Moto E40 rosê e grafite, dispostos lado a lado, mostrando frente e verso em fundo roxo

Moto E40 vale a pena? Conheça o novo Motorola de entrada

O Motorola Moto E40 possui câmera principal de 48MP e chama atenção com a tela Max Vision HD+ de 6,5 polegadas com taxa de atualização de 90Hz

Gabriel FrickeEditor

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

A Motorola lançou neste dia 8 de outubro de 2021 mais um celular para aumentar seu portfólio em 2021. Trata-se do Moto E40. É um modelo de entrada com sistema de câmera tripla, sendo o principal com 48MP e tecnologia Quad Pixel. A câmera de selfies tem 8MP.

Outro destaque do Moto E40 é a tela Max Vision HD+, que tem 6,5 polegadas e taxa de atualização de 90Hz. Esse número garante imagens fluidas e supera, inclusive, muitos intermediários. A memória RAM é de 4GB, e o armazenamento interno de 64GB. O usuário pode aumentar usando um cartão microSD. O aparelho tem um slot dedicado na gaveta de chips.

Moto E40 com frente e verso mostrando na cor rosê e fundo branco
Moto E40 na versão rosê (Foto: Divulgação/Motorola)

Abaixo, você conhece mais sobre as especificações do Moto E40 e pode entender se esse aparelho vale a pena para você!

Tela com boa taxa de atualização e design sem inovações

A tela Max Vision HD+ é condizente com a categoria. Trata-se de um display grande, de 6,5 polegadas. E, com certeza, a cereja do bolo é a taxa de atualização de 90Hz. Muitos celulares da faixa intermediária possuem somente 60Hz. Modelos gamers costumam ter 120Hz. O Moto E40 fica no meio do caminho, proporcionando boa experiência para assistir filmes e jogar games de ação, já que as imagens são fluidas.

Em termos de design, o modelo não apresenta grandes inovações. Está disponível nas cores grafite e rosê. Na frente, as bordas são pequenas na parte superior, o que garante um bom aproveitamento de tela. Na lateral, elas são maiores. Na traseira, as câmeras ficam em um módulo do lado esquerdo, distribuídas verticalmente.

Moto E40 com frente e verso mostrando na cor grafite e fundo branco
Moto E40 na cor grafite (Foto: Divulgação/Motorola)

As ranhuras no corpo garantem uma boa pegada e, como de costume, o leitor biométrico fica no logotipo da Motorola. É possível desbloquear olhando para a câmera também. Segundo a marca, o acabamento "é texturizado para não deixar marcas de impressões digitais". Há um botão dedicado do Google Assistente na lateral para habilitar comandos de voz no E40.

Conjunto triplo de câmeras com destaque para a principal

A Motorola afirma que o "sistema de câmera foi desenvolvido para atender às suas necessidades em qualquer tipo de luminosidade". O sensor principal tem 48MP (f/2.0) e tecnologia Quad Pixel. Isso garante quatro vezes mais sensibilidade em condições de baixa luminosidade, o que, de fato, deve melhorar a qualidade das imagens.

O sensor de profundidade funciona com a câmera principal. Ele borra o fundo para fazer o recorte do Modo Retrato e tem 2 MP (f/2.4). A terceira é uma lente macro. Ela aproxima o objeto até quatro vezes mais. A resolução é de 2 MP (f/2.4).

Desempenho condizente com modelos de entrada

A Motorola garante que o E40 tem "velocidade necessária" para jogar, assistir a vídeos e capturar momentos em família. De fato, isso é possível com a junção de seu chipset octa-core Unisoc Tiger T700 com seus 4GB de memória RAM.

Trata-se de um desempenho esperado para um modelo básico e deve atender bem nas tarefas diárias (e-mais, redes sociais, apps mensageiros, entre outros). Jogos mais pesados e multitarefas podem pesar um pouco para o E40. Ele vem com Android 11 com a interface MyUx da empresa.

Bateria para quase 2 dias de uso no E40

A bateria do Motorola Moto E40 chama atenção. São 5.000 mAh. Segundo a marca, isso garante até 40h de uso. Em uso mais moderado, pode chegar a até dois dias. O carregamento suportado é de até 10W e é feito via porta USB-C. Ela fica na parte inferior do celular.

Motorola Moto E40: ficha técnica

  • Tela Max Vision HD+ (tipo IPS LCD): 6,5 polegadas e taxa de atualização de 90 Hz;
  • Processador octa-core Unisoc Tiger T700 com 4GB de memória RAM;
  • Memória interna: 64GB (com possível expansão usando cartão microSD);
  • Câmeras: principal de 48 MP (f/2.0) + macro de 2 MP (f/2.4) + profundidade de 2 MP (f/2.4);
  • Câmera frontal (selfies): 8 MP (f/2.2);
  • Dual SIM, 4G e leitor de digitais na traseira (no logotipo);
  • Bateria: 5.000 mAh (carregamento de 10W);
  • Sistema operacional: Android 11
  • Cores: grafite e rosê

Moto E40: preço e custo-benefício

O Moto E40 foi lançado nesta sexta-feira, dia 8 de outubro. Seu preço sugerido pela Motorola é de R$ 1.499. Por menos que isso, é possível apostar em modelos intermediários da própria marca, como o Moto G30. Contudo, a tendência é que, com o passar do tempo, esse valor caia, sobretudo nos varejistas.

Em nosso site, assim que a oferta estiver disponível, você conseguirá ver a flutuação do valor no Histórico de Preços. Caso se interesse pelo aparelho, pode criar um Alerta de Preço e receber notificações quando ele chegar no valor que pode pagar.

Leia outros artigos sobre modelos da Motorola: