Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G5 vs Moto G4 Plus: vale a pena escolher a geração mais nova?

Veja a comparação entre o modelo mais simples da nova geração e o mais potente da geração passada.

moto g5 ou moto g4 plus, moto g4 plus ou moto g5, moto g5 vs moto g4 plus, moto g4 plus vs moto g5
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Mesmo não sendo aparelhos da mesma linha, muita gente quer saber quais as diferenças entre o Moto G5 e Moto G4 Plus antes de escolher qual smartphone Motorola comprar. Por isso, fizemos um comparativo detalhando os principais destaques dos dois modelos para ajudar na decisão.

De um lado temos o Moto G5, o aparelho mais enxuto da nova geração, mas que entrega bom desempenho intermediário e traz design sofisticado como principal destaque. Do outro lado temos o Moto G4 Plus, equipado com um processador mais potente e considerado o modelo mais parrudo da geração passada.

Se você está na dúvida sobre qual deles é o melhor, confira nossa análise e descubra.


Leia também: Moto G5 Plus vs Moto G4 Plus: veja as diferenças neste comparativo

 

Moto G5

Moto G5

Moto G4 Plus

Moto G4 Plus

Tela

5'' Full HD

5,5'' Full HD

Processador

Octa core de 1.4GHz

Octa core de 1.5GHz

Memória RAM

2GB

2GB

Armazenamento

32GB

32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 128GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Leitor de digital

Sim

Sim

Câmera frontal

5MP

5MP

Câmera traseira

13MP

16MP

Filma em

Full HD

Full HD

Bateria

2.800 mAh

3.000 mAh

Desempenho do Moto G5 é mais modesto do que o do Moto G4 Plus

Equipado com o processador octa core Qualcomm Snapdragon 430 (1,4GHz) e 2GB de memória RAM, o Moto G5 tem configuração mínima necessária para dar conta dos principais aplicativos no Android 7.0 (Nougat) sem problemas, como os apps de redes sociais e bate papo, por exemplo.

Nesse ponto, o Moto G4 Plus vem com os mesmos 2GB de memória RAM, mas conta com uma CPU um pouco mais potente, com chipset Qualcomm Snapdragon 617 (1,5GHz), também octa core, e, por isso, entrega melhores resultados na hora de rodar tarefas um pouco mais pesadas, como jogos e vídeos, por exemplo.

O sistema operacional é o Android 7.0 (Nougat) tanto no Moto G5 quanto no Moto G4 Plus. E ele roda daquele jeito que a gente já sabe, quase puro, ajudando a dar fluidez para os smartphones e evitando travamentos.

Sobre o espaço interno, esses são smartphones com 32GB de armazenamento e que contam com capacidade para até 128GB de expansão (Micro SD). Ou seja, não vai faltar espaço em nenhum dos dois modelos.

Por causa do processador mais simples, o Moto G5 acabou ficando atrás em desempenho. Mas vale dizer que ele é o modelo mais simples da nova geração, o que torna a comparação um pouco injusta. Se você busca pelo melhor desempenho e quer um aparelho mais novo, uma opção é avaliar também o Moto G5 Plus, pois ele, sim, está à altura do Moto G4 Plus.

Design e tela

Um dos principais destaques da 5ª geração da linha Moto G é o acabamento em alumínio, que substituiu a construção de plástico da geração passada e que confere ao Moto G5 maior sofisticação e resistência, além de igualar o aparelho a muitos modelos top de linha por aí quando o assunto é design.

Apesar da diferença, ambos contam com nanorevestimento e são resistentes à água. Mas isso não significa que você pode sair mergulhando com o aparelho por aí, pois os celulares só aguentam alguns respingos, e não imersão.

Outro detalhe importante no visual é que o Moto G5 chegou menor, com 5 polegadas, contra as 5,5 polegadas do Moto G4 Plus. Só por isso, quem prefere as telas maiores pode acabar optando pelo Moto G4 Plus de cara, mesmo que o Moto G5 também seja considerado um smartphone com tela grande.

Sobre a qualidade da tela, os dois smartphones contam com a tecnologia IPS e com resolução Full HD (1920x1080 pixels). Mas, como o Moto G5 tem tela menor, a densidade de pixels dele é maior. São 441ppi, contra 401ppi do Moto G4 Plus, que resultam em imagens mais nítidas.

Moto G5 tem leitor biométrico "melhorado"

Moto G5 tem leitor de digitais melhorado

Um recurso que tem se tornado comum em smartphones intermediários, o sensor biométrico está presente nos dois celulares, só que no Moto G5 ele também serve para substituir os botões virtuais, caso você queira, deixando a tela do celular mais livre para navegação.

Na conectividade, o que melhorou ligeiramente de uma geração para a outra foi o Bluetooth, que é a versão 4.1 no Moto G4 Plus, e no Moto G5, a 4.2. De resto, os dois possuem acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi, mas ficaram devendo o NFC.

Moto G4 Plus tem bateria de 3.000mAh e carregador TurboPower

Em números, o Moto G4 Plus tem bateria com a maior capacidade. Mas, apesar de vir com 200 mAh a menos, o Moto G5 tem tão boa autonomia quanto o seu rival, já que a tela menor e o processador mais modesto acabam drenando menos energia.

Só não podemos dizer que eles empatam nesse ponto porque o Moto G4 Plus vem com carregador rápido TurboPower, o que é uma vantagem e tanto. Enquanto o Moto G5 leva mais tempo ligado à tomada, mesmo com carregamento mais rápido do que o habitual, o moto G4 Plus leva apenas alguns instantes para conseguir horas de bateria. E uma vez que você se habitua a essa "mordomia", fica difícil dar um passo para trás.

Se esse é um fator importante para você, saiba que o Moto G5 Plus vem com o carregador TuboPower.

Quando o assunto é fotografia, o Moto G4 Plus também leva vantagem

Com uma câmera principal de 16MP, o Moto G4 Plus fica à frente novamente. E não é só pela resolução maior, pois como este é um smartphone que "foca no momento", como diz a fabricante, ele conta com outros recursos bacanas que o moto G5 ficou devendo.

Como o foco laser automático, por exemplo, que é mais rápido e preciso do que o autofoco comum presente no Moto G5. O flash LED duplo também é um diferencial da câmera principal do Moto G4 Plus, que ajuda a equilibrar as cores e dar um tom mais natural para as fotos.

O sensor de 13MP do moto G5 acaba ficando em desvantagem na comparação, mas continua sendo uma ótima opção para quem deseja postar fotos nas redes sociais e registrar momentos do dia a dia.

Na câmera frontal podemos considerar um empate. Os dois smartphones contam com 5MP de resolução, lente com ângulo aberto, flash virtual (aquele que ilumina a tela) e abertura de f/2.2.

O mesmo empate acontece na hora de fazer vídeos. Você pode filmar em Full HD com 30 quadros por segundo (fps) com a câmera principal dos dois modelos.

Moto G5 ou Moto G4 Plus: qual deles vale a pena, afinal?

Se você está escolhendo entre os dois aparelhos, vale avaliar qual a sua prioridade antes de escolher.

Para quem busca por um smartphone com melhor desempenho ou com tela maior, o Moto G4 Plus oferece processador mais avançado e tela de 5,5 polegadas, além de ainda vir com uma câmera principal de 16MP que faz um ótimo trabalho na hora de registrar os momentos mais importantes.

Já para quem prefere um modelo mais moderno e sofisticado, o Moto G5 tem acabamento metálico bem bonito, quase de top de linha, e um tamanho agradável que facilita a pegada. Ele ainda consegue se virar bem na hora de rodar os aplicativos mais utilizados do dia a dia, mesmo tendo desempenho mais modesto, e conta com leitor biométrico que dispensa os botões virtuais.

Por outro lado, se você já tem o Moto G4 Plus, talvez valha mais a pena esperar os próximos lançamentos antes de escolher ou então dar uma olhadinha no modelo mais avançado da geração atual, o Moto G5 Plus.

Compare os preços do Moto G5 e do Moto G4 Plus

 


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone