Moto E4 vs Moto E4 Plus: veja as diferenças entre eles

Comparamos o Moto E4 e o Moto E4 Plus para te ajudar a entender as diferenças entre esses celulares Motorola.

Moto E4 vs Moto E4 Plus: veja as diferenças entre eles
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Depois de algum tempo sem renovar a linha Moto E, a Motorola resolveu tirar o atraso em 2017, lançando duas versões do smartphone.

Ainda considerados celulares de entrada, principalmente pelo seu desempenho, eles trazem alguns elementos dignos de smartphones intermediários, o que nos faz acreditar que os aparelhos mais básicos alcançarão um novo patamar de qualidade.

Para entender direitinho as diferenças entre o Moto E4 e o Moto E4 Plus, comparamos os dois smartphones que, basicamente, têm baterias e telas de tamanhos diferentes.

Produto indisponível

Produto indisponível

Tela
5'' HD
5,5'' HD
Processador
Quad core de 1,3GHz (MediaTek MT6737)
Quad core de 1,3GHz (MediaTek MT6737)
Memória RAM
2GB
2GB
Armazenamento
16GB
16GB
Aceita cartão de memória
Sim (até 128GB)
Sim (até 128GB)
Acesso à internet
4G, 3G e Wi-Fi
4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip
Sim
Sim
Leitor de digital
Sim
Sim
NFC
Não
Não
Câmera frontal
5MP com flash
5MP com flash
Câmera traseira
8MP
13MP
Filma em
HD
HD
Bateria
2.800 mAh
5.000 mAh
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Leia também: Moto G5 vs Moto G5 Plus: veja a comparação entre estes Moto G

Tela maior no Moto E4 Plus, mas HD em ambos

Para quem prefere celulares com tela grande, o Moto E4 Plus pode ser a melhor escolha, já que tem 5,5 polegadas, contra 5 polegadas do Moto E4.

Agora, a resolução das telas empata, sendo HD dos dois lados. Porém, como é menor, o display do Moto E4 acaba tendo uma concentração maior de pixels, de 294 pixels por polegada (ppi), enquanto no Moto E4 Plus a densidade é de 267 ppi. Mas não é nada que no uso comum dê para reparar.

Ah, e apesar de terem tamanhos diferentes, o Moto E4 Plus e o Moto E4 têm design bastante parecido. Inclusive, os dois têm acabamento metálico, o que não é nada comum em smartphones de entrada lançados na mesma época.

No desempenho, batalha Moto E4 vs Moto E4 Plus empata

Rodando exatamente com o mesmo processador e tendo a mesma quantidade de memória RAM, o Moto E4 Plus e o Moto E4 entregam um desempenho que é praticamente igual.

Vale destacar que, como o Moto E4 Plus é maior, acaba exigindo um pouco mais de poder de processamento. Mas a diferença de um para o outro só vai mesmo ser percebida se você colocar os dois smartphones Motorola lado a lado e fizer testes de velocidade, já que não é nada muito "gritante".

Quanto ao sistema operacional, ambos também saem de fábrica com a mesma versão, o Android 7.1.1 (Nougat) praticamente sem modificações, o que ajuda a dar mais fluidez aos celulares desta comparação.

Também em comum: leitor de digital, conectividade e suporte para 2 chips

Moto E4 Plus e Moto E4 têm leitor de digital

Outras semelhanças entre o Moto E4 e o Moto E4 Plus estão na conectividade, já que os dois são celulares com 4G, têm Bluetooth 4.2, mas não vêm com NFC.

Além disso, ambos são celulares com leitor de digital, que funciona como o do Moto G5, com a possibilidade de desabilitar os botões virtuais (que aparecem na tela), e usar as funções deles no sensor de digital, o que libera espaço no display, fazendo com que ela pareça maior.

É bom lembrar, também, que os dois são celulares dual chip. E para quem curte games, é legal ficar de olho, porque só o Moto E4 Plus tem giroscópio, ideal para jogos de realidade aumentada, como Pokémon Go.

Câmeras frontais com flash, mas vitória para o E4 Plus na traseira

Motorola E4 Plus

E quando o assunto é câmera, as diferenças entre Moto E4 e Moto E4 Plus começam a ficar mais evidentes. É que, apesar da frontal ser praticamente igual, com 5MP, e ambos serem celulares com flash frontal, a traseira tem uma diferença significativa.

Basicamente, o Moto E4 Plus faz imagens melhores que o Moto E4. Isso porque o primeiro tem sensor de 13MP com abertura f/2.0, e o segundo conta com 8MP e f/2.2. Ou seja, no Moto E4 Plus as fotos ficam maiores, mais nítidas, e ainda por cima mais claras.

Bateria de 5.000 mAh do Moto E4 Plus é seu maior diferencial

E se tem um ponto em que, com certeza, o Moto E4 Plus é melhor que o Moto E4, é no quesito bateria. Com 5.000 mAh de capacidade, a versão Plus consegue aguentar mais de um dia de uso longe das tomadas tranquilamente.

Enquanto isso, o Moto E4 traz quase a metade, 2.800 mAh, o suficiente para um dia de uso moderado. Mas uma vantagem é que os dois smartphones que estamos comparando vêm com carregador rápido de 10W.

Qual comprar: Moto E4 ou Moto E4 Plus

De fato, o Moto E4 Plus leva vantagem em mais quesitos, como bateria e câmera. Sua tela grande também pode agradar a quem prefere displays assim.

No entanto, se o orçamento estiver curto, ou se você preferir um smartphone com tela menor, o Moto E4 não vai decepcionar, já que traz o mesmo processador da versão Plus, sua bateria aguenta um dia de uso, e ele também tem leitor de digital e acabamento metálico, assim como o modelo mais caro.

Veja os preços do Moto E4 e do Moto E4 Plus:

Leia também: Melhores Celulares Bons e Baratos para Jogos