mais do sistema.

Nas fotos e vídeos, vantagem do Galaxy S5

Quem gosta de fazer fotos e vídeos com o celular pode preferir o Galaxy S5. Sua câmera principal tem 16MP, número comparável ao de muitas compactas no mercado, foco automático preciso e HDR, que mantém a luz natural do ambiente.

Preços do iPhone 6 e do Galaxy S5

A câmera frontal, de 2MP é ótima para autorretratos e para participar de conversas por vídeo.

Só que o destaque da câmera do Galaxy S5 vai, sem dúvidas, para os vídeos em 4K (Ultra HD), resolução 4x maior que os vídeos em Full HD do iPhone 6, que continua com a câmera principal de 8MP e a frontal de 1,2MP.

A única novidade é o estabilizador óptico no iPhone 6 Plus. Ou seja, além de tela maior, ele também faz fotos menos tremidas, já que a outra versão continua com o estabilizador analógico.

Smartphones com 4G e NFC

Como estamos falando de dois dos melhores smartphones do mercado, é até meio óbvio falar que os dois podem acessar a rede 4G, além de Wi-Fi e 3G. O aparelho da Samsung sai um pouco na frente ao combinar a rede sem fio e o 4G para agilizar a navegação pela internet, mas isso acaba dependendo mais da qualidade do sinal de cada operadora e lugar.

Em mais um avanço da Apple, o iPhone 6 agora tem conexão NFC, que já aparece no Galaxy S5 e em outros smartphones da linha Samsung Galaxy. A diferença está, na verdade, nos planos da Apple, que pretende usar o NFC para a realização de pagamentos através do celular.

Espaço não é problema

Nenhum dos dois aparelhos é compatível com cartões de memória, então não importa se a escolha é por Apple ou pelo celular Samsung: é melhor ter certeza do espaço de memória que você vai precisar.

O iPhone 6 pode ser encontrado com 16GB, 64GB ou 128GB (com alguma diferença de preço entre eles), assim como o iPhone 6 Plus.

Mais modesto, o Galaxy S5 ficou nas memórias de 16GB ou 32GB. Só que a Samsung tem uma alternativa: a versão do S5 Dual Chip tem 16GB de memória, e aceita cartão de até 128GB. Se você gosta de ideia de ter um celular de dois chips, aí está uma boa dica.

Celular à prova d’água e leitores de digital

Os pontos fortes do iPhone e do Galaxy já são conhecidos, mas alguns detalhes podem fazer a diferença.
Por exemplo, o Galaxy S5 é à prova d’água, então não precisa se desesperar se derrubar um copo no aparelho, ou se ele molhar com a chuva. Outra novidade é o leitor de digitais, que serve tanto para proteger alguns arquivos, quanto para fazer pagamentos online (sim, igual ao NFC no celular Apple).

Os usuários de celular Apple já conheciam a segurança do leitor de digitais de modelos anteriores, e não ganharam muitas novas funções com o iPhone 6. Um recurso até legal, mas sem grande utilidade prática para muita gente, e só presente na versão Plus, é que agora dá para usar o aparelho na horizontal, até mesmo quando navegar pela página inicial.

Afinal, Apple ou Samsung?

Na hora de escolher entre dois smartphones tops de linha, fica difícil apontar quem sai ganhando. Se você já tem outros aparelhos da Apple, como iPad e iMac, e já é fã da marca, é sempre bom manter todos os gadgets sincronizados e isso é muito mais fácil com o iPhone 6, sem dúvida.

Mas quem não tem preferência, mas faz questão de um aparelho rápido e completo, seja para trabalhar, jogar ou mesmo ver vídeos, tem no Samsung Galaxy S5 uma excelente opção.

 

Quer conhecer outros produtos, além de celulares? Navegue, pesquise e compare preços no Zoom.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone