Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G4 vs Moto G3: saiba o que mudou na nova versão deste smartphone Motorola

Descubra o que mudou na nova versão do Moto G e se ele continua sendo um smartphone com bom custo/benefício.

moto g4 vs moto g3, moto g3 vs moto g4
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Um dos smartphones mais queridos do Brasil - e do mundo - está de cara nova e promete ser mais um grande sucesso. Estamos falando do Moto G4, é claro, a nova versão do famoso Moto G 3ª Geração.

E quem duvidava que a Lenovo fosse dar continuidade a essa linha de sucesso, tem o lançamento dos smartphones Moto G4 como prova de que a marca ainda vai brigar pelo seu lugar no mercado.

Com melhorias na tela e principalmente no desempenho, o Moto G 4ª Geração ficou ainda melhor do que o seu antecessor, que já era bom. E se você quiser saber exatamente quais foram as mudanças, dê uma olhada neste comparativo e fique por dentro!

 

 

Moto G4

Moto G4

 

Moto G3
Moto G3

Tela

5,5" com resolução Full HD

5" com resolução HD

Processador

Octa core de 1.5GHz

Quad core de 1.4GHz

Memória RAM

2GB

1GB

Armazenamento

16GB

16GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 32GB)

Conectividade

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Tv Digital

Sim

Não

Câmera traseira

13MP

13MP

Filma em

Full HD

Full HD

Câmera frontal

5MP

5MP

Bateria

3.000mAh

2.470mAh

2GB de memória RAM e processador octa core embalam o Moto G4

Uma das principais mudanças que aconteceram da versão antiga do Moto G para a nova foi em relação ao hardware. O Moto G4 veio equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 617, com oito núcleos, rodando a até 1.5GHz, enquanto a versão anterior contava com um processador inferior, de apenas 4 núcleos e velocidade de 1.4GHz (Qualcomm Snapdragon 410).

O processador por si só representa uma grande melhoria no desempenho do celular, já que ele é de uma categoria acima, podemos dizer, e por isso executa tarefas mais pesadas e com maior velocidade. Além disso, o Moto G4 ainda ganhou um "plus" em memória RAM, que agora é 2GB ao invés de apenas 1GB como no modelo antigo. Tudo bem que já existia a versão Moto G3 Turbo, com os mesmos 2GB de memória RAM, mas ainda assim o Moto G4 leva vantagem, já que seu processador continua sendo mais avançado.

O que você precisa saber é que o Moto G4 tem mais poder de fogo do que seus antecessores e por isso, roda fluidamente aplicativos mais pesados e é bem mais esperto em multitarefas. Além disso, ele continua com o "Android puro", ou seja, sem alterações. E este sempre foi grande aliado do bom desempenho encontrado nos aparelhos da linha Moto G.

Falando em sistema operacional, a nova versão já vem com o Android 6.0 (Marshmallow) de fábrica, que conta com algumas melhorias, como o modo de economia de bateria, mais segurança para o usuário e menos apps pré-instalados.

Agora, só não podemos esperar do Moto G 2016 a mesma resposta de um smartphone top de linha, ok? Pois este não é o propósito do aparelho. Ele é indicado, assim como o Moto G 3ª Geração, para as tarefas do dia a dia, como acessar as redes sociais, checar e-mails, navegar na internet e, até, para jogos e aplicativos mais elaborados, mas que não exijam tanto de gráfico e desempenho.

No armazenamento, os dois smartphones Morotola ficam empatados, pois ambos contam com 16GB de memória interna, sendo que uma parte já vem ocupada com o sistema operacional e com os apps pré-instalados. O que muda aqui é que no Moto G 4ª Geração você pode usar um cartão de memória (MicroSD) de até 128GB, já no Moto G 3ª Geração, o slot de memória só suporta cartões de até 32GB.

Moto G4 está maior e mais atraente

Com os "phablets" cada vez mais fortes no mercado, a tendência é de que surjam novos smartphones com tela grande. E assim como o Samsung Galaxy J7 2016 - lançado recentemente - e outros smartphones intermediários, o novo Moto G veio com tela de 5,5 polegadas para atender ao público das "telonas".

Mas não pense que o Moto G4 cresceu muito em tamanho, pois o aparelho tem cerca de um centímetro a mais do que o Moto G 3ª Geração, que conta com display de 5 polegadas. E tem mais: ele conseguiu ficar mais fino, mesmo com a tela maior. E a gente explica o porquê: o Moto G4 tem design mais refinado e melhor enquadramento do display no aparelho, com isso ele perdeu o aspecto bruto encontrado no Moto G 3ª geração.

Sendo assim, vale dizer que o Moto G4 está de cara nova e que promete agradar. Ponto positivo para ele.

Moto G4 e Moto G3 lateral

Outra diferença que podemos notar entre os dois modelos é a resolução. Enquanto o Moto G 3ª Geração vem com tela HD (720x1280 pixels), o Moto G4 foi desenvolvido com um display Full HD (1920x1080). São 294ppi do Moto G3 contra 401ppi do Moto G4. Na prática, quanto maior for esse número, maior a qualidade da imagem. Então, quem gosta de assistir a vídeos no celular, vai ficar feliz com a evolução.

Aumento de capacidade de bateria + recarga rápida

Como já era de se esperar, a nova versão do Moto G também teve uma boa evolução na capacidade total de bateria. O aparelho conta agora com 3.000mAh, sendo 530mAh a mais do que o Moto G3 com seus humildes 2.470mAh. De acordo com a Lenovo, o Moto G4 tem "uma bateria que dura o dia todo", mas isso vai depender, claro, do uso que você vai fazer do celular. Por exemplo, se você for passar horas jogando, pode ser que a bateria não dure tanto assim. Aí, nesse caso, a nova tecnologia de recarga rápida presente no Moto G4 ajuda bastante, pois você pode conseguir algumas horas a mais de autonomia em poucos minutos.

Em conectividade, tudo igual

O Moto G 3ª Geração é um celular dual chip, sim, e o Moto G4 continua oferecendo a vantagem de você poder aproveitar duas operadoras em um só aparelho. E não podia ser diferente com os outros recursos, como o acesso a internet 4G, 3G e Wi-Fi, além da conexão Bluetooth, que também está presente nos dois modelos.

A única diferença que o Moto G4 poderia apresentar em relação ao seu antecessor era a tecnologia NFC, que já está presente na maioria dos smartphones da mesma categoria. Mas como o Moto G4 não conta com esse recurso, os aparelhos ficam empatados em conectividade. O que só mostra que o Moto G 3ª Geração continua sendo uma boa opção.

O novo Moto G ainda tem TV Digital

Também vale a pena conferir nos smartphones aqueles recursos extras, que garantem a diversão. Por exemplo: você já pensou em ter um celular com tv digital? A vantagem, aqui, é que esse recurso pode ser encontrado no Moto G4. Mas também tem o Moto G3 com TV Digital.

E aqui a gente dá a dica: na hora da compra, observe essa informação... se realmente TV Digital é um recurso que você faz questão, é bom ficar de olho nas especificações do produto, para ter em mãos a versão certa.

Moto G4 e Moto G 3ª Geração também empatam na hora da foto

Considerado também um smartphone bom pra fotos, o Moto G 3ª Geração conta com um sensor principal de 13MP e abertura de f/2.0, que captura maior luminosidade na hora do clique e possibilita fotos nítidas, mesmo em ambientes pouco iluminados. A câmera traseira também vem com foco automático e flash LED duplo com equilíbrio de cores, para dar às fotos um tom mais natural.

Por sua vez, a câmera principal do Moto G4 é praticamente igual, com os mesmos 13MP e abertura de f/2.0, além de foco automático e o flash LED duplo. Mas então, o que mudou? Basicamente, o software da câmera.

O Moto G4 tem, fora o Modo HDR e o Modo Panorama, dois recursos bacanas que são destaques: a Melhor Foto e a opção Profissional. O primeiro recurso registra fotos antes e depois de você ter tocado na tela e, logo em seguida, escolhe a melhor opção. Já o segundo, permite que você faça ajustes avançados na câmera, como mexer no ISO ou no Balanço de Branco, por exemplo.

Moto G4 Câmera

Na hora da selfie acontece a mesma coisa, os dois celulares apresentam resultados muito parecidos, pois ambos têm câmeras frontais de 5MP com abertura de f/2.2 e lente com ângulo aberto, para que mais pessoas caibam na foto.

Sendo assim, em termos de qualidade das câmeras, podemos considerar um empate técnico, porque os dois smartphones entregam resultados satisfatórios para quem gosta de registrar todos os momentos. Mas se fotografia é o seu forte, pode ser que o Moto G4 Plus combine mais com você. Ele é um dos outros 2 modelos lançados junto com o Moto G4 e tem câmera traseira com um sensor de 16MP.

Leia também: Moto G4 vs Moto G4 Plus: veja as diferenças e descubra qual é melhor

Então, qual dos dois é o melhor smartphone Motorola para você?

Não é novidade dizer que o Moto G 3ª Geração é um dos melhores smartphones intermediários e que se encaixa também na categoria dos celulares com bom custo/benefício. E isso se deve ao fato de ele ter um bom desempenho aliado ao seu preço justo e acessível. O conjunto de câmeras e o design divertido e personalizável da traseira também renderam para o Moto G3 uns bons comentários.

Mas já era esperado que uma nova versão viesse logo para substituí-lo, trazendo novidades. E o Moto G4 cumpriu direitinho seu papel ao chegar com um processador melhor e mais memória RAM para garantir a evolução do desempenho do aparelho. Outro ponto positivo foi a melhoria na resolução da tela, que passou a ser Full HD e ganhou polegadas a mais.

O Moto G4 é uma versão aprimorada do Moto G3 e por isso ele vence essa disputa. Mas é válido dizer que, junto com as melhorias, o Moto G4 trouxe um preço mais alto, o que pode ser um fator relevante na hora de você escolher qual comprar.

Se você está pensando em investir em desempenho, o Moto G 2016 é a melhor opção. Mas se esse é o momento de economizar, o Moto G 2015 continua valendo a pena, já que ele não ficou tão atrás assim do modelo novo.

Leia também: Moto G4 vs Moto G4 Play: qual smartphone Motorola escolher?

Veja preços do Moto G4 e do Moto G3

 

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone