Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G5 Plus vs Moto G4 Plus: veja as diferenças neste comparativo

Reunimos as diferenças e as semelhanças entre o Moto G5 Plus e o Moto G4 Plus para te ajudar a escolher.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Moto G4 Plus encara seu sucessor, o Moto G5 Plus, em uma comparação que vai te ajudar a decidir qual deles é o smartphone Motorola ideal para você.

Como já era de se esperar, a versão mais atual traz um processador mais recente, câmeras com mais qualidade, e ainda vem com alguns bônus, como TV digital e conexão NFC.

De maneira geral, vale a pena trocar o Moto G4 Plus pelo Moto G5 Plus para poder ter todos esses benefícios. Mas como não são diferenças tão "gritantes", se você for paciente e puder esperar, o ideal é aguardar até o lançamento do Moto G6 Plus, para fazer um upgrade maior.

Mas se você não tem nenhum dos dois, será que é melhor comprar o smartphone mais recente, nesse caso? Confira o comparativo e escolha o seu próximo celular da linha Moto G.

 

Moto G5 Plus

Moto G5 Plus

Moto G4 Plus

Moto G4 Plus

Tela

5,2'' Full HD

5,5'' Full HD

Processador

Octa core de 2GHz

Octa core de 1.5GHz

Memória RAM

2GB

2GB

Armazenamento

32GB

32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 128GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Leitor de digital

Sim

Sim

TV digital

Sim

Não

NFC

Sim

Não

Câmera frontal

5MP

5MP

Câmera traseira

12MP

16MP

Filma em

4K

Full HD

Bateria

3.000 mAh

3.000 mAh

 

Leia também: Moto G5 vs Moto G5 Plus: veja a comparação entre estes Moto G

Moto G5 Plus chegou mais compacto e com design metálico

Moto G4 Plus e Moto G5 Plus são visualmente bem distintos. A começar pelo tamanho, já que a versão mais recente tem tela um pouco menor, de 5,2 polegadas, contra 5,5 polegadas do Moto G4 Plus.

Só por essa característica, muita gente já se decide entre um e outro. Quem prefere celulares com tela grande, por exemplo, deve gostar mais do Moto G4 Plus. Para você ter uma ideia da diferença de tamanho, o Moto G4 Plus mede 15,3cm de altura, 7,6cm de largura e 0,9cm de espessura na parte mais grossa. Já o Moto G5 Plus tem, respectivamente, 15cm, 7,4cm e 0,9cm.

Porém, o Moto G5 Plus conta com uma função que melhora o aproveitamento da tela. É que, nele, você pode eliminar aqueles botões virtuais que ocupam uma parte do display, passando a usar tais funções realizando diferentes movimentos no leitor de digital.

Outra diferença bastante significativa entre eles é que, enquanto o Moto G4 Plus é todo feito em plástico, o Moto G5 Plus tem acabamento metálico, o que confere uma aparência mais premium ao smartphone.

Voltando a falar sobre a tela, Moto G4 Plus e Moto G5 Plus contam com a mesma resolução (Full HD), mas como o display do modelo mais recente é menor, acaba tendo uma densidade de pixels maior: 424 pixels por polegada (ppi), contra 401 ppi do Moto G4 Plus. Ah, e os dois aparelhos contam com proteção Gorilla Glass contra arranhões, e ainda são resistentes a respingos d'água.

Desempenho parecido, mas Moto G5 Plus tem processador mais moderno

Se você usar o Moto G4 Plus e depois o Moto G5 Plus, provavelmente não vai notar diferença no desempenho dos dois aparelhos em tarefas mais comuns, como aplicativos de redes sociais e mensagens, e alguns jogos mais simples.

Mas o fato é que o Moto G5 Plus é equipado com um processador mais moderno, e que, inclusive, é o mesmo que embala o Moto Z Play. Estamos falando do Qualcomm Snapdragon 625, que tem velocidade de 2GHz, e trabalha em conjunto com a unidade de processamento gráfico (GPU) Adreno 506, e com 2GB de memória RAM.

Do outro lado, temos o Moto G4 Plus com o Snapdragon 617, sendo, também, um celular octa core, mas com clock de 1,5GHz, Adreno 405 e os mesmos 2GB de RAM.

Sendo assim, para quem é mais exigente, e adora jogos e vídeos em alta definição, por exemplo, o Moto G5 Plus pode ser o mais indicado. Mas, para quem só quer usar o smartphone para atividades menos pesadas, pode encontrar no Moto G4 Plus um excelente celular intermediário.

Nas câmeras, Moto G5 Plus ganhou boas melhorias

A mudança mais perceptiva entre as câmeras do Moto G4 Plus e as do Moto G5 Plus é, certamente, a claridade das fotos feitas. No modelo mais recente, o Moto G5 Plus, tanto as imagens feitas com a câmera traseira, quanto as capturadas com a câmera frontal são bem mais claras que as apresentadas pelo Moto G4 Plus.

Isso porque, apesar do Moto G5 Plus contar com menos megapixels (12MP) na câmera traseira, ele traz a tecnologia Dual Autofocus Pixel, que além de focar mais rapidamente, também permite a entrada de mais luz. A abertura f/1.7 da lente também contribui para a maior luminosidade das fotos. Essa abertura é a mesma encontra em aparelhos top de linha, como o Galaxy S7, por exemplo.

Já no Moto G4 Plus são 16MP, auxiliados pela lente com abertura f/2.0, pelo foco laser automático e pelo foco automático de detecção de fase (PDAF), para entregar imagens com boas cores e luz. Mas, ainda assim, as fotos são mais claras no Moto G5 Plus.

Vale lembrar que em ambos os smartphones comparados há flash duplo, que é ideal para balancear as cores e não deixar as fotos com aquele efeito "estourado".

Passando, agora, para a câmera frontal, nos dois aparelhos elas têm 5MP, e lente f/2.2 de ângulo aberto. E embora as fotos fiquem parecidas, em ambientes escuros o Moto G5 Plus se sai melhor, apresentando imagens mais claras.

Moto G5 Plus é bom para selfie

Sobre os vídeos, podem ser feitos em Full HD com 30 quadros por segundo (fps) tanto no Moto G4 Plus quanto no Moto G5 Plus. No entanto, o Moto G5 Plus vai além, e oferece até 60 fps em vídeos Full HD, e ainda é um celular que filma em 4K, mas com 30 fps.

NFC e TV digital são outras vantagens do Moto G5 Plus

Aqui temos dois ótimos diferenciais do Moto G5 Plus. Além dele ser um celular com TV digital, ainda conta com a tecnologia NFC, que é aquela que permite a troca de informações entre dois dispositivos só aproximando um do outro. Aliás, é através da conexão NFC que funcionam os sistemas de pagamento usando o celular como se fosse cartão de crédito.

Moto G4 Plus e Moto G5 Plus contam com leitor de digital

Moto G4 Plus tem leitor de digital

Um recurso bacana que chegou à linha Moto G com o Moto G4 Plus, o leitor de digital também está presente no Moto G5 Plus. Mas, na versão lançada em 2017, o sensor não serve apenas para desbloquear o smartphone. Como já foi dito anteriormente, ele pode ser usado para substituir as funções dos botões virtuais do aparelho.

Outra funcionalidade comum aos dois smartphones é a Moto Tela, que exibe a hora, a data e as notificações apenas dando uma mexidinha do celular, sem que seja preciso acender a tela.

Ambos também são dual chip e com 32GB de armazenamento

Para quem guarda muitos arquivos, fotos, vídeos e adora baixar aplicativos, a boa notícia é que tanto o Moto G4 Plus quanto o Moto G5 Plus vêm com 32GB de armazenamento, que é uma quantidade boa para a categoria de celulares intermediários. E mesmo assim, se você precisar de mais espaço, basta inserir um cartão de memória de até 128GB (vendido separadamente).

Vale lembrar, ainda, que os dois celulares comparados aqui são smartphones dual chip, e funcionam de maneira inteligente, para te ajudar a economizar na hora de fazer ligações e enviar mensagens de texto (SMS).

Baterias com a mesma capacidade, e carregador TurboPower!

Uma configuração que foi mantida no Moto G5 Plus foi a bateria. Com 3.000 mAh, Moto G4 Plus e Moto G5 Plus aguentam um dia de uso moderado sem problemas. E se você quiser, ainda pode recarregar mais rapidamente o celular, pois os dois vêm com o carregador TurboPower.

Moto G5 Plus ou Moto G4 Plus: qual é ideal para você?

Chegamos, enfim, à hora de escolher entre comprar o Moto G5 Plus ou o Moto G4 Plus. E como você já deve ter percebido, o Moto G5 Plus é uma evolução do Moto G4 Plus e, consequentemente, é melhor, com desempenho superior, câmeras aprimoradas, acabamento metálico, NFC e TV digital.

Agora, se o Moto G4 Plus apresenta um conjunto de especificações que já é suficiente para o seu dia a dia, ou você prefere celulares com tela de 5,5'', é bom ficar no olho nos preços dele, pois dependendo da diferença entre o valor do Moto G4 Plus e do Moto G5 Plus, pode ser que o modelo mais antigo seja ideal para você.

Veja mais sobre o Moto G4 Plus no nosso canal no Youtube:

Veja os preços do Moto G5 Plus e do Moto G4 Plus:

 

 

Leia também: Moto G5 vs Moto G4: saiba tudo sobre os smartphones intermediários da Lenovo

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone