Zoom indica em Celular e Smartphone

Tudo o que você precisa saber sobre o iPhone

Está de olho em um iPhone? Conheça a linha de smartphones da Apple e descubra se um deles é ideal para você.

iPhone
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Apesar de ter havido protótipos de celulares com tela usada com as pontas dos dedos, o primeiro completamente touchscreen a chegar ao mercado e às mãos dos consumidores foi o iPhone, com seu modelo lançado em 2007 nos Estados Unidos. De lá pra cá, o iPhone vem ganhando o mundo e evoluindo.

As primeiras versões tiveram poucas mudanças como a inclusão de GPS, por exemplo. Mas a cada lançamento de iPhone, a Apple costuma melhorar itens como armazenamento, câmera, processador e duração da bateria.

A partir do iPhone 4, os aparelhos começaram a vir com câmera frontal. E foi só no iPhone 4S que a tecnologia Bluetooth foi incluída nos aparelhos da marca, assim como a assistente de voz Siri.

O design do iPhone não mudou muito ao longo dos anos. Os primeiros modelos da marca vinham com tela de 3,5 polegadas, por exemplo, e a primeira mexida mais evidente foi a partir do iPhone 5, que tinha tela de 4 polegadas.

Veja preços de iPhone

Também no iPhone 5 o conector mudou para aquele formato mais largo, e o aparelho ganhou conexão 4G, que não era compatível com a do Brasil.

No ano seguinte, a Apple lançou o iPhone 5S e o iPhone 5C. Este último, custando menos por ter carcaça de plástico e com opções de cores, além de não ter leitor de digitais, novidade trazida pelo 5S.

Certamente, os que mais destoam dos outros aparelhos em relação ao design são os modelos de iPhone 6, já que têm tela maior, são mais arredondados e finos. O menor tem 4,7 polegadas, e o iPhone 6 Plus 5,5 polegadas.

O aumento do tamanho da tela pode fazer com que a Apple ganhe ainda mais fãs, já que muita gente usava aparelhos de outras marcas por querer um celular com tela grande, não encontrada em nenhum iPhone anterior.

Outra novidade trazida pelo iPhone 6 foi a conexão NFC, lançada junto com um sistema de pagamento pelo celular, o Apple Pay.

Por que o iPhone é tão desejado?

Além de ser um símbolo de status por custar caro, o iPhone tem lá suas vantagens em relação a outros aparelhos top de linha.

A começar pelo design bonito e bem acabado. E a partir do iPhone 4, a traseira em alumínio se tornou um padrão – com exceção do iPhone 5C –, o que contribui para o visual premium do aparelho, sem falar que o material é mais durável.

Outro ponto que os amantes da Apple sempre destacam é o sistema operacional, o iOS. Os comentários são sempre de que ele é muito fluido, de que a interface é intuitiva e bonita; mas isso se deve à integração que a marca faz entre software e hardware do iPhone.

Ao encontrar esse equilíbrio e fazer com que os dois elementos funcionem de forma complementar, a Apple garante que nenhum iPhone seja sinônimo de celular lento.

Agora, se você quer um celular com câmera boa, um iPhone pode não ser a melhor opção. Nessa configuração a Apple nunca fez grandes avanços ou apresentou muita inovação.

Claro que a câmera do iPhone melhorou ao longo dos anos e que as fotos e vídeos feitos nos aparelhos mais recentes não decepcionam, mas em comparação a modelos de outras marcas, este é um ponto a melhorar nos aparelhos da Apple.

Também existem smartphones mais potentes em outros quesitos como duração da bateria, e até armazenamento, já que nenhum iPhone tem entrada para cartão de memória.

No entanto, os fãs mais fiéis não largam a marca de jeito nenhum, enquanto outras pessoas investem no iPhone a fim de ter um aparelho rápido, fluido e fácil de usar.

O fato é que, entre defeitos e qualidades, o iPhone é e sempre foi um ótimo celular, mas pode não ser uma boa escolha para todos os públicos por custar mais caro que outros aparelhos semelhantes.

Além disso, antes de comprar um celular, uma dica muito importante é listar o que você espera dele. Você precisa de uma câmera bacana, de um processador veloz, de muito espaço, ou simplesmente quer um aparelho bonito, com design bacana? Se o iPhone se encaixar nas suas necessidades, você certamente não irá se arrepender do investimento.

Conheça mais sobre outros produtos aqui no Zoom e compare os preços para comprar sempre na loja mais em conta.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone