Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G5 vs Moto G4: saiba tudo sobre os smartphones intermediários da Lenovo

Em uma batalha frente a frente entre o Moto G5 e o Moto G4, qual é o melhor para você?

Moto G5 vs Moto G4
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Conhecidos por estarem entre os smartphones mais populares aqui, no Brasil, a linha Moto G apostou na sua 5ª geração para fazer jus ao sucesso dos outros aparelhos lançados pela Lenovo.

O tão esperado Moto G5, lançado em São Paulo no início do mês de março de 2017, é mais uma aposta da Lenovo ao trazer um combo de design sofisticado mais recursos avançados.

Em uma batalha frente a frente entre o Moto G5 e o seu antecessor, o Moto G4, quem será que ganha? Fique ligado nas semelhanças e diferenças listadas abaixo e escolha o melhor para você!

 

Motorola Moto G5

Moto G5

Motorola Moto G4

Moto G4

Tela

5'' Full HD

5,5'' Full HD

Processador

Octa core de 1,4GHz

Octa core de 1.5GHz

Memória RAM

2GB

2GB

Armazenamento

32GB

16GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 128GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Leitor de digital

Sim

Não

TV digital

Não

Sim

NFC

Não

Sim

Câmera frontal

5MP

5MP

Câmera traseira

13MP

13MP

Filma em

Full HD

Full HD

Bateria

2.800 mAh

3.000 mAh

 

Leia também: Moto G5 vs Moto G5 Plus: veja a comparação entre estes Moto G

Com leitor biométrico e design sofisticado, o Moto G5 se destaca

O Moto G5 vem com acabamento em alumínio na parte de trás, que garante uma maior durabilidade, além de ter bordas metalizadas. Isso é um dos diferencias em relação ao seu antecessor, o Moto G4, que possui um acabamento de plástico.

Mas, ambos têm bordas arredondadas, o que garante um melhor manuseio do celular na hora de segurá-lo.

Um outro diferencial da 5ª geração do Moto G é o leitor biométrico. Diferente do seu antecessor, em que só a versão robusta tinha essa tecnologia, o Moto G4 Plus, esse Motorola possui sensor de digital na parte da frente, sendo necessário apenas segundos para que o celular destrave. E para bloqueá-lo, basta um único toque no leitor.

Moto G5 possui leitor de digital

E não para por aí. Esse sensor pode ser usado para outras funções também, como um atalho de "voltar" ou até mesmo de "home", substituindo os botões digitais que ocupam parte da tela. Para que isso funcione, basta ativar essa configuração dentro do Moto G5.

Ah, e tem mais! Apesar dos dois serem celulares dual chip, uma das novidades do Moto G5 é que agora ele usa chip do tipo Nano SIM, um formato menor que vem sendo usado na maioria dos smartphones tops de linha.

Moto G5 passa à frente quando o assunto é desempenho

Com o processador Qualcomm Snapdragon 430 octa core de 1.4 GHz e memória RAM de 2GB (a mesma do Moto G4), o Moto G5 consegue rodar vários aplicativos pesados ao mesmo tempo com mais eficiência e rapidez, sejam eles jogos ou vídeos.

Mas isso não quer dizer que quem optar por comprar o Moto G4 vai ter um celular que trava. O processador Qualcomm Snapdragon 617, octa core de 1.5GHz, não vai deixar você na mão. Ele também consegue rodar jogos e alguns aplicativos ao mesmo tempo, sem que o celular fique sobrecarregado.

Uma curiosidade de ambos é que eles são celulares com giroscópio, ou seja, eles conseguem "colocar" personagens dos seus jogos, por exemplo, no ambiente em que você se encontra. Essa tecnologia é ótima para quem gosta de jogos com realidade aumentada.

Quando mudamos um pouco o assunto para o sistema operacional, o Moto G5 vem com a versão mais recente e quase pura do Google, o Android 7.0 Nougat. Já o Moto G4 vem com o Android 6.0 Marshmallow de fábrica, mas isso não impede que ele seja atualizado para uma versão mais recente.

Tire boas fotos tanto com o Moto G5 quanto com o Moto G4

Para quem adora tirar fotos, os dois são celulares bons para selfies. Ambos possuem uma câmera frontal de 5MP com abertura f/2.2.

O diferencial fica por conta dos recursos presentes no Moto G5, como o modo de embelezamento, que é capaz de deixar suas fotos ainda mais bonitas.

Ainda para quem ama selfies, o flash virtual está presente tanto na câmera frontal do Moto G5 quanto na do Moto G4.

E quando o assunto é a câmera principal, a Lenovo decidiu manter nos dois a mesma resolução e abertura, de 13MP com f/2.0. Mas, a do Moto G5 continua passando à frente da versão anterior. Ela possui alguns recursos extras, como o modo burst (ideal para fotografar imagens em constante movimento, como de esportes).

Não podemos esquecer também que os dois celulares possuem foco automático, o que facilita ainda mais para tirar fotos, principalmente em movimento.

Moto G5 e Moto G4 possuem foco automático

Uma característica presente em ambos os celulares, e que vem se tornando algo constante nos aparelhos intermediários, é o vídeo em câmera lenta. E para quem optar pelo Moto G5, vai encontrar essa opção também em sua câmera frontal.

Agora, para registrar os melhores momentos com vídeos, esses dois Motorola possuem resolução Full HD.

Ah, e se você gosta de armazenar isso tudo no seu aparelho, o Moto G5 é uma ótima escolha. Ele possui o dobro de armazenamento que o seu antecessor, 32GB, e ainda pode ser expansível até 128GB. Apesar de só vir com 16GB, o Moto G4 também é capaz de utilizar um micro SD para expandir a memória até 128GB.

Com a mesma resolução, o Moto G4 possui uma tela maior

Uma curiosidade sobre a Lenovo é que, ao invés de seguir o mesmo exemplo da maioria dos smartphones que estão sendo lançados, ela preferiu fazer o contrário: optou por diminuir a tela do sucessor do Moto G4.

Com uma diferença de 0,5 polegada da sua versão anterior, a 5ª geração do Moto G agora vem com 5 polegadas. E tanto o Moto G5 quanto o Moto G4 possuem a resolução Full HD, capaz reproduzir imagens mais nítidas.

Quando o assunto é bateria, o Moto G5 e o Moto G4 empatam

A Lenovo surpreendeu em mais um quesito. Ao invés de manter, ou até mesmo aumentar a bateria do Moto G5, a marca diminuiu 200mAh em relação ao Moto G4, ficando com uma capacidade de 2.800mAh.

Ao que tudo indica, a Lenovo optou por tomar essa decisão porque a tela ficou menor, gastando menos energia, e foi escolhido um processador mais econômico. Ou seja, o Moto G5 consegue economizar mais bateria de uma forma eficaz, não precisando ter uma potência tão grande para durar o dia inteiro.

Uma tecnologia bacana presente nos dois celulares é o carregamento rápido. O que isso significa? Bom, é possível, em um curto espaço de tempo, que o aparelho ganhe uma carga alta para funcionar ainda por boas horas. Isso vai facilitar muito quem não tem tempo livre para ficar esperando o celular completar sua carga.

Ah, e uma característica bacana do Moto G4 é ser um celular com TV digital. Esse smartphone é uma ótima opção para quem gosta de assistir à televisão no aparelho. E, em conjunto com uma boa bateria, é possível ver seus programas favoritos enquanto estiver fora de casa.

Moto G5 vs Moto G4: afinal, qual ganha a batalha?

Essa batalha não tem exatamente um vencedor, pois depende do que você está procurando em um smartphone para saber qual realmente é o melhor.

A melhor opção, de um ponto de vista geral, é o Moto G5. Além de ter sido lançado com um preço menor que o do Moto G4, ele possui algumas configurações mais avançadas, como seu processor, e tecnologias extras para facilitar tirar boas fotos, por exemplo. E isso tudo sem precisar gastar muito, como normalmente acontece em lançamentos.

Mas, se você ainda procura pelo queridinho de 2016, o Moto G4 continua sendo uma ótima opção. Ele possui algumas características e tecnologias em comum com o Moto G5 e é uma boa escolha para quem quer TV Digital e uma tela grande. Assim, você não vai perder seus programas favoritos!

Veja preços dos smartphones Moto G5 e Moto G4:

 


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone