Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone 7 vs iPhone 7 Plus: qual a diferença?

Descubra a diferença entre o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus e escolha o melhor smartphone Apple para você.

iPhone 7 vs iPhone 7 Plus
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Assim como aconteceu no lançamento do iPhone 6 e no do iPhone 6s, a Apple também trouxe ao mercado uma versão Plus para o iPhone 7. E, mais uma vez, o iPhone 7 Plus é maior, e tem câmera com melhor qualidade.

Quer saber direitinho quais são as diferenças entre o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus? Confira no nosso comparativo!

 

iPhone 7

iPhone 7

iPhone 7 Plus

iPhone 7 Plus

Tela

4,7'' IPS HD

4,7'' IPS Full HD

Processador

Quad core

Quad core

Memória RAM

2GB

3GB

Armazenamento

32GB, 128GB ou 256GB

32GB, 128GB ou 256GB

Aceita cartão de memória

Não

Não

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

NFC

Sim

Sim

Dual chip

Não

Não

Leitor de digital

Sim

Sim

Câmera traseira

12MP

12MP

Filma em

4K

4K

Câmera frontal

7MP

7MP

 

Leia também: iPhone 7 vs iPhone 6s: descubra quais são as diferenças entre eles

Tela maior e com mais resolução no iPhone 7 Plus

Aqui, temos basicamente uma questão de gosto: você prefere celulares com tela grande, ou menores?

É que o iPhone 7 tem tela de 4,7 polegadas, enquanto o iPhone 7 Plus tem 5,5 polegadas. A resolução do display do iPhone 7 Plus também é maior, de 1920x1080 pixels, contra 1334x750 pixels do iPhone 7, e isso quer dizer que a versão Plus conta com 401 pixels por polegada (ppi), e o iPhone 7 tem 326 ppi.

Na prática, você só vai conseguir ver essa diferença se olhar bem de perto as telas, e não é nada que interfira no uso do dia a dia. Afinal, a tela da 7ª geração de smartphones Apple é muito boa, de maneira geral, e consegue reproduzir mais cores e brilho que a versão passada.

Ah, e tanto o iPhone 7 quanto o iPhone 7 Plus contam com leitor de digital no botão Home, além de terem a tecnologia 3D Touch no display, para reconhecer diferentes níveis de pressão do toque e, assim, oferecer mais opções.

No processamento, quase um empate

Se é um smartphone top de linha que você quer, daqueles que seja capaz de rodar até jogos com gráficos elaborados, ou de reproduzir vídeos em altíssima resolução, tanto faz se você decidir entre o iPhone 7 ou o iPhone 7 Plus.

Isso porque ambos rodam com o mesmo processador (A10 Fusion) e o mesmo coprocessador (M10). A memória RAM é que é diferente: 2GB no iPhone 7 e 3GB no iPhone 7 Plus.

Agora, como o iPhone 7 Plus tem tela maior, é normal que ele precise de um pouco mais de potência para não ficar para trás nesse quesito. Ou seja, os dois são bem rápidos e, sendo assim, temos um empate técnico.

Câmeras são a maior diferença entre o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus

iPhone 7 Plus tem câmera dupla

Neste tópico, temos uma diferença realmente significativa entre o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus. Com câmera dupla, o iPhone 7 Plus segue uma tendência, mas não é pioneiro. Afinal, outros smartphones já contam com tecnologia similar, como é o caso do LG G5 SE.

No iPhone 7, encontramos um único sensor traseiro de 12MP com abertura f/1.8. Já no iPhone 7 Plus são duas lentes, ambas com 12MP: uma grande-angular (f/1.8) e outra teleobjetiva (f/2.8).

O efeito dessas duas câmeras trabalhando juntas é bem bacana: você vai ter mais zoom, fotos mais nítidas, e ainda se divertir fazendo imagens com o efeito bokeh, que desfoca o segundo plano da imagem.

Sobre o zoom, no iPhone 7 é digital de até 5 vezes, ou seja, usando ele as imagens ficam com menos qualidade do que se o zoom fosse óptico. Aliás, o iPhone 7 Plus tem zoom óptico de até 2 vezes, e digital de até 10 vezes. Bem melhor, não é mesmo?

Já nos vídeos, o iPhone 7 Plus conta com zoom óptico de até 2 vezes, e digital de até 6 vezes. E no iPhone 7, o zoom digital é de até 3 vezes. Vale lembra, ainda, que os dois são celulares que filmam em 4K.

Mais um ponto em comum entre eles é a estabilização óptica para fotos e vídeos, o que faz com que suas imagens fiquem mais nítidas, mesmo se o objeto fotografado estiver em movimento, por exemplo.

Nas câmeras frontais, tudo igual: sensor de 7MP com abertura f/2.2 e vídeos em Full HD. Os dois celulares ainda contam com HDR automático na câmera frontal, além do Flash Retina, que exibe uma boa quantidade de luz na tela para simular um flash.

Ambos não têm entrada para fones de ouvido, mas são resistentes à água

iPhone 7 e iPhone 7 Plus são resistentes à água

Duas mudanças que deram o que falar no lançamento da 7ª geração do iPhone são a resistência à água, que vinha sendo suplicada por muitos usuários há alguns anos, e a ausência da entrada 3.5mm para fones de ouvido, que recebeu muitas críticas.

Nos dois casos, não temos nenhuma inovação da Apple. A extinção da porta 3.5mm é eminente nos smartphones, e já aconteceu em outros aparelhos, como o Moto Z. Então, é bom ir se acostumando a não conseguir carregar o celular enquanto ouve música; a menos que você tenha fones sem fio.

Agora, também não é o fim do mundo. Afinal, tanto o iPhone 7 quanto o iPhone 7 Plus já vêm com fones de ouvido (EarPods) com conector Lightning, e ainda contam com o adaptador para porta 3.5mm.

E umas das melhores notícias do iPhone 7 e do iPhone 7 Plus: eles são celulares resistentes à água e à poeira, graças à certificação IP67.

A garantia é de que eles podem ficar submersos em água doce a até 1 metro, e por no máximo 30 minutos. Mas a Apple não recomenda que você mergulhe com o celular, afirmando que ele é só resistente, para o caso de derramar um pouco de água, ou você pegar uma chuva com o aparelho, por exemplo.

Qual você prefere: iPhone 7 ou iPhone 7 Plus?

Chegou a hora de escolher entre comprar o iPhone 7 ou o iPhone 7 Plus. E a decisão pode ser difícil para algumas pessoas. No geral, vai depender do seu gosto pessoal, e também da maneira como você usar o celular.

Como eles têm desempenho bastante semelhantes, é preciso levar em conta outros fatores, como por exemplo o tamanho da tela. Agora, se você gosta de fotografar com o celular, não tem dúvida: escolha o iPhone 7 Plus.

Mas como a câmera do iPhone 7 ainda é muito boa, mesmo com apenas um sensor, se esse quesito não for prioridade máxima para você, e você preferir uma tela menor, ou não quiser mesmo pagar mais caro pela versão Plus, o iPhone 7 com certeza não vai decepcionar em nenhum quesito!

Veja preços do iPhone 7 e do iPhone 7 Plus:

 

 

Leia também: Melhores Celulares Top de Linha do Momento

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone