iPhone XR vs Galaxy S9: qual celular premium tem melhor ficha técnica?
O iPhone XR é um celular da Apple que chega ao mercado com ficha técnica para disputar com os lançamentos mais poderosos da indústria de smartphones – no mesmo segmento do Galaxy S9 , da Samsung. Os dois celulares têm vários pontos em comum, como a ausência da câmera dupla, desempenho avançado e tela com bordas mínimas. Mas e em termos de preço, qu

O iPhone XR é um celular da Apple que chega ao mercado com ficha técnica para disputar com os lançamentos mais poderosos da indústria de smartphones – no mesmo segmento do Galaxy S9, da Samsung.
Os dois celulares têm vários pontos em comum, como a ausência da câmera dupla, desempenho avançado e tela com bordas mínimas. Mas e em termos de preço, qual deles tem o melhor custo/benefício?
Tá na dúvida? Não se preocupe, porque isso e muito mais a gente te explica no artigo abaixo!
Leia também: Saiba os 10 Melhores Modelos de iPhone para Comprar
Galaxy S9 tem maior definição de imagem e é mais resistente à água
O Galaxy S9 tem tela de 5,8 polegadas de puro brilho! A tecnologia Super AMOLED proporciona cores vivas, contrastes mais intensos e um consumo menor de energia se comparada à LCD usada no display de 6,1 polegadas do iPhone XR.
Além disso, o S9 também tem resolução maior (Quad HD+ contra a tela Retina HD do iPhone XR), o que significa que o smartphone de Samsung oferece imagens com mais riqueza de detalhes do que o da Apple.

No design, a Samsung oferece um ar mais elegante, com cores mais sóbrias (preto, cinza e ultravioleta), enquanto a Apple aposta nas mais vibrantes (vermelho, amarelo, coral e azul, além de branco e o tradicional preto).
A resistência à água é maior no Galaxy S9, que tem certificação IP68 (submersão em até 1,5 metro de água por 30 minutos). O iPhone XR, por sua vez, continua com a proteção IP67 (submersão em até 1 metro de água por 30 minutos), já vista na geração passada de iPhones.
Outra diferença de design é a ausência de sensor de digitais no iPhone XR. No Galaxy S9 ele fica na parte de trás, logo embaixo da câmera.

Tanto o Galaxy S9 quanto o iPhone XR contam com a câmera traseira única de 12 MP. No S9, a abertura de lente é variável (f/1.5, f/2.4), o que significa que você pode ajustar de acordo com a necessidade de luz, para tirar boas fotos em qualquer ambiente.
No iPhone, a abertura focal é fixa em f/1.8, e a câmera deve entregar boas fotos mesmo em locais mais escuros, mas as imagens podem perder um pouco a riqueza de detalhes em lugares com muita luz.
.jpg)
Para selfies, o Galaxy S9 traz 8 MP (f/1.7), enquanto o iPhone tem 7 MP (f/2.2). Com esses números, seria fácil dizer que o smartphone da Samsung tem melhor desempenho, mas as coisas não são bem assim.
A Apple investiu em alguns recursos, como o HDR, que agora consegue captar mais quadros para entregar a melhor imagem final, além de ter aprimorado o Modo Retrato para entregar um desfoque mais natural.

Diante de especificações tão boas, somente um teste prático poderia determinar qual é a melhor câmera.
Com ecossistemas diferentes, os dois celulares entregam o melhor em performance. O S9 tem o processador Qualcomm Snapdragon 845, um octa-core de até 2,8 GHz que faz bonito aliado à memória RAM de 4 GB. O resultado? Um desempenho fluido rodando o Android 8.1 Oreo, que vem de fábrica no celular.
Já o iPhone XR traz o chip A12 Bionic da Apple, o primeiro construído em 7 nanômetros. Ele trabalha muito bem com realidade aumentada, possibilitando o uso de diversos recursos com essa tecnologia em games e tarefas de produtividade no iOS 12.

Além disso, segundo a Apple, esse processador é até 50% mais rápido no processamento gráfico do que o A11 Bionic, do iPhone 8, o que é uma boa notícia para quem assiste a vídeos pelo celular ou para os gamers de plantão.

Os Animojis, avatares 3D da Apple em forma de animais, chegaram com o lançamento do iPhone X, em 2017. Mas com o iOS 12, a fabricante também apresentou os Memojis, que imitam o rosto dos usuários – algo semelhante ao que a Samsung faz com os AR Emojis (ou My Emojis, como são chamados no Brasil) do Galaxy S9.
Era basicamente o que faltava aos celulares da Maçã, já que eles já tinham tecnologia mais avançada de reconhecimento facial (Face ID). Com a chegada do iPhone XR, o recurso ficou ainda mais aprimorado, capaz de identificar com mais precisão os movimentos e expressões faciais do que o Galaxy S9.

O Galaxy S9 tem capacidade de bateria de 3.000 mAh. Segundo as estimativas da Samsung, seria capaz de aguentar até 13 horas com uso de 4G.
O iPhone XR, por sua vez, tem estimativa de duração de até 15 horas com o uso de internet. De acordo com a Apple, ele seria capaz de passar até 1 hora e meia a mais longe da tomada em comparação com o antecessor iPhone 8 Plus.

Essa é uma decisão difícil, já que ambos entregam ótimo desempenho. Para saber qual é o melhor, você deve considerar o ecossistema que prefere: a liberdade e personalização do Android ou o iOS, que é um sistema mais fechado, porém mais fluido?
Outro ponto importante a observar: a bateria do iPhone XR deverá ter um fôlego melhor no dia a dia, então ele deve ser a melhor opção para quem tem uma rotina mais agitada, e não tem tempo de deixar o celular na tomada.
Por outro lado, o Galaxy S9 deve entregar um melhor controle para fotos em qualquer ambiente, e promete ser o aliado de quem está à procura da selfie perfeita.
Você também pode usar o preço como fator de comparação. Lançado há mais tempo, o S9 já sofreu redução de preço no Brasil. O iPhone XR tem previsão de lançamento para outubro nos Estados Unidos por US$ 749 e, ao que tudo indica, ele chega por aqui por mais de R$ 4 mil.
Confira as melhores ofertas do Galaxy S9 e iPhone XR aqui no Zoom:
Leia também: iPhone XS vs iPhone X: veja 6 novidades do lançamento da Apple
