Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone 7 Plus vs iPhone 6s Plus: qual smartphone comprar?

Na dúvida entre o iPhone 7 Plus ou o iPhone 6s Plus? Quer se saber se vale trocar uma versão pela outra? Descubra!

iPhone 7 Plus vs iPhone 6s Plus
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se você quer investir em um iPhone com tela grande, e está na dúvida entre as versões Plus do iPhone 6s e do iPhone 7, está no lugar certo!

Comparamos o iPhone 7 Plus e o iPhone 6s Plus para você saber quais são as diferenças entre eles, qual deles é o melhor, e, claro, se vale a pena trocar o iPhone 6s Plus pelo iPhone 7 Plus. Confira!

 

iPhone 7 Plus

iPhone 7 Plus

iPhone 6s Plus

iPhone 6s Plus

Tela

Tela 5,5'' IPS Full HD

Tela 5,5'' IPS Full HD

Processador

Quad core

Dual core

Memória RAM

3GB

2GB

Armazenamento

32GB, 128GB ou 256GB

16GB, 32GB, 64GB ou 128GB

Aceita cartão de memória

Não

Não

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

NFC

Sim

Sim

Dual chip

Não

Não

Leitor de digital

Sim

Sim

Câmera traseira

12MP

12MP

Filma em

4K

4K

Câmera frontal

7MP

5MP

 

Leia também: iPhone 7 vs iPhone 6s: descubra quais são as diferenças entre eles

Na tela e no design, praticamente tudo igual

Até o lançamento do iPhone 7, a Apple costumava mudar o design de seus smartphones a cada dois anos. Mas esse ciclo foi quebrado com a chegada de uma 7ª geração praticamente igual aos aparelhos da linha iPhone 6s. Uma diferença são as linhas das antenas, que não estão mais na traseira do iPhone 7 Plus.

Mas os dois têm exatamente as mesmas dimensões, e só muda mesmo o peso, que é de 188g no iPhone 7 Plus, e de 192g no iPhone 6s Plus.

Sobre as telas, iPhone 7 Plus e iPhone 6s Plus têm 5,5 polegadas com resolução Full HD (1920x1080 pixels), resultando em 401 pixels por polegada (ppi).

No entanto, o display do iPhone 7 Plus ganhou algumas melhorias, e agora é capaz de exibir uma gama maior de cores, o que dá mais realismo às imagens. Além disso, a tela está 25% mais brilhante com relação ao iPhone 6s Plus.

Voltando aos pontos em comum, ambos contam com a tecnologia 3D Touch no display, que é aquela que identifica diferentes níveis de pressão na tela, oferecendo mais opções, de acordo com a força que você emprega.

Ah, e eles também têm sensor de impressão digital no botão Home. Só que no iPhone 7 Plus esse botão está um pouco diferente, e agora é como se ele fosse parte da tela, com mais sensibilidade.

Desempenho aprimorado no iPhone 7 Plus

Como já era de se esperar, o desempenho do iPhone 7 Plus é melhor que o do iPhone 6s Plus. Mas a diferença, no dia a dia, também não é isso tudo.

É que o iPhone 6s Plus conta com o processador A9, que é dual core, e o coprocessador M9. A memória RAM é de 2GB, e o smartphone é bastante rápido, capaz de rodar tranquilamente até aplicativos mais pesados.

Já o iPhone 7 Plus é embalado pelo chip A10 Fusion, junto com o coprocessador M10 e os 3GB de RAM. Essa nova arquitetura foi pensada para funcionar a todo vapor quando você demandar, e diminuir o processamento quando você não estiver precisando, e assim economizar energia.

De maneira geral, o iPhone 7 Plus é sim mais potente que o iPhone 6s Plus. Mas se você quer um celular top de linha, que aguente todos os aplicativos com fluidez e não fique travando, os dois vão te atender.

iPhone 7 Plus agora é um celular resistente à água

iPhone 7 Plus é resistente à água

Uma das grandes novidades trazidas pela 7ª geração de iPhones é a proteção contra água. Com a certificação IP67, o iPhone 7 Plus pode ficar submerso em água doce por até 30 minutos, a no máximo 1 metro de profundidade.

Agora, é bom não se empolgar, porque a Apple diz que ele é um celular resistente à água, para o caso de acontecer algum acidente, como derramar um pouco de água nele. Sendo assim, a marca não recomenda que você submerja o smartphone.

Então, se você é desastrado, prefira o iPhone 7 Plus, uma vez que o iPhone 6s Plus não conta com a proteção contra água.

Faz questão da entrada para fones de ouvido? Fique com o iPhone 6s Plus

iPhone 6s Plus tem entrada 3.5mm para fones de ouvido

É, como você já deve saber, o iPhone 7 Plus não vem com entrada 3.5mm para fones de ouvido. Mas calma: isso só quer dizer que não vai dar para ouvir música e carregar o smartphone ao mesmo tempo, a menos que você tenha fones sem fio.

Isso porque ele vem com adaptadores Lightning (usado para plugar o carregador) para 3.5mm, e os fones de ouvido que acompanham o iPhone 7 Plus contam com porta Lightning também.

Bem, não é o fim do mundo não ter entrada para fones de ouvido no celular. Mas se é realmente um incômodo para você, é melhor mesmo optar pelo iPhone 6s Plus.

No quesito câmera, melhorias do iPhone 7 Plus também se destacam

As câmeras são, talvez, a diferença mais significativa entre o iPhone 6s Plus e o iPhone 7 Plus. Tudo bem que o iPhone 6s Plus continua sendo um celular bom para fotos. Aliás, um dos melhores. Mas o iPhone 7 Plus consegue superar os resultados obtidos pelo seu antecessor.

Para começar, o iPhone 7 Plus tem duas lentes traseiras, ambas com 12MP: uma grande-angular e outra teleobjetiva. O resultado são fotos mais nítidas e com uma qualidade maior na aproximação de objetos. Além disso, você vai poder ter aquele efeito bokeh, em que o fundo fica embaçado, com foco só no objeto do primeiro plano.

O iPhone 7 Plus também traz um conjunto de 6 lentes, que é mais avançado do que o encontrado no iPhone 6s Plus, que conta com 5 lentes.

Agora, o iPhone 6s Plus também tem câmera com 12MP. Mas um fator que também pode fazer diferença na hora do click é a abertura da lente, que é f/2.2 no modelo 6s Plus.

E como quanto menor esse número, melhor, o iPhone 7 Plus ganha mais um ponto por ter abertura f/1.8 na lente grande-angular, e f/2.8 na teleobjetiva.

Sobre a aproximação, o iPhone 6s Plus conta com zoom digital de 5x, enquanto o iPhone 7 Plus oferece zoom digital de até 10x, além de zoom óptico (que tem melhor qualidade) de 2x.

Mais um diferencial da câmera do iPhone 7 Plus é o flash, que conta com 4 LEDs e, assim, é capaz de fazer imagens ainda mais claras em ambientes mal iluminados. Já o iPhone 6s Plus traz 2 LEDs no flash, e não é nada ruim.

Um ponto em comum é a estabilização óptica tanto em fotos quanto em vídeos, dando mais nitidez às imagens, mesmo se o objeto estiver em movimento.

Olhando o conjunto, o iPhone 7 Plus consegue mesmo entregar resultados melhores que os do iPhone 6s Plus, incluindo a captura de mais cores, para que as imagens fiquem mais reais.

Ah, e o iPhone 7 Plus tem detecção tanto de rosto quanto de corpo, em vez de oferecer só de rosto, como o iPhone 6s Plus.

Nos vídeos, também há algumas diferenças quanto ao zoom, sendo o iPhone 7 Plus com zoom óptico de até 2x e zoom digital de até 6x, e o iPhone 6s Plus com zoom digital de até 3x.

Na câmera frontal, a resolução passou de 5MP no iPhone 6s Plus para 7MP no iPhone 7 Plus. A abertura é que não mudou, e é f/2.2 em ambos. Já a gravação de vídeos com o sensor da frente passou de HD para Full HD, e o iPhone 7 Plus consegue captar ainda mais cores.

iPhone 7 Plus ou iPhone 6s Plus: descubra qual é o melhor para você

Se você já tem o iPhone 6s Plus e quer saber se vale a pena o upgrade para o iPhone 7 Plus, a resposta é não. Simplesmente porque as mudanças não foram tão significativas assim, e se é para trocar para um novo iPhone Plus, é melhor esperar até o lançamento do próximo modelo.

Mas se você não tem nenhum dos modelos ainda, e quer saber qual deles deve comprar, saiba que o iPhone 7 é realmente melhor que o iPhone 6s Plus. Mas ele é bem mais caro também. Então, vai depender do seu orçamento: se você pode pagar pelo iPhone 7 Plus, ele é a melhor opção. Mas, se não está dando para gastar tanto assim, fique com o iPhone 6s Plus, que com certeza estará levando um ótimo celular para casa.

Veja preços do iPhone 7 Plus e do iPhone 6s Plus:

 

 

Leia também: Melhores Celulares Top de Linha do Momento

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone