Zoom indica em Celular e Smartphone

LG Q6 ou LG Q6 Plus: qual smartphone intermediário é o melhor?

Q de qualidade! LG Q6 e LG Q6 Plus estão em disputa neste comparativo de smartphones Android. Confira!

lg q6 vs lg q6 plus, lg q6 plus vs lg q6
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Após um tempo sem investir em smartphones intermediários, a LG traz ao Brasil os novos Q6 e Q6 Plus (também grafado como Q6+). Com preços acessíveis e especificações técnicas interessantes, esses dois aparelhos prometem desbancar concorrentes diretos como o Galaxy A5 e Galaxy A7, da Samsung.

Ficou interessado neles, mas não sabe qual modelo da LG atende melhor às suas necessidades? Não fique mais na dúvida. Chega mais e confira o nosso comparativo para descobrir quem é o vencedor dessa batalha!

 

LG Q6

LG Q6

LG Q6 Plus

LG Q6 Plus

Tela 5.5'' Full HD (2160x1080) IPS LCD 5.5'' Full HD (2160x1080) IPS LCD
Processador Octa-core 1.4GHz (Qualcomm Snapdragon MSM8940) Octa-core 1.4GHz (Qualcomm Snapdragon MSM8940)
GPU Adreno 505  Adreno 505
Memória RAM 3GB  4GB
Armazenamento 32GB (expansível até 2TB)  64GB (expansível até 2TB)
Acesso à internet 3G, 4G e Wi-Fi  3G, 4G e Wi-Fi
Aceita cartão de memória Sim  Sim
Dual chip Sim  Sim
Leitor de digital Sim  Sim
TV Digital Sim  Sim
Rádio FM Sim  Sim
Câmera traseira 13MP (abertura de f/2.2)  13MP (abertura de f/2.2)
Câmera frontal 5MP (abertura de f/2.2)  5MP (abertura de f/2.2)
Filma em Full HD (30fps)  Full HD (30fps)
Bateria 2.900 mAh  2.900 mAh
Sistema operacional Android 7.1.1 (Nougat)  Android 7.1.1 (Nougat)

Desempenho e design próximos a de um smartphone top de linha

Indo direto ao Q da questão, a LG não economizou e equipou tanto o Q6, quanto o Q6 Plus, com o processador Qualcomm Snapdragon MSM8940 com oito núcleos de 1.4GHz. No entanto, a diferença entre eles fica por conta da memória RAM.

Enquanto o Q6 possui 3GB, o suficiente para executar com tranquilidade qualquer aplicativo disponível na Google Play Store, o Q6 Plus tem 4GB, a mesma quantidade do LG G6, o que garante a ele um desempenho levemente superior. E com a placa gráfica Adreno 505, que equipa o Q6 e o Q6 Plus, você pode rodar de forma fluída até mesmo jogos de realidade aumentada como Pokémon GO.

E por falar no smartphone top de linha da LG, o Q6 e Q6 Plus são quase idênticos a ele no design, com moldura em alumínio resistente à impactos e que deixa os aparelhos com uma pegada leve e confortável. Mas nem por isso é indicado deixar de usar película e capinha para proteger o seu aparelho, beleza?

LG Q6 design

Tecnologia da LG é destaque na tela dos smartphones

Nesse quesito temos um empate entre o Q6 e o Q6 Plus. Com o mesmo tamanho de 5.5 polegadas, e resolução Full HD de 2160x1080 pixels, também conhecido como Full HD esticado, o que por si só já garante uma experiência bastante imersiva ao jogar ou assistir a vídeos, a LG equipou os seus novos smartphones com a tecnologia FullVision.

Com isso, além de ter imagens mais vibrantes, a proporção de tela em 18:9 permite aproveitar ao máximo o modo multitarefa do Android 7.1.1 Nougat, versão mais recente do sistema operacional. Ou seja, você pode usar dois aplicativos ao mesmo tempo, um ao lado do outro, no modo paisagem (deitado) igual no computador.

Mas esse não é o único benefício da tela do Q6 e Q6 Plus. A câmera também pode tirar proveito desse comprimento e, ao tirar uma foto, é possível ver o resultado em uma pequena janela (1:1) no canto do display. Muito prático, né?

Com a câmera do Q6 e Q6 Plus você captura todos os ângulos da foto

Aproveitando que o assunto já foi introduzido, a câmera é mais uma especificação em que o LG Q6 e o LG Q6 Plus também são iguais. Equipados com os mesmos sensores de 13MP na principal, e 5MP na frontal, ambos com abertura focal de f/2.2, os dois smartphones são ótimos para tirar selfies com muitas pessoas ou em grandes cenários, pois possuem uma lente grande angular de 100°, que não deixar escapar quase nada na captura.

LG Q6 selfie

Outra ferramenta bastante interessante é o Modo Câmera Square, que permite criar e compartilhar fotos com efeitos divertidos para bombar nas redes sociais.

E na hora de gravar vídeos, o Q6 e o Q6 Plus também não te deixam na mão! Eles filmam em resolução Full HD a 30 frames por segundo (fps) e contam com recursos importantes para essas tarefas, como a estabilização digital, que ajuda a não deixar aquele efeito tremido, e o flash LED, ideal para ambientes com pouca luz.

Contudo, a câmera do Q6 e Q6 Plus tem mais uma utilidade muito bacana e pode ser usada não só para tirar fotos ou gravar vídeos, mas também para desbloquear o seu smartphone. Através do recurso de Reconhecimento Facial, basta posicionar o smartphone em direção ao seu rosto e pronto, imediatamente o aparelho reconhece o dono.

LG Q6 desbloqueio

TV Digital e suporte para dois chips são a cereja do bolo!

Se por um lado a LG não incluiu sensor biométrico, giroscópio e bússola no Q6 e Q6 Plus, por outro a fabricante aposta em um recurso muito popular como outro diferencial: eles são ótimos smartphones para assistir TV Digital!

Além dessa, outra característica importante em comum entre o LG Q6 e o LG Q6 Plus é que eles são celulares dual chip. Dessa forma, você pode utilizar dois números de operadoras diferentes (ou não) em um mesmo aparelho. Vale ressaltar que o formato utilizado por eles é o Nano SIM, aquele menorzinho.

E não para por aí! Esses smartphones também possuem Rádio FM para escutar aquela música no caminho de casa (ou outro lugar), entrada USB Type-C 2.0, que não possui um lado específico para ser conectado, e Bluetooth 4.2, padrão mais recente e rápido.

Bateria e armazenamento: pontos que merecem atenção na hora da compra

Chegamos a uma especificação muito importante na hora de escolher um smartphone. Equipados com 2.900 mAh, o que pode parecer pouco em comparação aos 4.100 mAh do LG K10 Power, por exemplo, a bateria do Q6 e Q6 Plus garante escutar músicas ou navegar pela internet tranquilamente durante o seu dia. Infelizmente esses smartphones não contam com sistema de carregamento rápido, presente em outros aparelhos intermediários.

Em relação ao armazenamento, temos mais um critério de desempate entre os dois smartphones. Reforçando o conceito "Plus", de algo a mais, o Q6 Plus tem 64GB de memória interna, o dobro de espaço para guardar músicas, fotos e vídeos que o Q6. Mas não se preocupe em caso de não suficiente para você, pois ambos aparelhos possuem slot para cartão microSD de até 2TB!

E aí, qual smartphone intermediário da LG é melhor: o Q6 ou Q6 Plus?

Na prática, por terem o mesmo processador e GPU, os dois smartphones apresentam desempenho semelhante em tarefas comuns do dia a dia, como acessar as redes sociais, enviar mensagens no WhatsApp ou assistir vídeos no YouTube, por exemplo. Mas, como o nome já indica, o LG Q6 Plus tem algo mais a oferecer que o LG Q6: a memória RAM e interna.

Se você costuma tirar muitas fotos, baixar músicas, e instalar vários aplicativos, o LG Q6 Plus é a melhor opção, já que possui mais espaço para armazenamento. Esse modelo também roda jogos pesados com um pouco mais de fluidez que o LG Q6, isso porque ele conta com maior quantidade de memória RAM.

Porém se você procura por um preço mais em conta e não costuma deixar tantos arquivos guardados no celular, algo que pode ser resolvido de forma fácil com um cartão de microSD (não incluso), não pense duas vezes e escolha o LG Q6!

Veja os preços do LG Q6 e LG Q6 Plus:

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone