Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G4 vs Moto X Play: saiba qual smartphone Motorola escolher

A disputa promete ser boa, entre o Moto X Play e o Moto G4. Encontre o melhor para você!

Moto G4 vs Moto X Play
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Já faz um tempo que o Moto X Play se apresenta como uma boa opção para quem quer um celular com tela grande e com autonomia da bateria acima da média.

Mas agora, em 2016, a Lenovo (sim, não podemos nos esquecer que os aparelhos da Motorola pertencem atualmente à fabricante Lenovo) chamou a atenção com o lançamento do Moto G4.

Bom, se você curte tecnologia, provavelmente sabe do sucesso que são os smartphones Moto G, isso desde a 1ª Geração, em 2013.

A conclusão que tiramos disso é que há vários smartphones Motorola para você escolher. Dois desses smartphones são o Moto G4 e o Moto X Play, que disputam lado a lado várias características. Quer saber qual é o melhor? Então confira nosso comparativo:

 

Moto G4

Moto G4

Moto X Play

Moto X Play

Tela

5.5'' Full HD

5.5'' Full HD

Processador

Qualcomm Snapdragon 617 octa core

Qualcomm Snapdragon 615 octa core

Memória RAM

2GB

2GB

Armazenamento

16GB

16GB ou 32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 128GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

NFC

Não

Sim

Câmera frontal

5MP

5MP

Câmera traseira

13MP

21MP

Filma em

Full HD

Full HD

TV Digital

Sim

Não

Bateria

3.000mAh

3.630mAh

Celulares com tela grande. E destaque para a ergonomia do Moto X Play

Uma das novidades do Moto G4 foi que sua tela cresceu. Se o Moto G 3ª Geração conta com aquele tamanho de tela padrão, de 5 polegadas (e resolução HD), a Lenovo apresentou o Moto G4 como uma opção de celular com tela grande. Nessa 4ª Geração, encontramos um aparelho de 5.5 polegadas, com resolução Full HD, o que resulta em 401ppi. Conclusão: um smartphone que oferece qualidade de imagem bem satisfatória.

Motorola Moto G4

Apesar de a tela ter aumentado de tamanho, a fabricante conseguiu produzir um aparelho fino, com 0,98 cm de profundidade. Só para você entender melhor, o Moto G 3ª Geração conta com 1,16 cm de profundidade.

Se o Moto G4, por ser mais fino, pode ser mais confortável de colocar no bolso, por exemplo, vale você ficar de olho na sua ergonomia. Quando o Moto G 3ª Geração foi lançado, um ponto que chamou atenção foi a sua ergonomia, com traseira curva que oferece fácil pegada. Mas agora a história é um pouquinho diferente: o Moto G4 tem uma traseira plana. Não que isso seja exatamente uma desvantagem, mas é nesse ponto que o Moto X Play leva a melhor, ao garantir melhor ergonomia, com uma traseira levemente curvada.

O que você precisa levar em conta é que, para os dois aparelhos, a fabricante incluiu tecnologias de proteção. Tanto o Moto G4 quanto o Moto X Play apresentam a tecnologia Gorilla Glass 3, contra arranhões. Ah, e eles são ainda smartphones resistentes à água: ganharam um revestimento que protege o aparelho contra exposições moderadas a água (como respingos ou uma chuva fraca). Mas aqui vai uma dica: isso não significa que eles são smartphones à prova d'água.

No desempenho, podemos considerar um empate técnico

O Moto G4 foi equipado com um processador mais atualizado, o Qualcomm Snapdragon 617 octa core de 1.5GHz. Já o Moto X Play conta com o processador Qualcomm Snapdragon 615 (octa core de 1.7GHz + octa core de 1.0GHz). Para completar, os dois smartphones apresentam memória RAM de 2GB.

Na prática, significa que você dificilmente vai perceber uma diferença grande entre a potência dos aparelhos. Eles têm boa configuração e permitem rodar praticamente todos os aplicativos do sistema Android. Vai dar para abrir apps mais pesados, sim, e até realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Só não se esqueça de que eles não chegam a ser modelos top de linha. Isso quer dizer que, se você for realizar só tarefas que exigem muito desempenho, é possível que uma vez ou outra os aparelhos travem ou demorem para carregar.

Um ponto de destaque é que esses smartphones usam o Android "puro", ou seja, sem alterações da fabricante, garantindo uma experiência mais fluida.

Com tantas atividades assim, os smartphones precisam ter boa duração da bateria, certo? Nesse quesito, os aparelhos não desapontam. Enquanto o Moto G4 tem capacidade 3.000mAh (que a fabricante diz durar um dia todo), o Moto X Play foi além, e tem capacidade de 3.630mAh (que, segundo a Motorola, dura até 36 horas). Mas lembre-se de que a duração real da bateria depende do uso que você faz no dia a dia do celular.

Bateria Moto X Play

Na memória interna, vantagem para o Moto X Play. Enquanto o Moto G4 conta com armazenamento de 16GB, há diferentes versões do Moto X Play para você escolher, que podem ser de 16GB ou 32GB – então fique de olho nessa informação na hora da compra.

E se você quiser expandir esse armazenamento, tudo bem: tanto o Moto G4 quanto o Moto X Play permitem usar cartão microSD de até 128GB.

Nas tecnologias, destaque para o NFC do Moto X Play

Como já era de se esperar, aqui temos dois smartphones 4G, que garantem um acesso mais rápido à internet. Para completar, o Moto G4 e o Moto X Play são, ainda, celulares dual chip, permitindo que você aproveite promoções de diferentes operadoras.

Ah, e vale lembrar que os smartphones contam com o recurso "dual chip inteligente": isso significa que os aparelhos indicam ou selecionam automaticamente um chip, de acordo com a operadora do seu contato ou pelo histórico de chamadas.

Com todas essas tecnologias, o Moto X Play tem ainda um diferencial: ele é um celular com NFC, que possibilita compartilhar conteúdos com outros aparelhos compatíveis, e sem precisar usar fios.

Câmera do Moto X Play sai na frente

Vamos começar pelo Moto G4: na 4ª Geração do Moto G, a Lenovo acertou ao oferecer um smartphone com bom custo/benefício, que pode agradar, inclusive, para a hora das fotos. A câmera traseira tem 13MP, com abertura da lente de f/2.0. Além disso, conta com flash dual LED que garante bom equilíbrio de cores. E se você quiser criar vídeos, a câmera filma em Full HD.

Para quem curte ter em mãos um bom smartphone para selfies, o Moto G4 tem câmera frontal de 5MP, com abertura da lente de f/2.2, e flash na tela, que deixa o display iluminado, permitindo que você faça autorretratos até em ambientes com baixa luminosidade.

E se o Moto G4 é um bom celular para fotos, o Moto X Play consegue ser ainda melhor. A sua câmera frontal também tem 5MP, ideal para suas selfies. Porém o destaque fica na câmera traseira, de 21MP. A abertura da lente também é de f/2.0, que garante uma entrada de luz satisfatória. Nessa câmera também encontramos flash duplo com equilíbrio de cores, além da possibilidade de filmar em Full HD.

Câmera Moto X Play

... mas o Moto G4 tem TV Digital!

Não tem como negar: é sempre bom quando um smartphone vem com alguns recursos extras, capazes de aumentar a diversão. No caso do Moto G4, ele é ainda um celular com TV Digital: ele vem com uma antena que deve ser colocada no aparelho, permitindo que você assista a várias programações (como noticiários, novelas ou um jogo do seu time) em uma tela Full HD de 5.5 polegadas.

Chegou a hora de decidir: Moto X Play ou Moto G4?

Bom, não vai ser pelo desempenho que você vai encontrar o melhor celular. Nesse quesito, como já falamos, deu empate técnico!

Apesar de o Moto X Play ter levado a melhor em várias características, o Moto G4 é a melhor opção, e aqui explicamos o motivo para chegarmos a essa conclusão: entre os dois smartphones, o Moto G4 é a opção com melhor custo/benefício. Na prática, significa que você vai ter praticamente o mesmo desempenho, mas com o diferencial de economizar na hora da compra, e com um aparelho mais atual.

Veja preços do Moto G4 e do Moto X Play:

 

 

Leia também: Melhores celulares custo/benefício

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone