Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G4 vs Moto G4 Plus: veja as diferenças e descubra qual é melhor

Com pontos em comum, Moto G4 e Moto G4 Plus são bons celulares intermediários. Veja as diferenças entre eles.

Moto G4 vs Moto G4 Plus
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Em 2016, já uma marca Lenovo, a Motorola fez diferente no lançamento do Moto G, e trouxe três diferentes modelos: Moto G4, Moto G4 Plus e Moto G4 Play.

Os dois primeiros são bem parecidos e, por isso, podem deixar muita gente na dúvida na hora de comprar. Se esse é o seu caso, está no lugar certo, porque comparamos o Moto G4 e o Moto G4 Plus para te ajudar a decidir qual é o melhor para você. Olha só:

 

Moto G4

Moto G4

Moto G4 Plus

Moto G4 Plus

Tela

5,5'' Full HD

5,5'' Full HD

Processador

Octa core (1,5GHz)

Octa core (1,5GHz)

Memória RAM

2GB

2GB

Armazenamento

16GB

32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 128GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Leitor de digital

Não

Sim

TV digital

Sim

Não

Câmera frontal

5MP

5MP

Câmera traseira

13MP

16MP

Filma em

Full HD

Full HD

Bateria

3.000 mAh

3.000 mAh

 

Leia também: Moto G4 vs Moto G3: saiba o que mudou na nova versão deste smartphone Motorola

Design e tela iguais no Moto G4 e no Moto G4 Plus

As dimensões do Moto G4 e do Moto G4 Plus são exatamente as mesmas: 153 mm de altura, 76,6 mm de largura, 7,9 mm (ou 9,8 mm com a curvatura traseira) de profundidade, e peso de 157g.

Ambos também têm tela de 5,5 polegadas com resolução Full HD, que resulta em uma densidade de 401 pixels por polegada (ppi). Ou seja, são celulares com tela grande e com altíssima definição, o que é bom para quem gosta de assistir a vídeos no smartphone, por exemplo.

Moto G4 vs Moto G4 Plus: empate também no desempenho

Outro ponto em comum entre o Moto G4 e o Moto G4 Plus é o hardware. Equipados com 2GB de RAM, processador Qualcomm Snapdragon 617 e unidade de processamento gráfico (GPU) Adreno 405, Moto G4 e Moto G4 Plus aguentam praticamente todas as tarefas, e também se saem bem na multitarefa.

Até porque, o Android 6.0 (Marshmallow) vem sem modificações nesses smartphones Motorola, e também não trazem aquele monte de aplicativos pré-instalados, comum em outras fabricantes, como a Asus.

Curte fotografar com o celular? Escolha o Moto G4 Plus

Nas câmeras frontais desses Moto G 4ª geração, tudo igual também: são 5MP de resolução, lente grande angular com abertura f/2.2, além de flash virtual, que nada mais é do que a exibição de uma grande quantidade de luz na tela do celular para deixar as selfies mais claras.

Isso quer dizer que ambos os modelos de Moto G 2016 fazem boas fotos com a câmera frontal, apesar de não terem a maior abertura de lente do mercado e, por isso, não captarem tanta luz.

A diferença aparece mesmo quando a gente fala da câmera traseira, que tem mais megapixels e mais recursos no Moto G4 Plus.

Para a Motorola, o Moto G4 Plus tem a "câmera mais avançada da categoria", fazendo referência aos smartphones intermediários. E ela já foi até comparada a do iPhone 6s Plus, que é bem mais caro.

Além dos 3MP a mais, a câmera traseira do Moto G4 Plus tem um sensor diferente, com foco laser automático, que funciona bem, deixando as imagens nítidas, inclusive em ambientes com má iluminação, e ainda o foco automático de detecção de fase (PDAF), que mantém o foco em um objeto em movimento e garante que as imagens não fiquem "borradas".

De fato, o Moto G4 Plus faz ótimas imagens, e elas são melhores que as do Moto G4. Mas se você só quer fotografar para postar nas redes sociais, por exemplo, o Moto G4, que é mais barato, vai agradar. Em comum com o Moto G4 Plus, ele tem o flash duplo para equilibrar as cores, Auto HDR, zoom digital de até 4x (que funciona nos vídeos), ajustes manuais e abertura de lente f/2.0. Ah, e ambos são ainda celulares que filmam em Full HD. Confira algumas imagens que fizemos com o Moto G4 e com o Moto G4 Plus:

Moto G4 em ambiente escuro (modo automático)

Foto feita com o Moto G4 em baixa luminosidade

Moto G4 Plus em ambiente escuro (modo automático)

Foto feita com o Moto G4 Plus em baixa luminosidade

Moto G4 (modo automático)

Foto feita com o Moto G4

Moto G4 Plus (modo automático)

Foto feita com o Moto G4 Plus

Mais espaço interno e carregador turbo no Moto G4 Plus; TV no Moto G4

E o Moto G4 Plus continua na frente quando os assuntos são bateria e armazenamento. Tudo bem que os dois Moto G 4ª geração comparados aqui têm capacidade de 3.000 mAh, mas apesar do Moto G4 ter carregamento mais rápido que o Moto G3, a vantagem fica com o Moto G4 Plus, que vem com o carregador TurboPower, capaz de oferecer até 6 horas de uso com apenas 15 minutos de carga (quando posto na tomada com a bateria quase zerada).

Quanto ao armazenamento, ambos os Moto G 2016 citados aceitam cartão de memória de até 128GB, mas o espaço interno inicial é maior no Moto G4 Plus: 32GB contra 16GB do Moto G4. Mas para quem gosta de assistir à televisão no smartphone, o Moto G4 leva a melhor por ser um celular com TV digital.

Outra vantagem do Moto G4 Plus é o leitor biométrico

Depois de trazer o primeiro celular intermediário com leitor biométrico, e fazer sucesso com o Vibe A7010, a Lenovo, dona da Motorola, resolveu repetir a dose. Dessa vez, o escolhido foi o Moto G4 Plus, que traz o sensor na parte da frente, e permite que você desbloqueie o smartphone com a sua digital, o que é bem mais seguro.

Moto G4 Plus tem leitor de digital

Moto G4 e Moto G4 Plus são resistentes à água

O Moto G4 e o Moto G4 Plus repetiram o Gorilla Glass 3 na tela, assim como na geração anterior, garantindo a proteção contra arranhões.

Mas na proteção contra água, os modelos de Moto G 4ª geração chegaram diferentes. Os aparelhos Moto G 3ª geração têm a certificação IPX7, para que os celulares não parem de funcionar mesmo se forem submersos a 1 metro de profundidade, em água doce, por até 30 minutos.

Enquanto isso, nos aparelhos Moto G 2016, a proteção contra água fica por conta de um nanorrevestimento (também encontrado no Moto X Style), que cria uma barreira capaz de repelir o líquido, para o caso de você pegar uma chuva, por exemplo. Mas nada de mergulhar com o smartphone, expor a altas pressões ou a outros líquidos que não sejam água.

Qual é melhor: Moto G4 ou Moto G4 Plus?

Levando em consideração que a diferença de preço entre o Moto G 4ª geração e o Moto G4 Plus não é tão grande – pelo menos no momento do lançamento -, a versão Plus se mostra a melhor opção de compra.

Além de ter câmera traseira melhor, a maior quantidade de armazenamento, o carregador rápido e o leitor biométrico podem fazer diferença no dia a dia. Mas, claro, se você não puder pagar um pouco mais por esses benefícios, o Moto G4 não deixa de ser uma boa opção de celular intermediário em 2016.

Veja os preços do Moto G4 e do Moto G4 Plus:

 

 

Leia também: Moto G4 vs Moto G4 Play: qual smartphone Motorola escolher?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone