Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone 6 x Lumia 930: Compare dois dos melhores smartphones do mercado

Descubra quem leva a melhore entre o novo iPhone e o Nokia Lumia 930.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Quando a ideia é comprar um smartphone top de linha é normal querer saber cada detalhe dos modelos disponíveis e, claro, em quais pontos um ou outro pode levar a melhor. A chegada do iPhone 6 trouxe mais um para essa briga.

Para ajudar, comparamos o lançamento da Apple com o top da Nokia. Então descubra qual o melhor para você: iPhone 6 ou Lumia 930?

iPhone 6 x Lumia 930

Lumia 930 leva fácil nas fotos e vídeos

Vamos começar com a maior diferença entre os dois: a câmera. Nesse ponto, os números são bem claros e o Nokia Lumia 930 sai bem na frente com sua câmera principal de 20MP e lentes Carls Zeiss. Isso quer dizer que sua resolução é maior do que muitas câmeras compactas que vemos por aí, e você pode mesmo imprimir as fotos com bons resultados.

Claro que a qualidade das fotos ganha uma ajudinha extra com recursos como flash, foco automático, estabilizador de imagens e fotos panorâmicas, além de opções de edições na foto pronta.

Já os vídeos em Full HD têm o áudio capturado por 4 microfones, o que resulta um som Surround super nítido e com menos ruídos.

Compare preços: iPhone 6 e Lumia 930

A resolução da câmera do iPhone 6 continua em 8MP, e algumas possibilidades legais continuam disponíveis, como o foco automático rápido e a possibilidade de fazer fotos panorâmicas. O único avanço desta função está no modelo iPhone 6 Plus, que oferece fotos livres de tremidos graças ao estabilizador de imagem óptico (no lugar do analógico, encontrado na outra versão).

Tanto o iPhone 6 quanto o Nokia Lumia 930 têm câmeras frontais de 1,2MP com vídeos em alta definição (HD), ótima notícia para quem participa de conversas por vídeo no Face Time da Apple ou em outro aplicativo.

iPhone 6 e Nokia Lumia 930: celulares com tela grande

Depois de muitas versões, a Apple finalmente aumentou a tela de seus smartphones, para 4,7” no iPhone 6 (com resolução de 1334x750) e 5,5” no iPhone 6 Plus, que ganha também alta definição (1920x1080). Sem esquecer que a famosa tela de Retina da Apple é elogiada por sua nitidez, mesmo em ambientes mais iluminados. Ah, e o iPhone 6 Plus ainda pode ser usado na horizontal, mesmo ao navegar pela tela inicial.

No meio do caminho entre os dois modelos da Apple, o Nokia Lumia tem 5”, também com resolução Full HD, e não deve nada em questões de nitidez, agradando mesmo a quem gosta de ver vídeos no celular.

iPhone ganha pontos com o iOS da Apple

O Windows Phone, sistema operacional do Lumia 930, já evoluiu bastante e muitos desenvolvedores de aplicativos já pensam no sistema na hora de lançar seus produtos. E quem já usou um smartphone com Windows Phone costuma ressaltar a praticidade, com fácil acesso para as funções mais usadas.

Mas ele ainda corre por fora na briga dos maiores do mercado. O sistema operacional dos celulares Apple ainda é o primeiro a receber muitas atualizações e lançamentos de aplicativos, principalmente quando estes são mais avançados.

E quem quer um smartphone rápido?

Estamos falando de dois modelos tops de linha, então é de se esperar que ambos tenham ótimo processamento. Bem... É assim mesmo!

O celular da Nokia vem com processador quad core com velocidade de 2,2GHz e memória RAM de 2GB, ou seja, você não vai ter problema nenhum em trabalhar com apps ou games mais pesados, ou mesmo em manter vários programas abertos ao mesmo tempo. E como o Nokia Lumia já vem com alguns apps do Office, como Word e Excel, você pode trabalhar mesmo longe do notebook.

Para rodar programas e apps, o iPhone 6 inaugura o chip A8, que ficou mais rápido e trouxe uma melhora nos gráficos em relação às versões anteriores. O trabalho em conjunto do chip A8 com o sistema iOS 8 deixam a navegação do iPhone também rápida e livre de travas, mesmo quando você usar programas e games que exijam mais do aparelho.

Outro ponto em comum entre os dois celulares é a conexão com a internet e com outros aparelhos. Dá para acessar as redes Wi-Fi, 3G e 4G, além de conectar os smartphones a outros equipamentos sem precisar de fios, através do NFC.

Se você precisa de espaço: iPhone 6

Nem o Nokia Lumia 930, nem o iPhone 6 têm entrada para cartão, e você fica dependente da memória interna dos aparelhos. Mas o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus levam vantagem por terem, cada um, 3 versões disponíveis: com 16GB, com 64GB ou com 128GB. Então é só saber o quanto você pode precisar.

Agora, vamos lembrar que nos 32GB disponíveis no Nokia Lumia cabem muitos arquivos, apps, músicas, fotos e o que mais você quiser guardar.

E para você, iPhone 6 ou Lumia 930?

Quem já gosta do iOS, costuma usar aparelhos da Apple e é fã da marca, dificilmente vai mudar de ideia por causa de um Nokia Lumia.

Mas se a única preocupação é encontrar um smartphone completo, que vá oferecer conforto e rapidez na hora de trabalhar ou navegar pela internet, tem uma ótima opção no Nokia Lumia 930, ainda com a vantagem de ser bem mais em conta do que o iPhone.

 

O Zoom te ajuda a fazer a melhor compra! Pesquise e compare preços!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone