Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G4 vs Moto G4 Play: qual o melhor celular Motorola para você?

Colocamos lado a lado o Moto G4 e o Moto G4 Play para descobrir as diferenças e saber qual é melhor.

Moto G4 vs Moto G4 Play
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Na dúvida sobre qual o smartphone da linha Motorola Moto G é o melhor para você? Comparamos dois deles, o Moto G4 Play e o Moto G4, para você entender as diferenças entre eles e escolher o ideal: o mais potente ou o mais básico? Dá só uma olhada na nossa análise!

 

Motorola Moto G4

Motorola Moto G4

Motorola Moto G4 Play

Motorola Moto G4 Play

Tela

5,5'' Full HD

(1920x1080 pixels)

5'' HD

(1280x720 pixels)

Processador

Octa core (1,5GHz)

Quad core (1,2GHz)

Memória RAM

2GB

2GB

Armazenamento

16GB

16GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 128GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Câmera frontal

5MP

5MP

Câmera traseira

13MP

8MP

Filma em

Full HD

Full HD

Bateria

3.000 mAh

2.800 mAh

 

Leia também: Moto G4 vs Moto G4 Plus: veja as diferenças e descubra qual é melhor

Telas com tamanhos diferentes e com mais resolução no Moto G4

Se você prefere celulares com tela grande, saiba que o Motorola Moto G4 tem 5,5 polegadas e ainda traz resolução Full HD, resultando em 401 pixels por polegada (ppi).

Agora, se para você, um smartphone precisa caber no bolso, talvez o Moto G4 Play agrade mais com suas 5 polegadas. A desvantagem dele com relação ao Moto G4 é que seu display é HD, com 294 ppi. Não que ele exiba imagens ruins, mas não tem tanta nitidez quanto o Moto G4, por exemplo.

No design, Moto G4 Play e Moto G4 são bastante parecidos, apesar do Play ser menor e um pouco mais leve. Vale lembrar, ainda, que ambos os celulares contam com aquele nanorrevestimento que protege o aparelho de respingos d'água, deixando-o mais resistente.

No desempenho, Moto G4 tem mais poder de fogo

Aqui, fica bem fácil entender por que o Moto G4 é melhor que o Moto G4 Play. O primeiro é equipado com processador Qualcomm Snapdragon 617, um octa core de 1,5GHz, enquanto o Moto G4 Play traz o Snapdragon 410, que é o mesmo do Moto G 3ª geração, por exemplo.

Sendo assim, o Moto G4 Play só não se iguala ao Moto G 3ª geração por causa da sua memória RAM de 2GB, que é a mesma quantidade oferecida pelo Moto G4.

Mais uma semelhança entre o Moto G4 e o Moto G4 Play é o sistema operacional, o Android 6.0 (Marshmallow), que não foi modificado pela Motorola, dando ainda mais fluidez aos smartphones.

No geral, os dois são bons celulares Motorola, mas se você gosta de jogar ou rodar aplicativos mais pesados, o Moto G4 pode ser o melhor. Porém, se você é um pouco menos exigente, economizar com o Moto G4 Play também pode ser interessante, uma vez que ele roda a maioria dos aplicativos sem engasgos, inclusive Pokémon Go.

Internet 4G também nos dois celulares, mas outras funções desempatam

Por falar em Pokémon Go, um recurso para esse e outros jogos de realidade aumentada a gente só encontra no Moto G4, que é um celular com giroscópio. Só com ele você consegue visualizar os objetos, como um Pokémon, em um cenário real. Mas se você acha a tecnologia dispensável, vá de Moto G4 Play!

Sobre a conexão com a internet, tanto o Moto G4 quanto o Moto G4 Play são celulares com 4G. Vale lembrar, ainda, que o Moto G4 conta com Bluetooth 4.2 e o Moto G4 Play com uma versão anterior, a 4.1.

Armazenamento de 16GB e suporte para dois chips em ambos os celulares

A memória interna do Moto G4 e do Moto G4 Play fica na média com 16GB. E se você precisar de mais espaço, basta investir em um cartão de memória de até 128GB.

Outro ponto em comum é que ambos são celulares dual chip, o que quer dizer que você vai poder aproveitar as promoções de duas operadoras diferentes.

E se você curte assistir à televisão no smartphone, o ideal é investir no Moto G4, que além de ser um celular com TV digital, tem tela com melhor qualidade. Mas também há a versão do Moto G4 Play DTV Colors, que vem com TV digital e uma traseira colorida para trocar.

Quer fazer boas fotos com o celular? Escolha o Moto G4

Para quem gosta de fazer fotos com o smartphone, o Moto G4 também se mostra a melhor opção, em comparação com o Moto G4 Play. Seu sensor traseiro, por exemplo, tem resolução máxima de 13MP e abertura f/2.0, enquanto o Moto G4 Play traz câmera de 8MP com abertura f/2.2, ou seja, entra menos luz pela lente dele.

Mais uma diferença é no flash, que é simples no Moto G4 Play, e duplo no Moto G4, deixando as cores mais naturais e sem aquele efeito estourado comum em imagens em que o flash é usado.

Em comum, Moto G4 e Moto G4 Play contam com auto HDR, recurso ideal para fotos em condições ruins de luminosidade, além de fazerem foto panorâmica, contarem com alguns ajustes manuais como foco e exposição, e serem celulares que filmam em Full HD.

Mas é bom lembrar que aquele recurso que abre a câmera rapidamente, só girando o celular de um lado ao outro, você só vai encontrar no Moto G4.

Passando para as câmeras frontais, elas são bem parecidas, com 5MP, abertura f/2.2 e flash virtual nos dois smartphones Motorola comparados. A maior diferença fica por conta da lente com abertura grande angular de 85º do Moto G4, permitindo a captura de mais objetos na imagem.

No quesito câmera, o Moto G4 se sai melhor mesmo, mas a diferença não é tão grande assim se você só quiser mesmo um celular para fazer fotos para publicar nas redes sociais de vez em quando.

Recurso Moto Tela é destaque no Moto G4 e no Moto G4 Play

Um detalhe bacana que encontramos tanto no Moto G4 Play quanto no Moto G4 é a Moto Tela. O recurso já é conhecido da Motorola, mas antes só vinha em aparelhos mais caros, como os da linha Moto X.

Ele funciona basicamente assim: quando você dá uma mexidinha no Moto G, ele exibe a hora, a data e as suas notificações, evitando que você precise acender a tela toda hora para ver essas informações.

Moto G4 Play tem recurso Moto Tela

Qual bateria dura mais: do Moto G4 ou do Moto G4 Play?

Comparando friamente a bateria do Moto G4 Play com a do Moto G4, percebemos que o primeiro conta com capacidade de 200 mAh a menos. No entanto, sua tela é menor, tem menos resolução, e seu processador também é menos potente.

Então, no fim das contas, os dois conseguem ficar praticamente o mesmo tempo acordados, e aguentam um dia inteiro de uso moderado, ou seja, mesclando as principais funções, e sem deixar a tela acesa a maior parte do tempo.

Também é bom destacar que a bateria do Moto G4 Play é removível, e a do Moto G4 não está acessível. Dessa maneira, quem gosta de andar com uma bateria sobressalente pode preferir o Moto G4 Play.

Moto G4 ou Moto G4 Play: escolha o ideal para você

Enfim, chegou a hora de decidir qual desses celulares Motorola é o melhor para você: Moto G4 Play ou Moto G4.

No geral, os dois são bons smartphones, mas como o Moto G4 custa mais, é preciso saber se as vantagens apresentadas por ele compensam para você. Os dois, por exemplo, rodam praticamente todos os aplicativos com fluidez, mas a tela do Moto G4 é maior e melhor, o que dá certa vantagem em jogos e na hora de assistir a vídeos.

O Moto G4 também tem câmera traseira melhor. Mas levando em consideração que ele traz poucas vantagens com relação ao Moto G4 Play, o aparelho mais em conta apresenta um melhor custo/benefício.

Veja preços do Moto G4 e do Moto G4 Play:

 

 

Leia também: Melhores Celulares Custo/Benefício do Momento

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone