Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone XR vs Galaxy S9: qual celular premium tem melhor ficha técnica?

Apple ou Samsung? Descubra qual fabricante se sai melhor em nosso comparativo de preço e especificações.

iPhone XR vs Galaxy S9
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O iPhone XR é um celular da Apple que chega ao mercado com ficha técnica para disputar com os lançamentos mais poderosos da indústria de smartphones – no mesmo segmento do Galaxy S9, da Samsung.

Os dois celulares têm vários pontos em comum, como a ausência da câmera dupla, desempenho avançado e tela com bordas mínimas. Mas e em termos de preço, qual deles tem o melhor custo/benefício?

Tá na dúvida? Não se preocupe, porque isso e muito mais a gente te explica no artigo abaixo!


Leia também: Saiba os 10 Melhores Modelos de iPhone para Comprar

 

 

iPhone XR

iPhone XR

Galaxy S9

Galaxy S9

Tela 6,1" Liquid Retina HD (1792 x 828 pixels) LCD e proporção 19,5:9 5,8" Super AMOLED QHD+ (2880 x 1440 pixels) e proporção 18,5:9
Processador A12 Bionic Octa-core de até 2,7 GHz (Qualcomm Snapdragon 845)
Memória RAM Não informado pela fabricante 4GB
Armazenamento interno 64GB, 128GB e 256GB 128GB
Aceita cartão de memória Não Sim (até 400GB)
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip Sim Sim (entrada híbrida)
Leitor biométrico Não Sim
Leitor de íris Não Sim
Reconhecimento Sim Sim
Resistência à água e poeira Sim (certificação IP67) Sim (certificação IP68)
Câmera traseira 12MP (abertura focal de f/1.8) 12MP (abertura focal variável de f/1.5 a f/2.4)
Câmera frontal 7MP (f/2.2) 8MP (f/1.7)
Filma em 4K (60FPS) 4K (60FPS)
Bateria Não informado pela fabricante 3.000 mAh
Peso 194g 163g
Sistema operacional de fábrica iOS 12 Android 8 (Oreo)

 

Galaxy S9 tem maior definição de imagem e é mais resistente à água

O Galaxy S9 tem tela de 5,8 polegadas de puro brilho! A tecnologia Super AMOLED proporciona cores vivas, contrastes mais intensos e um consumo menor de energia se comparada à LCD usada no display de 6,1 polegadas do iPhone XR.

Além disso, o S9 também tem resolução maior (Quad HD+ contra a tela Retina HD do iPhone XR), o que significa que o smartphone de Samsung oferece imagens com mais riqueza de detalhes do que o da Apple.

Galaxy S9 Tela

No design, a Samsung oferece um ar mais elegante, com cores mais sóbrias (preto, cinza e ultravioleta), enquanto a Apple aposta nas mais vibrantes (vermelho, amarelo, coral e azul, além de branco e o tradicional preto).

A resistência à água é maior no Galaxy S9, que tem certificação IP68 (submersão em até 1,5 metro de água por 30 minutos). O iPhone XR, por sua vez, continua com a proteção IP67 (submersão em até 1 metro de água por 30 minutos), já vista na geração passada de iPhones.

Outra diferença de design é a ausência de sensor de digitais no iPhone XR. No Galaxy S9 ele fica na parte de trás, logo embaixo da câmera.

iPhone XR Cores

Samsung tem câmera com abertura de lente variável, mas Apple investe em recursos fotográficos

Tanto o Galaxy S9 quanto o iPhone XR contam com a câmera traseira única de 12 MP. No S9, a abertura de lente é variável (f/1.5, f/2.4), o que significa que você pode ajustar de acordo com a necessidade de luz, para tirar boas fotos em qualquer ambiente.

No iPhone, a abertura focal é fixa em f/1.8, e a câmera deve entregar boas fotos mesmo em locais mais escuros, mas as imagens podem perder um pouco a riqueza de detalhes em lugares com muita luz.

Galaxy S9 Câmera

Para selfies, o Galaxy S9 traz 8 MP (f/1.7), enquanto o iPhone tem 7 MP (f/2.2). Com esses números, seria fácil dizer que o smartphone da Samsung tem melhor desempenho, mas as coisas não são bem assim.

A Apple investiu em alguns recursos, como o HDR, que agora consegue captar mais quadros para entregar a melhor imagem final, além de ter aprimorado o Modo Retrato para entregar um desfoque mais natural.

iPhone XR Câmera

Diante de especificações tão boas, somente um teste prático poderia determinar qual é a melhor câmera.

A12 Bionic e Snapdragon 845: desempenho top de linha nos dois smartphones

Com ecossistemas diferentes, os dois celulares entregam o melhor em performance. O S9 tem o processador Qualcomm Snapdragon 845, um octa-core de até 2,8 GHz que faz bonito aliado à memória RAM de 4 GB. O resultado? Um desempenho fluido rodando o Android 8.1 Oreo, que vem de fábrica no celular.

Já o iPhone XR traz o chip A12 Bionic da Apple, o primeiro construído em 7 nanômetros. Ele trabalha muito bem com realidade aumentada, possibilitando o uso de diversos recursos com essa tecnologia em games e tarefas de produtividade no iOS 12.

iPhone XR Ficha técnica

Além disso, segundo a Apple, esse processador é até 50% mais rápido no processamento gráfico do que o A11 Bionic, do iPhone 8, o que é uma boa notícia para quem assiste a vídeos pelo celular ou para os gamers de plantão.

Animojis (e Memojis) da Apple ou AR Emojis (My Emojis) da Samsung?

Galaxy S9 Emojis

Os Animojis, avatares 3D da Apple em forma de animais, chegaram com o lançamento do iPhone X, em 2017. Mas com o iOS 12, a fabricante também apresentou os Memojis, que imitam o rosto dos usuários – algo semelhante ao que a Samsung faz com os AR Emojis (ou My Emojis, como são chamados no Brasil) do Galaxy S9.

Era basicamente o que faltava aos celulares da Maçã, já que eles já tinham tecnologia mais avançada de reconhecimento facial (Face ID). Com a chegada do iPhone XR, o recurso ficou ainda mais aprimorado, capaz de identificar com mais precisão os movimentos e expressões faciais do que o Galaxy S9.

iPhone XR FaceID

iPhone XR promete bater S9 no desempenho da bateria

O Galaxy S9 tem capacidade de bateria de 3.000 mAh. Segundo as estimativas da Samsung, seria capaz de aguentar até 13 horas com uso de 4G.

O iPhone XR, por sua vez, tem estimativa de duração de até 15 horas com o uso de internet. De acordo com a Apple, ele seria capaz de passar até 1 hora e meia a mais longe da tomada em comparação com o antecessor iPhone 8 Plus.

iPhone XR Bateria

iPhone XR vs Galaxy S9: qual celular comprar?

Essa é uma decisão difícil, já que ambos entregam ótimo desempenho. Para saber qual é o melhor, você deve considerar o ecossistema que prefere: a liberdade e personalização do Android ou o iOS, que é um sistema mais fechado, porém mais fluido?

Outro ponto importante a observar: a bateria do iPhone XR deverá ter um fôlego melhor no dia a dia, então ele deve ser a melhor opção para quem tem uma rotina mais agitada, e não tem tempo de deixar o celular na tomada.

Por outro lado, o Galaxy S9 deve entregar um melhor controle para fotos em qualquer ambiente, e promete ser o aliado de quem está à procura da selfie perfeita.

Você também pode usar o preço como fator de comparação. Lançado há mais tempo, o S9 já sofreu redução de preço no Brasil. O iPhone XR tem previsão de lançamento para outubro nos Estados Unidos por US$ 749 e, ao que tudo indica, ele chega por aqui por mais de R$ 4 mil.

Confira as melhores ofertas do Galaxy S9 e iPhone XR aqui no Zoom:

 

 



Leia também: iPhone XS vs iPhone X: veja 6 novidades do lançamento da Apple

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone