Mão segurando o celular Xiaomi Mi 11 Lite na cor azul

Melhor celular Xiaomi: boas opções dos básicos aos tops em 2022

Conheça os principais modelos de celular Xiaomi para comprar em 2022, em diferentes faixas de preço e com características variadas

Aline BatistaEditora

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

Procurando o melhor celular Xiaomi para você? A marca chinesa é conhecida por seu ótimo custo-benefício. Além disso, tem catálogo extenso de produtos e traz modelos de smartphones para todos os gostos e bolsos. A fabricante chegou ao Brasil oficialmente em 2019 e virou queridinha entre os consumidores por seus preços acessíveis e produtos de boa qualidade.

Entre os melhores celulares da Xiaomi você vai encontrar opções com desempenho veloz, tela de alta resolução, ótimos conjuntos de câmeras e bateria com longa duração. Basta escolher aquele que mais atende às suas necessidades e que cabe no seu bolso. Para te ajudar na decisão, nós listamos as melhores opções de celular Xiaomi para comprar em 2022.

A seguir, veja as principais características e os melhores preços dos aparelhos. Além disso, confira a opinião de uma das especialistas da nossa equipe editorial, Aline Batista, sobre os destaques de cada telefone.

Fachada de uma loja da Xiaomi mostrando o logo e os produtos
A Xiaomi é uma das principais fabricantes de celulares no mundo (Foto: Shutterstock)

Celular Xiaomi é bom?

Muitos usuários têm dúvidas sobre a qualidade do smartphones da marca chinesa e se perguntam se o celular Xiaomi é bom. Podemos dizer que é, sim.

A Xiaomi é uma fabricante relativamente nova, fundada em 2010, mas que rapidamente fez sucesso na China e em outros países. A marca ficou conhecida por apresentar um custo-benefício atraente para todos os tipos de público. Ela ajudou a popularizar aparelhos top de linha. Além disso, trouxe especificações mais potentes e câmeras de ótima qualidade para o segmento intermediário.

Aqui no Brasil, a Xiaomi teve uma rápida passagem entre 2015 e 2016, mas não conseguiu replicar o sucesso de outros mercados. Na ocasião, muitos usuários ainda optavam pela importação, porque era mais barato. Então, em 2019, a empresa resolveu retomar as operações por aqui, trazendo não só celulares, mas diversos outros eletrônicos. Desde então, a estratégia tem sido um sucesso. Além das lojas físicas e online oficiais, a marca vende seus produtos em diversos varejistas parceiros.

Atualmente, a empresa já é referência para quem procura por smartphones com bom desempenho. Não à toa, em 2021, a Xiaomi chegou a superar a Apple em vendas de celulares e se tornou a segunda maior fabricante de celulares no mundo, atrás apenas da Samsung, segundo dados da consultoria Canalys no 2º trimestre. Aqui no Brasil, os celulares Xiaomi também fizeram sucesso. A marca foi a 4ª mais vendida, de acordo com dados da StatCounter.

Qual o melhor celular da Xiaomi?

Já deu para perceber que o celular da Xiaomi é bom, mas, se você quiser descobrir qual o melhor celular da Xiaomi atualmente, a gente já adianta que é o Xiaomi 12 Pro. Entretanto, ele não está nesta lista, porque ainda não foi lançado no Brasil.

O modelo foi anunciado na China nos últimos dias de 2021 junto com o Xiaomi 12 e o Xiaomi 12X. Os três aparelhos fazem parte da linha de smartphones premium da fabricante chinesa. Por isso, o Xiaomi 12 Pro reúne as melhores especificações e tecnologias atuais, incluindo o poderoso processador Snapdragon 8 Gen1 e câmera tripla com sensores de 50 MP.

Aliás, vale mencionar que a fabricante mudou o nome da sua linha principal de smartphones. Até a geração passada, os aparelhos levavam o nome "Mi", como Xiaomi Mi 11 e Xiaomi Mi 11 Lite. Agora, a fabricante optou por deixar apenas Xiaomi 12.

Mi 11, um dos melhores celulares da Xiaomi, ao lado da sua caixa e acessórios
Mi 11 é o melhor celular da Xiaomi à venda no Brasil atualmente, visto que o Xiaomi 12 ainda não foi lançado por aqui (Foto: Shutterstock)

Como chegamos à lista de melhores celulares da Xiaomi?

Para esta lista de melhores celulares da Xiaomi em 2022, consideramos os modelos que estão à venda oficialmente no Brasil. Nossa seleção inclui opções em diferentes faixas de preço, pensando em produtos que têm um valor justo para a quantidade de recursos oferecidos.

Temos modelos da linha Redmi, que é mais acessível e oferece ampla gama de telefones, da família Poco, que tem uma pegada mais gamer, e também da antiga linha Mi, com os smartphones premium.

Veja, a seguir, nossas indicações de melhor Xiaomi em 2022, as principais características dos smartphones e também por que eles são boas opções de compra, segundo nossa especialista editorial Aline Batista.

Redmi 9T

O Redmi 9T é um celular Xiaomi que tem tela de 6,5 polegadas, com resolução Full HD+ (2340 x 1080 pixels), painel IPS e proteção Gorilla Glass 3 contra riscos e arranhões. O modelo utiliza um processador Snapdragon 662, que trabalha com 4 GB de memória RAM. Ele está disponível em versões com 64 GB ou 128 GB de armazenamento. O conjunto de câmeras traseiras é quádruplo, com sensor principal de 48 MP. O smartphone ainda conta com câmera frontal de 8 MP, para selfies, e bateria de 8.000 mAh.

Por que o Redmi 9T é um bom celular Xiaomi?

Opinião do editor: "O Redmi 9T é ideal para quem deseja um intermediário mais simples, com foco em custo-benefício. O modelo, que foi lançado no início de 2021, ainda tem uma ficha técnica atual e dá conta das principais tarefas do dia a dia. É uma boa opção para quem gosta de acessar as redes sociais ou jogar games leves. Sua bateria de 6.000 mAh é um dos grandes destaques e deve aguentar mais de dois dias de uso. Outro ponto positivo é a tela Full HD+, menos comum nessa faixa de preço, e que vai agradar a quem gosta de assistir a filmes e vídeos pelo smartphone".

Poco M3

O Poco M3 também é um smartphone intermediário, mas tem características interessantes, que o colocam entre os melhores celulares da Xiaomi. Assim como o Redmi 9T, o aparelho também vem com processador Snapdragon 662, memória RAM de 4 GB e memória interna de 64 GB ou 128 GB.

Além disso, ele tem tela grande, com 6,53 polegadas e resolução Full HD+, e áudio estéreo. Outro destaque é a bateria de 6.000 mAh, que aguentou até três dias de uso em nossos testes. Por fim, vale citar o conjunto de câmeras, com três lentes e sensor principal de 48 MP, que garante boas fotos, principalmente, durante o dia.

Por que o Poco M3 é uma opção de melhor celular da Xiaomi?

Opinião do editor: "A linha Poco tem uma pegada mais gamer e, apesar de não ter configurações tão poderosas, o Poco M3 vai rodar bem jogos mais leves. É um smartphone com tela de qualidade e áudio estéreo, algo que os gamers devem gostar. Outro ponto positivo é a bateria de 6.000 mAh, que oferece uma boa autonomia. A câmera não é das melhores, mas registra boas fotos durante o dia".

Redmi Note 10S

O celular Xiaomi intermediário Redmi Note 10S tem processador MediaTek Helios G95, que garante ótimo desempenho no dia a dia e até em tarefas mais pesadas. Ele está disponível em versões com quantidades de memórias diferentes: 6 GB ou 8 GB de RAM e 64 GB ou 128 GB de armazenamento.

O conjunto de câmeras é um dos destaques, com quatro lentes traseiras e sensor principal de 64 MP, e uma câmera frontal de 13 MP. Além disso, o smartphone vem com tela de 6,43 polegadas e painel AMOLED, que garante cores mais nítidas. Em relação à bateria, são 5.000 mAh, que garantem autonomia para cerca de dois dias de uso moderado.

Por que o Redmi Note 10S é uma opção de melhor Xiaomi?

Opinião do editor: "Os aparelhos da linha Redmi Note estão entre os mais populares marca e o Redmi Note 10S é, na minha opinião, o melhor celular da Xiaomi no quesito custo-benefício atualmente. Ele combina boas especificações, como câmera de qualidade, ótimo desempenho e bateria duradoura, por um preço mais acessível. É um smartphone que vai agradar à maioria dos usuários".

Poco M3 Pro 5G

O Poco M3 Pro 5G é uma versão turbinada do Poco M3. Como o nome já indica, esse celular Xiaomi é compatível com internet 5G, que deve começar a funcionar no Brasil ainda em 2022. Além disso, tem processador MediaTek Dimensity 700, que garante bom desempenho. Ele está disponível em duas versões: 4 GB de RAM + 64 GB de armazenamento ou 6 GB + 128 GB.

Essa última é ideal para quem faz um uso mais intenso do smartphone. Outros pontos positivos são a bateria de 5.000 mAh com carregamento rápido, a tela de 6,5 polegadas com taxa de atualização de 90 Hz, e o conjunto de câmera tripla com sensor principal de 48 MP.

Por que o Redmi Note 10S é uma opção de melhor celular Xiaomi?

Opinião do editor: "O Poco M3 Pro 5G é uma ótima opção para quem já quer se preparar para a chegada da internet 5G no Brasil. A versão com 6 GB de RAM + 128 GB de armazenamento é minha preferida, pois tende a apresentar um desempenho melhor. De qualquer forma, ambos os modelos são boas opções de celular Xiaomi intermediário. Entre seus destaques, temos um conjunto de câmeras versátil e tela com taxa de atualização de 90 Hz, que deixa as transições de imagem mais fluidas. Conectividade também é um ponto positivo do aparelho, que tem NFC e infravermelho".

Poco X3 Pro

O Poco X3 Pro é um celular Xiaomi gamer, com diversos recursos voltados para quem gosta de jogar. Ele vem com processador Snapdragon 860, um dos mais rápidos do mercado, e memória RAM de 6 GB ou 8 GB. Por isso, é capaz de rodar aplicativos e games pesados com sem travamentos.

Além disso, possui tela 6,67 polegadas, com resolução Full HD+ (2400 x 1080 pixels) e taxa de atualização de 120Hz. Sua bateria conta com 5.160 mAh e carregamento rápido de 33 W. Fechando o conjunto, temos uma câmera traseira quádrupla bastante versátil, com sensor principal de 48 MP. Na frontal, são 20 MP.

Por que o Poco X3 Pro está na lista de melhores celulares da Xiaomi?

Opinião do editor: "O Poco X3 Pro é um dos melhores celulares da Xiaomi, combinando excelente desempenho e bom custo-benefício. O modelo tem processador atual, câmera quádrupla, tela de alta qualidade e bateria que carrega completamente em apenas uma hora. Para os gamers, é uma ótima pedida, pois ainda conta com sistema de resfriamento líquido, taxa de atualização de 120 Hz, som surround e feedback de vibração a cada interação do dedo com a tela".

Redmi Note 10 Pro

O Redmi Note 10 Pro é o mais avançado da linha Note 10 e não poderia ficar de fora da lista de melhores celulares da Xiaomi em 2022. O smartphone tem câmera quádrupla de 108 MP, com inteligência artificial e estabilização óptica, que entrega ótimas fotos. Além disso, conta com uma tela de 6,67 polegadas, resolução Full HD+, taxa de atualização de 120 Hz e tecnologia AMOLED, superior aos displays IPS dos smartphones mais básicos.

O aparelho tem processador de Snapdragon 732G e versões com memória RAM de 6 GB e 8 GB. Para fechar, não podemos deixar de mencionar a bateria de 5.020 mAh com carregamento rápido de 33W.

Por que o Redmi Note 10 Pro é uma opção de melhor celular da Xiaomi?

Opinião do editor: "O Redmi Note 10 Pro é a minha indicação de celular Xiaomi para quem procura um intermediário com recursos premium. O modelo tem um excelente conjunto, com ótimas câmeras, desempenho de ponta, tela de alta resolução e bateria com carregamento rápido. Além disso, chama atenção pelo design mais sofisticado, digno de aparelho top de linha".

Mi 11 Lite

O Mi 11 Lite é a versão mais simples do Mi 11, o melhor celular da Xiaomi à venda no Brasil atualmente. Nem por isso, deixa de lado a ficha técnica poderosa. O aparelho tem design sofisticado, com tela de bordas mínimas e estrutura fina. Seu processador é o Snapdragon 732G, que manda bem ao rodar jogos e apps. Além disso, tem câmeras muito boas, com um conjunto triplo na traseira de 64 MP.

A bateria de 4.250 mAh é suficiente para um dia inteiro longe da tomada. Por fim, vale destacar a tela de 6,55 polegadas, com resolução Full HD+, painel AMOLED e taxa de atualização de 90 Hz. O modelo pode ser encontrado em diferentes versões: com 6 GB ou 8 GB de memória RAM, 64 GB ou 128 GB de armazenamento e com ou sem conexão 5G.

Por que o Mi 11 Lite é uma opção de melhor celular Xiaomi?

Opinião do editor: "Apesar de ser a versão mais simples, o Mi 11 Lite não deixa a desejar em nada e é um dos melhores celulares da Xiaomi em 2022. O modelo tem ótima ficha técnica, com destaque para a variedade de recursos de câmera, sendo ideal para que curte fotografia. Na hora da compra, fique atento às diferentes versões e preços para ter certeza de que está levando o modelo mais adequado para as suas necessidades".

Mi 11

Enquanto a próxima geração não chega ao Brasil, o melhor celular da Xiaomi em 2022 é o Mi 11. O aparelho entrega tudo o que a marca tem de melhor. Ele vem com dos mais potentes processadores da atualidade, o Snapdragon 888, e 8 GB de memória RAM. Seu armazenamento é de 256 GB, valor suficiente para a maioria dos usuários.

Além disso, o smartphone tem tela AMOLED de 6,8 polegadas, com resolução Quad HD (3200 x 1440 pixels), taxa de atualização de 120Hz e tecnologia HDR10. O conjunto de câmeras também dá um show, com sensor principal de 108 MP e diversos recursos para fotos e vídeos. Na câmera frontal, são 20 MP, que rendem ótimas selfies.

Por que o Mi 11 é o melhor celular Xiaomi em 2022?

Opinião do editor: "O Mi 11 é um celular completo, praticamente sem defeitos, com ótimo desempenho, tela e bateria. O conjunto de câmeras é um dos principais destaques, sendo bastante versátil. Aliás, recomendo fortemente como uma opção para quem gosta de gravar vídeos e produzir conteúdos para as redes sociais, porque a variedade de recursos é enorme. Durante os testes com o Mi 11, questiono apenas o custo-benefício, porque ainda é um aparelho caro. Mas, sem dúvidas, é o melhor celular da Xiaomi à venda no Brasil até o momento. Se você tiver condições, vale o investimento".

Se você ainda não tiver certeza sobre qual celular comprar, aproveite para conferir também as seleções abaixo, com indicações atualizadas de smartphones para 2022:

  • Melhor celular Samsung
  • Melhor celular Motorola
  • Melhores celulares