Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone 6S ou Galaxy S6: um comparativo entre gigantes

Comparamos câmeras, desempenho e mais, para te ajudar a fazer a escolha certa entre Galaxy S6 e iPhone 6S.

iPhone 6S ou Galaxy S6
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Objeto de desejo, o iPhone faz da Apple a companhia que mais lucra com smartphones no mundo. Mas será que ele é mesmo tão superior que justifique filas enormes no lançamento de um novo modelo e, mais ainda, os preços cada vez mais altos?

Para saber se vale mesmo a pena investir no iPhone 6S, comparamos o aparelho com o Galaxy S6, top de linha da Samsung, empresa que é a segunda maior quando o assunto é lucro com a venda de celulares.

Curioso para saber quem vence a batalha: Galaxy S6 ou iPhone 6S? Descubra no nosso comparativo e, claro, compare os preços aqui no Zoom para comprar mais barato, e em uma loja confiável:

 

iPhone 6S

iPhone 6S

Galaxy S6

Samsung Galaxy S6

Tela

4,7'' Retina HD

(1334x750 pixels)

5,1'' Super AMOLED

(2560x1440 pixels)

Processador Dual core (2GHz)

Octa core (quad 1,5GHz

+ quad 2,1GHz)

Memória RAM 2GB 3GB
Sistema operacional iOS 9 Android 5.0 (Lollipop)
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Armazenamento 16GB, 64GB ou 128GB 32GB
Aceita cartão de memória Não Não
Câmera frontal 5MP 5MP
Câmera traseira 12MP 16MP
Filma em 4K 4K
Bateria 1715 mAh 2550mAh


Leia também: Vídeo: testamos a resistência do Galaxy S6

Design premium nos dois

Não dá para negar que a borda metálica do Galaxy S6 se parece, e muito, com a do iPhone 6S. Mas eles também têm algumas diferenças no design que podem dividir opiniões.

O Galaxy S6, por exemplo, tem a traseira em vidro, enquanto o iPhone 6S é todo metálico. E não, o 6S não entorta facilmente como aconteceu com alguns exemplares do iPhone 6. Isso porque agora o aparelho é feito em alumínio série 7000, material usado também na indústria aeroespacial.

Tanto o iPhone 6S quanto o Galaxy S6 são unibody, ou seja, são uma única construção, em que não se pode remover a bateria. E aqui aparece uma vantagem do Galaxy S6, já que sua bateria tem maior capacidade que a do aparelho da Apple.

Na verdade, os dois aparelhos comparados aqui deixam a desejar no quesito bateria, mas o Galaxy S6 tem o modo de economia de energia, e ainda o sistema de carregamento rápido, que promete mais 4 horas de uso em apenas 10 minutos na tomada.

Bom, mas voltando ao assunto design, pode ser interessante tomar nota de algumas especificações, como a espessura dos aparelhos e o peso. Os dois apresentam praticamente os mesmos números, mas se levarmos em consideração que o Galaxy S6 tem tela maior, ponto para ele, que pesa 138g e tem 6.8mm de espessura, enquanto no iPhone 6S encontramos 143g e 7.1mm.

Tela do Galaxy S6 coloca a Samsung na frente

Nem sempre números maiores significam um resultado melhor. Pelo menos não quando o assunto é celular. Mas no caso da tela do Samsung Galaxy S6, os números realmente falam mais alto.

De um lado, temos o iPhone 6S com tela de 4,7 polegadas e resolução de 1334x750 pixels, o que resulta em uma densidade de 326 pixels por polegada (ppi). Do outro, o Galaxy S6 traz 577 ppi em uma tela de 5,1 polegadas e 2560x1440 pixels.

E é bem simples de entender por que a tela do Galaxy S6 é melhor: quanto maior a densidade de pixels, mais nítido é o display. Então, ponto para o smartphone Samsung!

iPhone 6S vs Galaxy S6: no desempenho, empate técnico

Então, sabe aquela história de que números maiores nem sempre são sinônimo de vantagem? Isso fica claro quando falamos de processador.

Para você ter uma ideia, o Galaxy S6 é equipado com o Exynos 7420 de 64 bits, que é um processador de oito núcleos, sendo que quatro rodam a 2,1GHz e os outros quatro a 1,5GHz. Ah, e o Galaxy S6 também tem 3GB de RAM. Já o iPhone 6S traz o chip A9, um dual core de 2GHz, e na memória RAM são 2GB.

Aí você deve pensar que o Galaxy S6 é mais rápido que o iPhone 6S, né? Mas, na prática, não existe uma diferença significava entre o desempenho dos dois aparelhos. Sendo assim, pode escolher qualquer um que você vai ter um smartphone rápido!

Apesar das duas serem boas, câmera do Galaxy S6 leva pequena vantagem

No quesito câmera, Galaxy S6 e iPhone 6S estão de parabéns! Se é um celular bom para selfie que você quer, por exemplo, saiba que os dois contam com câmera frontal de 5MP.

E na parte de trás, o iPhone 6S é equipado com um sensor de 12MP, enquanto o Galaxy S6 fotografa com até 16MP. De maneira geral, o Galaxy S6 consegue fazer fotos noturnas um pouco melhores, mostrando mais detalhes, e as cores das imagens do Galaxy S6 também tendem a ser mais fortes.

Os dois têm mesmo câmeras tão boas que fica difícil dizer que um é melhor que o outro nesse aspecto. Aliás, ambos são smartphones que filmam em 4K, resolução que é quatro vezes maior que a Full HD. Mas levando em consideração a pequena diferença entre eles, o Samsung Galaxy S6 leva a melhor.

Ainda não sabe qual comprar? Aqui vão mais algumas dicas:

Se é difícil dizer se o mais rápido, ou o que tem a melhor câmera é o Galaxy S6 ou o iPhone 6S, concentre-se primeiramente no quanto você pode, ou está disposto a gastar com um celular. Caso o orçamento não esteja tão gordo assim, leve o Galaxy S6 e você não vai se arrepender. Ele é bastante completo, e sua interface TouchWiz está mais leve que em outros modelos mais antigos da linha Samsung Galaxy.

Agora, tem aqueles que não abrem mão do status de ter o último iPhone. E vamos combinar que ele é mesmo bem atraente, que o sistema operacional iOS é intuitivo e funciona integrado ao hardware do aparelho, sem falar que a tecnologia 3D Touch reconhece diferentes níveis de pressão do toque dos dedos na tela do iPhone 6S.

É, não vai ter jeito, pra escolher se o melhor pra você é o iPhone 6S ou o Galaxy S6, você vai ter que avaliar quais são os pontos importantes em um smartphone pra você, quanto você pode gastar, e só aí decidir qual comprar. E vai por mim, levando qualquer um dos dois, você vai estar fazendo um bom investimento!

 

Leia também: Briga entre tops de linha: LG G4 ou Galaxy S6?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone