Zoom indica em Celular e Smartphone

LG G6 vs LG G5 SE: veja o que mudou na nova versão

Descubra se é melhor comprar o LG G5 SE ou o LG G6 na nossa comparação.

LG G6 vs LG G5 SE
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Depois de ser a primeira fabricante a trazer um smartphone modular para o Brasil, a LG resolveu voltar atrás e, para suceder o LG G5, idealizou o LG G6 em corpo único, sem compatibilidade com módulos.

Então, para entender direitinho as diferenças entre o LG G5 SE e o LG G6, comparamos esses dois celulares LG para te ajudar a decidir qual deles comprar, ou ainda se vale a pena trocar o LG G5 SE pelo LG G6.

Vale lembrar que, aqui, comparamos o LG G5 na versão SE, que foi a trazida oficialmente para o Brasil pela marca. Confira a comparação!

 

LG G6

LG G6

LG G5 SE

LG G5 SE

Tela

Tela 5,7'' Quad HD+

5,3'' Quad HD

Processador

Quad core (2,35GHz)

Octa core (1,8GHz)

Memória RAM

4GB

3GB

Armazenamento

32GB

32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 2TB)

Sim (até 2TB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Não

Não

Resistente à água e poeira

Sim

Não

Leitor de digital

Sim

Sim

NFC

Sim

Sim

Câmera frontal

5MP

8MP

Câmera traseira

Dupla (13MP e 13MP)

Dupla (16MP e 8MP)

Filma em

4K

4K

Bateria

3.230 mAh

2.800 mAh

 

Leia também: Galaxy S8 vs Galaxy S8 Plus: entenda as diferenças entre estes celulares Samsung

Com tela maior, LG G6 deixa de ser um smartphone modular

Começamos a comparação entre o LG G6 e o LG G5 SE por uma de suas maiores diferenças: um é modular, e o outro não. São propostas diferentes de smartphone, então você já pode decidir qual prefere.

No LG G5 SE, por exemplo, você pode encaixar módulos como os que deixam a câmera ou o áudio melhor.

Agora, se os módulos, que são vendidos separadamente, pouco te interessam, o LG G6 pode ser a melhor opção.

Outra boa diferença entre eles está na tela, que é de 5,7 polegadas no LG G6, e de 5,3 polegadas no LG G5 SE. No entanto, o LG G6 consegue ser praticamente do mesmo tamanho do LG G5 SE, graças ao seu ótimo aproveitamento de tela, que é de 80%, enquanto no LG G5 SE é de 70,1%.

Na prática, o LG G6 mede 14,8 x 7,1 x 0,7cm, e o LG G5 SE tem 14,9 x 7,3 x 0,7cm.

Além disso, as telas deles têm proporções diferentes. Enquanto o LG G5 SE traz a tradicional 16:9, no LG G6 ela é de 18:9, o que deixa o smartphone mais recente mais estreito e mais fácil de segurar com uma mão só.

E com essa nova proporção, o LG G6 agora tem tela que pode ser dividida em duas partes, facilitando na hora de realizar duas tarefas ao mesmo tempo.

Isso sem falar nas tecnologias da tela do LG G6, como a HDR 10 e a Dolby Vision, que melhoram as imagens, acentuando brilho, contraste e cor, e colocando ele um passo à frente do LG G5 SE, já que ambos trazem resolução de tela praticamente igual: Quad HD no G5 SE, e Quad HD+ (por causa da proporção) no G6.

Já a densidade de pixels é um pouco maior no LG G6, mas essa diferença não é evidente no uso no dia a dia. São 554 pixels por polegada (ppi) no LG G5 SE, e 564 ppi no LG G6.

E ainda falando sobre o design, vale ressaltar que, enquanto o LG G5 é todo metálico, o LG G6 traz design em metal e traseira em vidro.

Processador mais potente no LG G6 dá vantagem ao aparelho

Como a versão do LG G5 que veio para o Brasil é a SE, ele não conta com processador top de linha, e sim o intermediário Qualcomm Snapdragon 652, que é octa core. Na memória RAM, o LG G5 SE traz ainda 3GB.

Sendo assim, o LG G6 leva vantagem por ter um processador considerado top de linha, o Snapdragon 821. Embora não seja o chipset mais moderno do mercado no momento do seu lançamento, ainda é um ótimo processador, fazendo do LG G6 um celular quad core, que tem ainda 4GB de RAM.

No geral, os dois apresentam bom desempenho e conseguem rodar até aplicativos mais pesados, como jogos. Mas se você gosta de abusar do poder de processamento do celular, rodando jogos mais pesados e realizando diversas tarefas ao mesmo tempo, o LG G6 é, com certeza, o mais indicado.

Quanto ao sistema operacional, o LG G6 sai de fábrica com o Android 7.0 (Nougat), e o LG G5 SE com o 6.0 (Marshmallow). Porém, o LG G5 SE já pode ser atualizado para a versão 7.0.

LG G5 SE tem bom desempenho

No armazenamento, 32GB em ambos, e com expansão com microSD

Quando o assunto é armazenamento, temos praticamente um empate, já que tanto o LG G5 SE quanto o LG G6 vêm com 32GB de espaço interno. E ambos também têm espaço para cartão de memória de até 2TB.

Leitor de digital é outro ponto em comum

Vale destacar, ainda, que LG G6 e LG G5 SE são celulares com leitor de digital, que fica na parte de trás do aparelho, abaixo da câmera.

Câmera dupla dos dois lados, mas com melhorias no LG G6

No quesito câmera, temos dois celulares bons para fotos. Para começar, eles contam com câmera dupla na traseira, sendo de 16MP e 8MP no LG G5 SE, e ambas de 13MP no LG G6.

Passando para os detalhes, no LG G6 uma das lentes tem ângulo amplo, de 125º, e a outra, a principal, tem 71º, sendo as aberturas, respectivamente, f/2.4 e f/1.8.

Já no LG G5 SE, uma lente tem 135º e a outra 78º, sendo as aberturas f/2.4 e f/1.8. E vale lembrar que os dois aparelhos comparados são celulares que filmam em 4K.

De maneira geral, o LG G6 entrega imagens mais claras, com melhor contraste e cores mais naturais. Já no LG G5 SE elas são mais amareladas em ambientes fechados, por exemplo.

Além disso, as imagens feitas com a câmera grande angular têm campo de visão mais amplo no LG G6, o que permite capturar mais objetos na foto.

Passando para as câmeras frontais, o LG G6 pode ter perdido um pouco em megapixels, com relação ao LG G5 SE, mas consegue entregar melhor qualidade.

A abertura da câmera frontal do LG G5 SE, por exemplo, é f/2.0, e a do LG G6 é f/2.2. Mas o smartphone mais recente leva vantagem aqui, por contar com lente grande angular de até 100º, fazendo selfies bem mais amplas.

Proteção contra água e poeira só no LG G6

Uma das vantagens do LG G6 não ser modular é o fato do seu corpo ser totalmente selado, o que possibilita a inclusão da proteção contra água e poeira, que nesse caso tem certificação IP68.

LG G6 é à prova d'água

Google Assistant de fábrica no LG G6

Mais um upgrade do LG G6 é a inclusão da assistente pessoal Google Assistant, que já vem de fábrica com o aparelho. A plataforma de inteligência artificial permite comandos por voz e facilita o uso do aparelho a partir do seu aprendizado.

Qual comprar, LG G5 SE ou LG G6?

De maneira geral, o LG G6 é sim melhor que o LG G5 SE em termos de desempenho, câmeras, tela e, por que não, design.

Porém, se você já tem o LG G5 SE, talvez não valha a pena fazer a troca pelo modelo mais novo, a menos que você não esteja satisfeito com o desempenho do aparelho, ou tenha dinheiro em caixa para investir em um smartphone mais caro. Além disso, se você é usuário dos módulos do LG G5 SE, é bom ressaltar que o LG G6 não é modular.

Mas se você não tem nenhum dos dois celulares, o LG G6 é, certamente, a melhor opção. Embora o LG G5 SE continue uma boa opção de smartphone para comprar em 2017, o LG G6 supera o seu antecessor em todos os quesitos.

Veja os preços do LG G6 e do LG G5 SE:

 

 

Leia também: Zenfone 3 Zoom vs Zenfone Zoom: a nova versão vale a pena?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone