Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone XR vs iPhone 7 Plus: vale investir no novo iPhone?

Será que a evolução do iPhone 7 Plus até o iPhone XR justificam a compra do novo celular da Apple?

iPhone XR vs iPhone 7 Plus
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Com a chegada dos novos iPhones em 2018, a Apple apresentou o iPhone XR, modelo mais simples de sua geração, o que, convenhamos, não quer dizer muita coisa quando pensamos em celulares Apple. De qualquer forma, ele vai chegar com preços um pouco mais em conta.

Mas será que vale comprar o modelo mais recente ou vale a pena tentar gastar um pouco menos com gerações anteriores da marca?

Descubra as principais diferenças entre o iPhone XR e o iPhone 7 Plus para descobrir qual a melhor opção para você.

Leia também: Os Melhores Aplicativos para iPhone

 

iPhone XR vs iPhone 7 Plus

iPhone XR

iPhone XR vs iPhone 7 Plus

iPhone 7 Plus

Tela Liquid Retina 6,1" com 1792 x 828 pixels Retina LCD 5,5" Full HD 1920 x 1080 pixels
Processador A12 Bionic Hexa-core A10 Fusion quad-core
Memória RAM 3 GB 3 GB
Armazenamento 64 GB, 128 GB ou 256 GB 32 GB, 128 GB ou 256 GB
Aceita cartão de memória Não Não
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5 e NFC 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 4.2 e NFC
Dual Chip Não Não
Leitor de impressões digitais Não Sim
Reconhecimento facial Sim Não
Proteção contra água Sim (IP67) Sim (IP67)
Câmera traseira 12 MP (f/1.8) Dupla: 12 MP (f/1.8)
Câmera frontal 7 MP (f/2.2) 7 MP (f/2.2)
Filma em 4K @ 60 fps  4K @ 30 fps
Bateria Não especificada Não especificada
Dimensões (altura x largura x espessura) 150 x 75 x 8 mm 158 x 77 x 7 mm
Peso 194 gramas 188 gramas
Sistema operacional de fábrica iOS 12 iOS 10

Visual do iPhone XR ganhou upgrade

As primeiras diferenças entre os dois modelos são bem claras, já que o iPhone XR tem visual bem parecido com o iPhone X, com estrutura em vidro e tela que ocupa quase toda a parte frontal do aparelho, que ficou com bordas bem fininhas, perdeu o Botão Home e ganhou o notch, aquela abinha na parte superior do visor que permite aumentar a tela sem deixar as dimensões do aparelho muito maiores.

iPhone XR vs iPhone 7 Plus

Já o iPhone 7 Plus não apresenta grandes novidades em relação a modelos mais antigos, como o iPhone 6S Plus, com estrutura traseira em metal, bordas maiores ao redor da tela e o botão Home na parte inferior.

Ah, os dois modelos tem proteção IP67 contra água, que evita danos caso você molhe o aparelho acidentalmente (ou seja, sem mergulho com os celulares, por favor).

Tela do iPhone 7 Plus é menor, mas tem definição mais avançada

A tela Liquid Retina de 6,1" do iPhone XR é consideravelmente maior que os 5,5" do iPhone 7 Plus, mas o modelo mais antigo ganha pontos na definição Full HD, de 1920x1080 pixels e densidade de 401 dpi, enquanto o XR tem 1792x828 pixels e densidade de 326 dpi, a mesma do iPhone 7.

iPhone XR vs iPhone 7 Plus

Isso significa que as imagens do iPhone 7 Plus são um pouco mais ricas em detalhes, mas a qualidade de visualização do iPhone XR é mais do que satisfatória, caso você prefira a tela maior.

iPhone XR ganha em desempenho

Pode-se dizer que o iPhone XR está duas gerações seguintes ao iPhone 7 Plus, então não é surpresa que os modelos apresentem diferenças em relação ao desempenho.

O iPhone 7 Plus trabalha com o chip quad-core A10 Fusion, enquanto o iPhone XR já vem com uma versão bem mais atualizada do processador da Apple, o A12 Bionic, com otimizações no desempenho e no melhor aproveitamento da bateria.

Na prática, os dois smartphones podem trabalhar com tarefas pesadas, inclusive jogos, mas o iPhone XR vai aproveitar melhor alguns recursos mais avançados, como a realidade aumentada e a inteligência artificial, que pode aprender padrões de uso e deixar a navegação cada vez mais personalizada.

A boa notícia é que, embora venha com o iOS10 de fábrica, o iPhone 7 Plus pode ser atualizado para o novo sistema iOS 12.

Processamento de imagens do iPhone XR compensa a ausência da câmera dupla

O iPhone 7 Plus foi o primeiro modelo da Apple com a, hoje famosa, câmera dupla, com 12MP, que permite efeitos como o Modo Retrato e fundo desfocado.

Esse recurso ficou de fora do iPhone XR, já que ele aparece como uma opção mais simples dos novos modelos da marca, que tem câmera com lente única de 12MP.

Mas o modelo mais recente compensa bem a diferença com o processamento de imagens, que permite até uma boa edição com Modo Retrato usando recursos da inteligência artificial.

No fim das contas, a Apple não decepciona e os dois modelos garantem ótimas fotos, com bons resultados e imagens nítidas até em ambientes com pouca luz, além de selfies muito boas com a câmera frontal de 7MP.

Por falar em câmera frontal, vale lembrar que os divertidos emojis animados, chamados de Animojis e Memojis, só estão disponíveis no iPhone XR.

Carregamento sem fio no iPhone XR

Lembra que falamos da traseira em vidro? Então, essa não foi uma decisão unicamente visual, já que é essa estrutura que permite a compatibilidade com o sistema de carregamento sem fio, um dos destaques da marca desde o iPhone X que está de volta no iPhone XR, além do carregamento rápido que alcança 50% da carga em 30 minutos.

iPhone XR vs iPhone 7 Plus

Segundo a Apple, você também pode esperar por melhor duração de bateria no iPhone XR, que chega a oferecer até 1h30min a mais de navegação que o iPhone 8 Plus, resultado das melhorias de processador e sistema operacional.

Afinal, qual celular comprar: iPhone XR ou iPhone 7 Plus?

Olha, isso depende... É claro que o iPhone XR promete ser um ótimo celular top de linha, com processamento muito rápido e poderoso igual ao iPhone XS e iPhone XS Max, ótimos recursos de câmera, visual incrível e tela com excelente qualidade de imagem, mesmo sendo do tipo LED.

Porém, mesmo mais antigo, o iPhone 7 Plus ainda pode ser comparado a tops de linha, e não fica devendo em boa velocidade de trabalho, ótima navegação, qualidade em recursos de câmeras (a traseira é dupla) e imagens de tela.

Além disso, com a chegada da nova geração, os modelos mais antigos podem apresentar uma considerável queda de preço, principalmente na Black Friday e Natal, sendo uma ótima alternativa para quem quer gastar um pouco menos em um iPhone.

Compare os preços do iPhone XR e iPhone 7 Plus:

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone