Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G4 Plus vs Moto X Play: qual o melhor smartphone intermediário?

Confira o comparativo e descubra qual é o melhor celular para você, Moto X Play ou Moto G4 Plus.

Moto G4 Plus vs Moto X Play
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Lançado em 2015, o Moto X Play já era um bom smartphone intermediário. E, em 2016, a Lenovo, dona da Motorola, trouxe a versão Plus do Moto G 4ª geração, que está no mesmo nível do Moto X Play.

Por isso, comparamos o Moto G4 Plus e o Moto X Play. Confira essa batalha de smartphones Motorola e escolha o seu!

 

Motorola Moto G4 Plus

Motorola Moto G4 Plus

Motorola Moto X Play

Motorola Moto X Play

Tela

5,5'' Full HD

5,5'' Full HD

Processador

Octa core (até 1,5GHz)

Octa core (até 1,7GHz)

Memória RAM

2GB

2GB

Armazenamento

32GB

16GB ou 32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 128GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Câmera frontal

5MP

5MP

Câmera traseira

16MP

21MP

Filma em

Full HD

Full HD

Bateria

3.000 mAh

3.630 mAh

 

Leia também: Moto G4 vs Moto G4 Plus: veja as diferenças e descubra qual é melhor

Telas Full HD e com 5,5 polegadas dos dois lados

Um aspecto em que a gente pode dizer que o Moto G4 Plus e o Moto X Play são iguais é o display. Com 5,5 polegadas e resolução Full HD, ambos exibem ótimas imagens, o que é uma boa notícia para quem curte assistir a vídeos, ou mesmo jogar no celular. Afinal, são 401 pixels por polegada (ppi), que é uma ótima densidade.

Além disso, tanto o Moto X Play quanto o Moto G Plus contam com a proteção Gorilla Glass, para evitar arranhões e outros danos na tela, e ainda têm um revestimento para repelir respingos d'água.

No desempenho, quase um empate

Tudo bem que o Moto G4 Plus traz um processador que é a evolução do chip encontrado no Moto X Play. Mas, na prática, os dois celulares têm um bom desempenho, sendo capazes de rodar praticamente todos os aplicativos com fluidez, apesar do Moto G Plus ligar mais rapidamente e marcar mais pontos em testes de benchmark.

Para ser mais específico, o Moto G4 Plus é equipado com o Qualcomm Snapdragon 617, enquanto o Moto X Play vem com Snapdragon 615. E eles contam com a mesma unidade de processamento gráfico (GPU), a Adreno 405.

Então, aqui, podemos dizer que temos um empate técnico: se você quer um celular veloz, pode ter certeza que ambos vão te atender. Até porque, eles vêm com o sistema operacional sem modificações, como já é característico da marca.

Foco laser é destaque na câmera do Moto G4 Plus

Mesmo a câmera traseira do Moto X Play tendo mais megapixels, nesse quesito, o Moto G4 Plus é que se destaca, graças ao seu foco laser. Com ele, o celular é capaz de focar mais rapidamente, deixando as fotos mais nítidas, mesmo em cenas em movimento, além de favorecer as imagens feitas em locais mal iluminados.

Vale ressaltar ainda que ambos os smartphones comparados contam com: foco automático de detecção de fase, ideal para não perder o foco de um objeto em movimento; flash LED duplo para equilibrar as cores; são celulares que filmam em Full HD; têm lente traseira com abertura f/2.0; e contam com câmera frontal de 5MP, que entregam resultados parecidos.

Moto G4 Plus traz leitor de digital

Moto G4 Plus tem leitor de digital

Um dos principais diferenciais do Moto G4 Plus é o leitor biométrico. Primeiro celular Motorola a contar com o sensor, o Moto G4 Plus permite o desbloqueio do smartphone com a digital do usuário, garantindo praticidade e segurança.

NFC e comando de voz sempre ativo no Moto X Play

Mas uma das vantagens do Moto X Play é a tecnologia NFC, que é aquela que permite a troca de informações entre dois aparelhos só chegando um perto do outro, e que também pode ser usada para fazer pagamentos usando o celular como um cartão de crédito.

Outro ponto bacana no Moto X Play é o comando de voz que está sempre ativo. Isso quer dizer que basta você falar "Ok, Google", mesmo com a tela apagada, que o recurso é ativado.

Ah, mas a Moto Tela está presente em ambos os smartphones. Ou seja, só passando a mão por cima ou dando uma mexidinha no celular, Moto X Play e Moto G4 Plus mostram a hora, a data e as notificações, por exemplo.

Os dois também contam com aquelas funções já conhecidas da Motorola, como a que ativa a câmera rapidamente quando você gira o celular de um lado ao outro, ou a que liga a lanterna (flash LED) a partir de duas chacoalhadas no aparelho.

Qual bateria dura mais, a do Moto X Play ou a do Moto G Plus?

Moto X Play vem com carregador

Como o Moto X Play tem bateria com capacidade de 3.630 mAh, e o Moto G4 Plus conta com 3.000 mAh, o primeiro tem duração maior, apesar de o Moto G4 Plus aguentar um dia de uso moderado. Agora, Moto X Play e Moto G4 Plus carregam em um instante, pois já vêm com o carregador TurboPower na caixa.

Moto G4 Plus ou Moto X Play: qual é melhor?

O Moto X Play ainda não deixou de ser uma boa opção de smartphone intermediário. Mas com a chegada do Moto G4 Plus, seu reinado fica ameaçado, já que esse é um Moto G na mesma faixa de preço, e que oferece diversas vantagens como o leitor de digital, uma leve vantagem no desempenho, o foco laser e, consequentemente, fotos melhores.

Mas se você prefere um smartphone que tenha mais capacidade de bateria, o Moto X Play realmente se sai melhor. Além disso, ele conta com NFC e o comando de voz sempre ativo, vantagens que podem não ser tão relevantes em comparação com as oferecidas pelo Moto G4 Plus.

Veja preços do Moto G4 Plus e do Moto X Play:

 

 

Leia também: Melhores Smartphones na Faixa de 1.500 Reais

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone