Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone XR vs Galaxy S9 Plus: qual o melhor smartphone top de linha?

Um novo round da briga entre Samsung e Apple.

iPhone XR vs Galaxy S9 Plus
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Os novos iPhones chegam para aumentar a briga entre os modelos tops de linha. Entre eles, está o iPhone XR, anunciado como uma versão mais simples dessa geração. Mas, como é esperado, o "mais simples" da Apple está muito longe do básico.

Sem novidades, os maiores rivais dos lançamentos da Apple são os modelos premium da Samsung, que se aproximam em ficha técnica, recursos e, claro, preço.

Fizemos um comparativo completo para te ajudar a descobrir qual o melhor top de linha para você! Será que o iPhone XR leva vantagem sobre o Samsung Galaxy S9 Plus, um dos mais avançados da marca coreana?

Leia também: Zenfone 5Z vs iPhone X: qual smartphone vale mais a pena?

 

iPhone XR vs Galaxy S9 Plus

iPhone XR

iPhone XR vs Galaxy S9 Plus

Samsung Galaxy S9 Plus

Tela 6,1 polegadas Liquid Retina HD (1792 x 828 pixels) Formato de 19,5:9 6,2 Super AMOLED QHD+ (2960 x 1440) Formato de 18,5:9
Processador A12 Bionic Qualcomm Snapdragon 845 (Octa-core de até 2,8GHz)
Memória RAM 3 GB (Não confirmado) 6 GB
Armazenamento 64 GB, 128 GB e 256 GB 128 GB
Aceita cartão de memória Não Sim, microSD de 400 GB
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5 e NFC 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5 e NFC
Dual chip Não Sim
Leitor de impressões digitais Não Sim
Reconhecimenro facial Sim Sim
Proteção contra água e poeira Sim (IP 67) Sim (IP 68)
Câmera traseira 12 MP (f/1.8) Dupla: 12 MP (f/1.5 ou f/2.4) + 12 MP (f/2.4)
Câmera frontal 7 MP (f/2.2) 8MP (f/1.7)
Filma em 4K @ 60 fps 4K @ 60 fps e Super Câmera Lenta
Bateria Não informada pela fabricante 3.500 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 150 x 75 x 8 mm 158 x 74 x 8,5 mm
Peso 194 gramas 189 gramas
Sistema operacional de fábrica  iOS 12 Android 8 Oreo

iPhone XR e Galaxy S9 Plus têm alto desempenho

Melhor avisar logo: não é o desempenho que vai definir a sua escolha, e pelos melhores motivos. Tanto o iPhone XR, quanto o Galaxy S9 Plus contam com processadores poderosos, com capacidade de rodar até os jogos mais pesados com ótima velocidade de trabalho.

iPhone XR vs Galaxy S9 Plus

No Galaxy S9 Plus, você vai ter o processador Qualcomm Snadragon 845, um dos melhores octa-cores encontrados, e excelente memória RAM de 6 GB. Sem surpresas, seu sistema operacional é o Android 8.

Com o iPhone XR é um pouco diferente, já que o hardware da marca também é desenvolvido pela Apple, sempre em busca da melhor integração com o sistema operacional iOS 12.

A nova geração dos smartphones Apple lançou o chip A12 Bionic, que promete melhor desempenho em relação aos modelos anteriores, como o iPhone X, e foco nos recursos de realidade aumentada.

Só o Galaxy S9 Plus tem entrada para cartão de memória e dual chip

Infelizmente ainda não foi dessa vez que a Apple incluiu entrada para cartão de memória e dois chips. Aliás, vale ressaltar aqui que o iPhone XR tem o recurso e-Sim, que dispensa o uso da bandeja, porém esse recurso depende da ativação com as operadoras e não são todas que têm esse recurso disponível.

Como sempre, o iPhone XR está disponível em três versões, com 64 GB, 128 GB ou muito bons 256 GB. Só por curiosidade, vale lembrar que seus irmãos turbinados, iPhone XS e iPhone XS Max, têm opção com até 512 GB.

Em versão única, o Galaxy S9 Plus tem armazenamento de 128 GB, igual à alternativa intermediária do iPhone XR. É um ótimo espaço e vai atender na maior parte dos casos, mas, se você precisar de mais, pode colocar um cartão de memória ou um segundo chip.

Samsung Galaxy S9 Plus também leva a melhor na definição de tela

Mais uma vez a Samsung apostou em sua Tela Infinita no Galaxy S9 Plus, em sua melhor forma, aliás. Com 6,2", a tela ocupa toda a parte frontal do aparelho, que ficou sem borda nenhuma.

A proporção de 18,5:9 permite a exibição de imagens sem cortes, favorecendo a imersão em games e filmes, enquanto a definição Quad HD+, com 2960x1440 pixels garante altíssima qualidade e excelentes níveis de cores, contrastes e detalhes. Sem dúvidas, uma das melhores telas já vistas em smartphones.

iPhone XR vs Galaxy S9 Plus

O iPhone XR é um pouco mais modesto, embora o tamanho, de 6,1", e a proporção, de 19.5:9 tenham as mesmas vantagens de conforto e imersão. A diferença fica por conta da sua definição, de 1792x828 pixels.

Essa diferença não causa nenhuma decepção, muito pelo contrário. A nova tela Liquid Retina da Apple garante ótima qualidade de imagem, porém sem a mesma riqueza em detalhes do S9 Plus.

Os mais atentos já devem ter reparado em outra diferença na tela. Ainda não? Ao reparar no alto do iPhone XR, você vai ver o notch, esse entalhe de tela que permite aproveitar melhor o espaço frontal do aparelho com o visor, sem aumentar o tamanho. O detalhe chamou atenção no iPhone X, e está de volta na nova geração da marca.

A Samsung seguiu outro caminho e ocupou toda a frente do aparelho com a tela, sem notch. Tem quem ache o visual bem mais agradável por isso, então vale a atenção.

Mais opções de cores no iPhone XR

Como os dois smartphones têm estrutura toda em vidro, a diferença visual fica mais por conta da tela e outros detalhes de cada marca, Apple e Samsung. O gosto de cada um vai decidir qual é mais bonito.

iPhone XR vs Galaxy S9 Plus

Agora, se você quer cores diferentes do que é visto normalmente, o iPhone XR pode te conquistar, com opções em vermelho, amarelo, coral e azul, branco e o clássico preto.

O Galaxy S9 Plus está disponível em violeta, preto e cinza titânio, mais normalzinho.

Samsung Galaxy S9 Plus tem a melhor câmera

A Apple e a Samsung são bem conhecidas pela ótima qualidade de câmeras em seus modelos avançados. Mas entre o Galaxy S9 Plus e o iPhone XR, o celular Samsung dispara na frente.

O modelo tem câmera dupla com lente variável de 12MP e abertura de f/1.5 a 2.4 e uma teleobjetiva. Na prática, isso quer dizer que o Galaxy S9 Plus pode fazer ótimas fotos nas mais diversas situações, desde paisagens amplas bem enquadradas até fotos noturnas ou em ambientes com pouca luz, sempre com excelentes resultados de cores e contrastes. Sem esquecer de efeitos variados, como o Foco Dinâmico, como a marca chama seu Modo Retrato.

iPhone XR vs Galaxy S9 Plus

Com 12MP e abertura f/1.8, o iPhone XR também não vai decepcionar, fazendo fotos bem legais, inclusive com vários recursos de processamento de imagens, como o HDR e o Modo Retrato. Mas é a mesma linha da definição de tela: em comparação, o Samsung se sai bem melhor.

Isso também vale para a câmera frontal de 8MP e abertura f/1.7 do S9 Plus, entrada de luz bem melhor do que os f/2.2 da câmera frontal de 7MP do iPhone XR, e para os vídeos que, embora possam ser gravados em 4K nos dois modelos, só tem a Super Câmera Lenta no smartphone Samsung.

Memojis vs AR Emojis

Entre as mais recentes apostas da Apple e da Samsung, estão os emojis animados, GIFs e stickers que podem reproduzir suas expressões faciais e deixar conversas por mensagens, vídeos e fotos mais divertidos. E, por enquanto, a Apple teve mais sucesso.

Com os Memojis e Animojis, você pode escolher entre os emojis já disponíveis ou criar um avatar com características personalizadas. Aí é só usar a câmera frontal True Depth para capturar suas expressões faciais, que serão reproduzidas pelos Memojis.

Como usa o sistema de mapeamento facial, os resultados são bem fiéis, mesmo que em criaturinhas como um fantasma ou dinossauro.

iPhone XR vs Galaxy S9 Plus

A diferença principal dos AR Emojis da Samsung é que, além de escolher os emojis disponíveis, você pode criar um avatar com as suas características. Depois segue no mesmo esquema: usa a câmera frontal para definir as expressões faciais do emoji animado.

Mas como o modelo da Samsung não acessa o reconhecimento facial, os resultados das animações não apresentam a mesma intensidade vista nos iPhones.

Galaxy S9 Plus e iPhone XR têm carregamento sem fio

A capacidade de bateria é outro valor que a Apple não costuma informar. Mas, segundo a marca, o iPhone XR vai se sair melhor do que as gerações anteriores, com gasto energético otimizado.

Já o Galaxy S9 Plus tem bateria de 3.500mAh, suficiente quando consideramos a tela grande e de altíssima definição, que consome mais bateria.

Para simplificar, o esperado é que os dois modelos aguentem até um dia inteiro longe da tomada, desde que sem longos períodos de reprodução de filmes e games.

Mas aí vale observar os detalhes. Embora ambos sejam compatíveis com sistema de carregamento sem fio, só o Galaxy S9 Plus informa sobre carregamento rápido, alcançando até 76% da carga total em uma hora na tomada.

Qual o melhor top de linha: Galaxy S9 Plus ou iPhone XR?

Embora sejam dois tops de linha, o Galaxy S9 Plus é um dos modelos mais avançados da marca, atrás apenas do Galaxy Note 9. Então não é de surpreender que ele se saia melhor em algumas configurações, como câmera e qualidade de imagem na tela.

Se essas características estão entre as suas prioridades, pode apostar sem medo no modelo da Samsung!

Já o iPhone XR, caso acompanhe a tendência do seu lançamento nos Estados Unidos, pode chegar como uma opção bem mais em conta da nova geração da Apple, ótima notícia para quem quer trocar um iPhone antigo ou dar uma chance aos aparelhos da maçã. Mas é preciso esperar para ver o preço do iPhone XR no Brasil para ver se a diferença vai ser grande.

De qualquer maneira, os dois modelos surgem como excelentes escolhas para quem procura alto poder de desempenho e recursos modernos e avançados. A decisão pode ser bem subjetiva, baseada na boa e velha briga entre Android e iOS.

Compare os preços do iPhone XR e do Galaxy S9 Plus:

 



Veja nossos reviews!


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone