Moto G4 vs Moto G4 Play: qual smartphone Motorola escolher?

Entre Moto G4 Play e Moto G4, descubra qual smartphone oferece as maiores vantagens para você.

Moto G4 vs Moto G4 Play: qual smartphone Motorola escolher?
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Já faz tempo que o Moto G é considerado um dos smartphones com melhor custo/benefício. Agora, quando chegou na 4ª Geração, essa versão do Moto G não veio sozinha, pois a Motorola também apresentou o Moto G4 Plus (uma versão mais avançada) e o Moto G4 Play, uma opção mais básica, é verdade, mas que vem com algumas vantagens bem úteis para o dia a dia. Com isso, há versões do Moto G4 para todos os gostos (e bolsos!).

Aí sabe o que preparamos aqui? Um comparativo entre o Moto G 4ª Geração e o Moto G 4 Play. Confira e escolha o melhor smartphone Motorola para você.

Produto indisponível

Produto indisponível

Tela
5.5'' Full HD
5'' HD
Processador
Octa core 1.5GHz
Quad core 1.2GHz
Memória RAM
2GB
2GB
Armazenamento
16GB
16GB
Aceita cartão de memória
Sim (até 128GB)
Sim (até 128GB)
Acesso à internet
4G, 3G e Wi-Fi
4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip
Sim
Sim
Câmera frontal
5MP
5MP
Câmera traseira
13MP
8MP
Filma em
Full HD
Full HD
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Moto G4 é um celular com tela grande – e com resolução Full HD!

Vamos começar a falar do Moto G4 Play. Esse smartphone conta com o tamanho padrão para um smartphone intermediário, e oferece tela de 5 polegadas com resolução HD, resultando em 294ppi. É uma tela que oferece boa qualidade de imagem, claro, mas também bem comum, presente em vários outros aparelhos da mesma categoria.

O destaque, aqui, fica para o Moto G4, que ganhou uma tela maior, de 5.5 polegadas, e resolução Full HD. Com isso, garante imagens bastante nítidas, sendo ótimo para várias tarefas, como visualizar suas fotos ou assistir a vídeos no YouTube.

Motorola Moto G4

Se você colocar os dois aparelhos lado a lado, vai perceber que, no tamanho, a diferença é boa, sim. E, neste ponto, você precisa ficar de olho, de acordo com o seu perfil. Tem gente que curte bastante uma tela grande, principalmente para visualizar vídeos, jogar... mas também há pessoas que acham um smartphone acima de 5 polegadas grande demais, principalmente se as mãos forem pequenas. Nesse caso, um celular mais compacto realmente é mais prático de manusear. Sendo assim, vale levar essas informações para o seu dia a dia.

O que esses smartphones têm em comum é que eles receberam uma proteção contra água, chamada de tecnologia de nanorrevestimento. Isso quer dizer que há uma barreira que protege o aparelho contra a exposição moderada à água. Então eles são celulares à prova d'água? De acordo com a própria fabricante, não. Não são à prova d'água. Porém suportam algumas situações, como a água de um copo que, sem querer, derrama sobre o aparelho, ou uma chuva fraca.

No desempenho, ponto para o Moto G4!

Logo no início deste comparativo contamos para você: o Moto G4 Play é uma versão mais simples do Moto G4. Com isso, já podemos concluir que o Moto G4 garante um melhor desempenho.

Mas aí você precisa pensar nas tarefas que realiza com um celular. Se um aparelho mais básico é capaz de rodar todos os aplicativos que você costuma usar (apps mais leves, no caso), se você quer mesmo é usar redes sociais e tirar fotos do a dia, vamos combinar, então, que você pode optar por um smartphone não tão avançado assim, mas que tem a medida certa para o seu cotidiano, e sem precisar investir alto na hora da compra.

Para você entender melhor, vamos falar sobre as especificações do Moto G4 Play. Esse é um aparelho que conta com processador quad core Qualcomm Snapdragon 410, de 1.2GHz, e memória RAM de 2GB. Com essas características, o smartphone permite rodar praticamente todos os apps do sistema Android. Porém, vale lembrar que não é o modelo mais indicado para abrir aplicativos mais pesados (como games mais elaborados) ou realizar várias tarefas ao mesmo tempo, pois o aparelho pode travar ou demorar para carregar.

Com o Moto G4, já podemos observar um desempenho melhor. Apesar de o Moto G 4ª Geração também apresentar a memória RAM de 2GB, o destaque fica no processador: octa core Qualcomm Snapdragon 617, de 1.5GHz. Na prática, significa dizer que o Moto G4 está pronto para rodar até alguns apps mais pesados do sistema Android, e sem travamentos.

E por falar no sistema operacional Android, os smartphones saem de fábrica rodando a versão Android 6.0.1 Marshmallow. Como já aconteceu em versões anteriores de smartphones Motorola, nesses smartphones encontramos a experiência do "Android puro", ou seja, sem alterações da fabricante e conhecido por ser mais fluido.

Na memória interna, empate. Tanto o Moto G4 quanto o Moto G4 Play apresentam memória interna de 16GB, uma boa capacidade. E se você acha pouco, a vantagem é que esses smartphones aceitam cartão microSD de até 128GB.

Eles também são smartphones dual chip. E ainda têm tecnologia 4G!

Chegamos agora a alguns pontos que mostram o Motorola Moto G4 Play disputando espaço lado a lado com o Motorola Moto G4. Ambos são celulares dual chip, permitindo aproveitar o melhor de diferentes operadoras. Mas as semelhanças não param por aí.

Outra vantagem é que eles também são celulares com 4G (além de contarem com 3G e Wi-Fi, claro), garantindo um acesso mais rápido à internet.

Em algumas especificações, o Moto G4 não evoluiu tanto assim, é verdade. Se você for considerar que alguns smartphones da sua categoria já começam a oferecer a tecnologia NFC, por exemplo, o Moto G4 não teve grandes inovações.

Então vale você ficar de olho no Moto G4 Play, que acabou ganhando uns pontinhos aqui, mostrando que, em algumas especificações, não fica devendo para o Moto G4.

Só que Moto G4 é melhor na hora das fotos

Mas calma que o Moto G4 ainda não mostrou todo o seu potencial por aqui. Sendo assim, vamos falar agora da câmera desse smartphone.

A sua câmera principal conta com 13MP e abertura de f/2.0, permitindo maior entrada de luz mesmo em ambientes com baixa luminosidade. A câmera vem, ainda, com flash LED duplo, que otimiza e garante um equilíbrio de cores.

Outros recursos presentes na câmera do Moto G4 são zoom digital de 4x, Panorama e estabilização de vídeo. E se você também gosta de ter um smartphone em mãos para filmar, com o Moto G4 é possível criar vídeos em Full HD. Como a resolução do display é Full HD, seus registros vão ficar com bastante qualidade.

Para quem está à procura de um bom smartphone para selfies, o Moto G4 também pode agradar. Ele conta com câmera de 5MP, com abertura de f/2.2, e flash da tela: a tela recebe uma luz, que aparenta ser um flash, iluminando o rosto na hora do click. Uma das vantagens é também a lente de ângulo aberto, que permite mais pessoas no autorretrato.

E quando o assunto é selfie, o Moto G4 Play também oferece a vantagem da câmera frontal de 5MP, além da abertura de f/2.2 e do flash da tela.

Câmera do Moto G4 Play

Já na câmera principal, o Moto G4 Play não se destaca tanto assim, e conta com resolução de apenas 8MP. Tudo bem que a gente não pode olhar apenas a resolução, então aqui contamos outras especificações dessa câmera principal: ela também tem abertura de f/2.2 (assim como a câmera frontal) e flash LED. Nela, encontramos outros recursos que estão presentes no Moto G4, como zoom digital de 4x, Panorama e estabilização de vídeo. Ah, e também filma em Full HD.

Chegou a hora de decidir. Quem é o melhor: Moto G4 ou Moto G4 Play?

Neste comparativo ficou fácil responder: o melhor é o Moto G4. Ele foi o vencedor em vários critérios, como resolução de tela, desempenho e câmera.

Mas aí vale você também dar uma olhada para o Moto G4 Play, claro. Ele conta com 4G, é dual chip, aceita expandir a memória por meio de cartão microSD, entre outras vantagens também presentes no Moto G4. O que queremos dizer com isso é: se você não precisa de um pouco mais de potência no dia a dia (e aqui estamos falando sobre a performance do aparelho), o Moto G4 Play aparece como uma opção interessante.

Veja preços do Moto G4 e do Moto G4 Play:

Leia também: Moto G4 vs Moto G4 Plus: veja as diferenças e descubra qual é melhor