Mate X, celular dobrável da Huawei, atinge velocidade de 1 Gb/s em testes com 5G
O Huawei Mate X, celular dobrável da fabricante chinesa, atingiu a velocidade de download de 1 Gb/s, conectado à rede 5G. A informação foi divulgada pelo presidente da empresa, He Gang, em seu perfil na rede social Weibo. Os testes (e a postagem) aconteceram em meio à crise que a Huawei atravessa junto ao governo americano , que acusou a empresa de espionagem e determinou u

O Huawei Mate X, celular dobrável da fabricante chinesa, atingiu a velocidade de download de 1 Gb/s, conectado à rede 5G. A informação foi divulgada pelo presidente da empresa, He Gang, em seu perfil na rede social Weibo.
Os testes (e a postagem) aconteceram em meio à crise , que acusou a empresa de espionagem e determinou uma série de sanções contra a gigante chinesa.
Leia também:
- Caso Huawei: chinesa pode já ter um nome para o seu novo sistema operacional
- Caso Huawei: chinesa perde certificado de uso do Wi-Fi temporariamente

Huawei Mate X é o smartphone dobrável da Huawei – Foto: Reprodução/Shutterstock
O desempenho do Mate X nos testes surpreende quem está habituado às velocidades do 4G. Em recente pesquisa sobre a velocidade média da atual geração de conexão móvel, a empresa OpenSignal apontou a Coréia do Sul como melhor internet do mundo, com 54 Mb/s de download.
No Brasil, essa velocidade é de apenas 13 Mb/s e o país ocupa a 50ª colocação no ranking mundial.
Se você não conhece muito essas métricas, isso representa que:
- A velocidade de download média no Brasil é de 13.000.000 bites por segundo.
- Já na Coréia do Sul, essa velocidade é de 54.000.000 bites por segundo.
- A velocidade atingida pelo Huawei Mate X é de 1.000.000.000 bites por segundo.
Além disso, segundo o presidente da companhia, o novo smartphone dobrável atingiu 100 Mb/s de upload, o que é outra marca impressionante.
Vale lembrar que testes em laboratório não correspondem exatamente à velocidade que um mesmo aparelho atingiria nas ruas, onde prédios, vegetação, relevo e outros anteparos prejudicam a propagação do sinal de rede.
Enquanto o Mate X não chega, encontre as melhores ofertas para outros celulares Huawei no Zoom:
Leia mais: