Imagem do Moto E20 de frente e de costas

Moto E20 é bom? Conheça o novo celular da Motorola

O Moto E20 chega para ser o novo celular de entrada da Motorola. Entende se esse modelo é o ideal para suas necessidades

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O Moto E20 foi lançado no Brasil pela Motorola em setembro de 2021 e chega para ser o novo aparelho de entrada da fabricante. Assim como outros modelos da linha E, ele aposta em um hardware simples para uso no dia a dia, aliado a um valor mais acessível.

O Moto E20 tem 2 GB de RAM, 32 GB de armazenamento e câmera dupla. Sua bateria, de 4.000 mAh, dura até 40 horas de acordo com a Motorola. É uma excelente opção para quem tem um uso “básico” de celular e busca um modelo mais barato.

Veja abaixo a nossa análise do aparelho e, no final, confira os melhores preços para comprá-lo no Brasil.

Design do Moto E20

 Imagem da parte frontal e traseira do Moto E20
Design do Motorola Moto E20 (Imagem: Divulgação/Motorola)

O Moto E20 tem um design simples, com cores em degradê e detalhes que lembram fibra de carbono. Seu acabamento é todo em plástico, com laterais e quinas arredondadas. As câmeras traseiras ficam em um módulo vertical, enquanto o sensor biométrico está localizado ao meio da parte traseira.

Na parte frontal, as bordas são finas e o sensor de selfies é alocado em um entalhe no formato de gota. O Moto E20 será vendido em duas cores: azul e cinza. É válido destacar que ele possui entrada para fone de ouvido e um botão lateral que serve de atalho para o Google Assistente.

Tela tem resolução HD+

Imagem do Mtoo E20 reproduzindo um vídeo
Tela Max Vision do Motorola Moto E20 (Imagem: Divulgação/Motorola)

A tela Max Vision do Moto E20 tem 6,5 polegadas e proporção 20:9, que a deixa mais esticada e melhora a experiência na hora de assistir vídeos. A resolução é apenas HD+, por isso o aparelho não oferece imagens em alta resolução. Isso não significa que a imagem é ruim, mas sim que ela não terá um alto nível de detalhes.

Desempenho é para tarefas básicas

Imagem várias abas de apps abertos para ressaltar o processador do Moto E20
O Motorola Moto E20 tem processador octa-core (Imagem: Divulgação/Motorola)

Esse celular usa o processador Unisoc T606, um modelo octa-core que alcança até 1,6 GHz. É um chip indicado para o uso no dia a dia em apps mensageiros, redes sociais e outras ferramentas leves. Para uso casual, é esperado que ele ofereça um bom desempenho, mas travamentos podem aparecer se você tentar rodar aplicativos pesados.

O Motorola Moto E20 ainda conta com 2 GB de memória RAM, por isso não indicamos que você abra vários aplicativos de uma vez. Seu armazenamento interno é de 32 GB, mas é possível aumentar o espaço usando um cartão de memória.

O E20 já chega com o Android 11 instalado em sua versão Go, otimizada para celulares com hardware não tão potente.

Conjunto duplo de câmeras

Foto do conjunto de câmeras do Moto E20
Conjunto de câmeras do Motorola Moto E20 (Imagem: Divulgação/Motorola)

O Moto E20 tem apenas duas câmeras, uma de 13 MP com foco automático e abertura f/2.0, e outra de 2 MP que funciona como sensor de profundidade para realizar o efeito de desfoque no modo retrato, o que deixa as fotos ainda mais estilosas. Para selfies a câmara é de 5 MP.

A empresa destaca os recursos de inteligência artificial usados pela câmera para melhorar as fotos em diferentes ocasiões. É esperado que o Moto E20 consiga fotos boas em ambientes bem iluminados, mas não faça um trabalho tão legal com baixa iluminação ou no período da noite. É válido destacar que o E20 faz filmagens “apenas” em Full HD.

A bateria dura até 40 horas

O Moto E20 possui uma bateria de 4.000 mAh que dura até 40 horas de acordo com a Motorola, ou seja, pouco mais de um dia e meio de autonomia. O celular também conta com carregamento turbo de 15W, que deverá diminuir o tempo total de recarregamento.

Moto E20: ficha técnica

  • Tela: 6,5 polegadas com resolução HD+
  • Processador: Unisoc T606 octa-core
  • Memória RAM: 2 GB
  • Armazenamento interno: 32 GB expansível
  • Câmeras traseiras: 13 MP + 2 MP (sensor de profundidade)
  • Filma em: Full HD
  • Câmera frontal: 5 MP
  • Bateria: 4.000 mAH com carregamento turbo de 15W
  • Cores: Preto e Azul
  • Extras: Entrada para fone de ouvido, dual-chip, tem leitor biométrico na traseira, conexão 4G, Bluetooth 5

Moto E20: preço e custo-benefício

O Moto E20 foi lançado pelo valor sugerido de R$ 999, que apesar de não ser muito caro, está acima do que o celular realmente entrega, quando olhando concorrentes do mesmo valor. No entanto, é esperado que em algumas semanas o aparelho já seja encontrado em valores mais acessíveis.

Nós recomendamos a compra quando o aparelho estiver na faixa dos R$ 800, o preço cobrado por outros celulares de entrada com nível parecido. Em breve, ele estará disponível nas principais lojas. No momento, somente na página oficial da Motorola.

Se o Moto E20 não te agradou, veja mais opções de celulares baratos da Motorola. Caso deseje investir mais em modelos intermediários ou premium, também temos uma seleção dos melhores celulares da Motorola em 2021.