Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G4 Plus vs Moto X Style: comparativo de smartphones com bom desempenho

Entre o Moto X Style e o Moto G4 Plus, encontre o melhor smartphone para você.

Moto G4 Plus vs Moto X Style
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Sim, há muitos smartphones Motorola para você escolher. E se você está pensando em bom desempenho, têm dois aparelhos que podem agradar: o Moto X Style e o Moto G4 Plus.

Mas, entre esses dois modelos, qual o melhor smartphone para suas atividades? Descubra agora, neste comparativo:

 

Moto G4 Plus

Moto G4 Plus

Moto X Style

Moto X Style

Tela

5.5'' Full HD

5.7'' Quad HD

Leitor de digital

Sim

Não

Processador

Qualcomm Snapdragon 617 octa core

Qualcomm Snapdragon 808 hexa core

Memória RAM

2GB

3GB

Armazenamento

32GB

32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 128GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

NFC

Não

Sim

Câmera frontal

5MP

5MP

Câmera traseira

16MP

21MP

Filma em

Full HD

4K

Bateria

3.000mAh

3.000mAh

Moto X Style tem tela com resolução Quad HD

A Lenovo (sim, a Lenovo agora é dona da Motorola) conseguiu evoluir com a tela do Moto G4 Plus. Só para você ter uma ideia, a versão anterior – Moto G 3ª Geração – apresenta tela de 5 polegadas com resolução HD. Mas o Moto G4 Plus é maior: ganhou uma tela de 5.5 polegadas e, o melhor, resolução Full HD (1920 x 1080), resultando em 401ppi. Ao olhar a tela desse smartphone, podemos perceber imagens bem nítidas. Para proteger contra riscos, encontramos a tecnologia Corning Gorilla Glass 3.

Acontece que o Moto X Style tem uma resolução ainda maior, a Quad HD (1440x2560), em uma tela bem grande, de 5.7 polegadas. Sendo assim, a densidade de pixels acaba sendo de 520ppi. Para garantir maior proteção, a tecnologia Corning Gorilla Glass 3 também está presente no smartphone. Com isso, a tela do Moto X Style realmente é um dos seus destaques: podemos perceber equilíbrio de cores e bastante nitidez das imagens, sendo melhor do que a tela do Moto G4 Plus.

Mas o Moto G4 Plus ganhou um leitor de digitais

O Moto G4 Plus aumentou de tamanho, mas a Lenovo conseguiu fabricar um smartphone fino: ele tem 15,3cm de altura, 7,6cm de largura e 0,9cm de profundidade. Já o seu peso é este: 157g. Apesar da tela grande, a sua espessura faz o smartphone ser prático de colocar no bolso, por exemplo.

Uma das novidades é que o Moto G4 Plus ganhou um leitor de digital, que permite desbloquear o aparelho de um jeito mais prático e seguro.

Moto G4 Plus

A ergonomia é outro item fundamental, mas, no Moto G4 Plus, sentimos falta de uma pegada mais confortável. Com tela de 5.5 polegadas, usar o smartphone com apenas uma das mãos pode ser uma tarefa não tão prática. Para completar, a traseira é plana, o que pode dificultar o manuseio por toda a grande tela, principalmente se você tiver mãos pequenas.

O Moto X Style tem tela de 5.7 polegadas, mas, no design, o mesmo tamanho do Moto G4 Plus. O bacana é que sua traseira é curvada, facilitando a pegada. Contudo, ele é um celular mais pesado, com 179g. Sua altura é de 15,3cm, a largura é de 7,6cm e a espessura tem 1,1cm.

Ah, e uma informação interessante é que os dois smartphones ainda são resistentes à àgua: contam com uma tecnologia que protege os aparelhos contra exposições moderadas à água, como uma chuva leve. Mas atenção: isso não significa que eles são celulares à prova d'água, tá?

No desempenho, Moto X Style consegue ser ainda melhor

Se você quer bom desempenho, os dois smartphones são capazes de realizar muitas tarefas, inclusive as mais pesadas. Mas, para você entender melhor, podemos classificar assim: o Moto G4 Plus é um eficiente smartphone intermediário, porém o Moto X Style é um top de linha. Aí fica fácil entender que é o Moto X Style o aparelho vencedor no desempenho.

O Moto G4 Plus foi equipado como processador Qualcomm Snapdragon 617, um octa core de 1.5GHz, além de contar com memória RAM de 2GB. Com ele, é possível rodar praticamente todos os aplicativos do sistema Android, e até mais de um por vez. Mas não custa lembrar que ele não chega a ser um top de linha, então se você abrir apps mais pesados ao mesmo tempo, pode ser que o smartphone trave ou demore para carregar.

E é aí que o Moto X Style vai oferecer uma performance maior, pois ele tem processador Qualcomm Snapdragon 808 e memória RAM de 3GB, ou seja, é mais potente, indicado para quem vai abrir vários aplicativos que exigem maior desempenho no dia a dia. Sendo assim, é uma boa opção para quem quer um celular para jogos que tenha gráficos mais elaborados. E jogar em uma tela Quad HD de 5.7 polegadas realmente será uma boa experiência.

Vale lembrar que tanto o Moto X Style quanto o Moto G4 Plus contam com Android Puro, ou seja, sem modificações da fabricante, deixando os aparelhos mais fluidos.

No armazenamento, deu empate!

Para quem precisa de bom espaço para armazenar aplicativos, músicas, fotos e vídeos, os dois smartphones contam com memória interna de 32GB. E se ainda assim esse espaço não for suficiente, eles permitem expandir a memória, via cartão microSD, em até 128GB.

E eles ainda são smartphones dual chip

Outro ponto que os aparelhos têm em comum é o fato de serem celulares dual chip, mas aqui há uma vantagem: eles usam o recurso "dual chip inteligente". Isso quer dizer que, ao fazer uma ligação, os smartphones indicam ou escolhem automaticamente um chip de acordo com a operadora do seu contato ou o histórico de chamadas.

Os dois são celulares com 4G. E o Moto X Style ainda tem tecnologia NFC

Como já era esperado, aqui temos dois smartphones com 4G (além do 3G e Wi-Fi), garantindo um acesso mais rápido à internet.

No entanto, vale você ficar de olho em outras tecnologias. E aqui quem ganha, mais uma vez, é o Moto X Style, que foi equipado com NFC, permitindo a troca de informações com outros aparelhos compatíveis, e sem precisar usar fios.

Para a hora das fotos, o vencedor é o Moto X Style, mais uma vez

Chegou a hora de falar sobre um ponto que muita gente curte: um bom celular para fotos. O vencedor, nesse quesito, também é o Moto X Style. Esse smartphone tem câmera de 21MP, com abertura de f/2.0 e flash duplo com equilíbrio de cores. Resultado: fotos nítidas, com bastante qualidade. Além das fotos, esse é ainda um eficiente smartphone para quem gosta de criar vídeos, já que filma em 4K.

Moto X Style

O Moto X Style é, ainda, uma opção interessante de smartphone para selfies: a câmera frontal tem 5MP, com abertura de f/2.0 – uma abertura bem satisfatória para uma câmera secundária, e é essa abertura que vai determinar a entrada de luz. E ainda tem mais: um dos diferenciais da sua câmera frontal é que, nela, você ainda encontra o flash, para fazer selfies inclusive em locais com baixa luminosidade.

Apesar de não contar com câmeras tão avançadas como as câmeras encontradas no Moto X Style, o Moto G4 Plus é mais uma opção de smartphone eficiente para suas fotos. A traseira conta com16MP e também tem abertura de f/2.0, além de contar com flash dual LED com equilíbrio de cores. Para fazer vídeos, a câmera principal do Moto G4 Plus filma em Full HD.

Na câmera frontal, também encontramos a resolução de 5MP. No entanto, a abertura fica um pouco atrás – é de f/2.2. Para completar, não encontramos flash nessa câmera frontal, mas, para compensar essa ausência, a Lenovo usa o recurso flash da tela: a tela ganha uma luz, iluminando o seu rosto na hora das selfies. O efeito não é tão eficaz quanto o flash tradicional, mas pode dar aquela ajudinha, principalmente em ambientes com pouca luz.

Na bateria, os dois smartphones contam com boa autonomia

Os dois aparelhos têm bateria com capacidade de 3.000mAh. Apesar de a duração real depender das tarefas que você realiza no dia a dia, uma bateria com essa capacidade consegue aguentar um dia, com uso moderado. A vantagem é que esses smartphones vêm com o carregador rápido, que oferece maior duração da bateria, e em poucos minutos de carga.

Chegou a hora de decidir: Moto G4 Plus ou Moto X Style?

Com todas essas informações, ficou fácil perceber que o Moto X Style é o vencedor. Ele ganha na tela, na câmera e, o melhor, no desempenho, mostrando ser uma opção bem interessante para quem realiza atividades mais pesadas.

Mas o Moto G4 Plus é um bom celular, claro. Vem com várias tecnologias também presentes no Moto X Style, como acesso à internet 4G, dual chip e, no desempenho, consegue rodar a maioria dos aplicativos. Ah, e não podemos deixar de fora o seu leitor de digitais – que foi o seu maior diferencial neste comparativo. Para quem há tempos curte a linha Moto G, certamente percebeu que, com o Moto G4 Plus, a Lenovo entregou um smartphone intermediário, porém bem mais moderno.

Aqui temos duas opções de smartphones Motorola. Mas se você quer ainda mais desempenho, ponto para o Moto X Style!

Veja preços do Moto G4 Plus e do Moto X Style

 


Leia também: Moto G4 vs Moto G4 Plus: veja as diferenças e descubra qual é melhor

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone