Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G5S vs Moto G5 Plus: qual é o melhor smartphone?

Moto G5S e Moto G5 Plus se enfrentam no nosso comparativo. Quem vence?

moto g5 plus vs moto g5s, moto g5s vs moto g5 plus
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A família Moto G, que reúne os celulares intermediários da Motorola, faz um sucesso enorme no Brasil devido à boa performance e ótimo custo/benefício. Entre os aparelhos que compõem a quinta geração da linha, estão o Moto G5 Plus, lançado no começo de 2017, e o Moto G5S, que chegou ao mercado em setembro.

Como os dois celulares Motorola tem nomes parecidos, você pode ficar em dúvida: vale a pena apostar no modelo mais novo, ou o Moto G5 Plus ainda fica na frente? Para responder a essa pergunta, fique ligado no nosso comparativo entre os dois modelos!

 

 

Moto G5S

Moto G5S

 Moto G5 Plus

Moto G5 Plus

Tela 5.2" Full HD (1.920 x 1.080) IPS LCD 5.2" Full HD (1.920 x 1.080) IPS LCD
Processador Octa-core de 1.4GHz (Qualcomm Snapdragon 430) Octa-core de 2.0GHz (Qualcomm Snapdragon 625)
Memória RAM 2GB 2GB
Armazenamento 32GB 32GB
Aceita cartão de memória Sim (até 128GB) Sim (até 128GB)
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip Sim Sim
Leitor biométrico Sim Sim
TV Digital Não Sim
NFC Não Sim
Câmera traseira 16MP e f/2.0 16MP e f/1.7
Câmera frontal 5MP e f/2.0 (com Flash) 5MP e f/2.2
Filma em Full HD (30 FPS) 4K (30 FPS)
Sistema Operacional Android 7.1 (Nougat) Android 7.0 (Nougat)
Bateria 3.000 mAh 3.000 mAh

O Moto G5S tem um design mais trabalhado

Em relação à aparência dos dois dispositivos, dá para ver que a Motorola se esforçou para entregar um modelo um pouco mais premium na versão atualizada: o Moto G5S tem um corpo todo metálico, com duas faixas para transmitir o sinal das antenas e vidro 2.5D, levemente arredondado.

Design do Moto G5S

Foi uma evolução bacana em relação ao Moto G5 Plus, que tem acabamento em plástico nas laterais e uma chapa metálica na traseira. No mais, os dois modelos têm a mesma identidade. O tamanho e o peso são praticamente os mesmos, o que garante uma "pegada" parecida.

Quanto à tela, não há nenhuma diferença notável. Tanto o Moto G5S quanto o Moto G5 Plus são smartphones com tela grande, com display IPS de 5,2 polegadas e resolução Full HD (1.920 x 1.080). Sendo assim, ambos devem agradar quem curte assistir a filmes e séries pelo celular, reproduzindo imagens com ótima qualidade.

No processamento, o Moto G5 Plus se sai melhor

Agora, quando o assunto é performance, a vitória é do Moto G5 Plus. Ele vem equipado com um processador mais potente, o Qualcomm Snapdragon 625, de 2.0GHz, que tem um ótimo desempenho na hora de rodar aplicativos de mensagens, redes sociais e até alguns games mais pesados, como Mortal Kombat X, e Asphalt Xtreme.

Já o Moto G5S usa um processador mais econômico, o Qualcomm Snapdragon 430, de 1.4GHz, que tem uma boa performance nas tarefas mais leves, mas pode engasgar um pouco na hora de rodar apps mais pesados, especialmente jogos. Os dois smartphones têm 2GB de RAM, o que é suficiente para manter alguns aplicativos em segundo plano ou usar o multitarefas do Android, mas sem exageros.

Os dois modelos têm 32GB de armazenamento

Quem guarda muitos arquivos no smartphone pode ficar tranquilo: ambos são celulares com 32GB de memória interna, o que é uma boa quantidade para armazenar aplicativos, fotos, vídeos e atualizações do sistema. E se você precisa de ainda mais espaço, dá para expandir a memória com um cartão MicroSD (vendido separadamente) de até 128GB.

Mas atenção! O Moto G5S tem uma bandeja de cartões híbrida, ou seja, você tem que escolher entre usar dois chips de operadora ou um chip de operadora e um cartão de memória. Nesse ponto, o Moto G5 Plus leva vantagem, com três entradas separadas para os cartões.

Vantagem para o Moto G5 Plus nas câmeras

Nas câmeras, a disputa é acirrada. O Moto G5S tem um sensor traseiro de 16MP e lente de abertura f/2.0, que é capaz de fazer fotos muito bacanas, especialmente em ambientes bem iluminados.

Câmera do Moto G5S

Mas não se engane pela quantidade de megapixels: a vantagem aqui é do Moto G5 Plus. A câmera principal de 12MP do Moto G5 Plus manda melhor na captação de luz, devido à lente de abertura de f/1.7. Na prática, os dois modelos são smartphones bons para fotos, mas o Moto G5 tira fotos mais nítidas e cores mais satisfatórias, mesmo quando as condições de luz não estão ideais.

Na câmera frontal, a situação se inverte e o Moto G5S leva a melhor nas selfies noturnas, já que ele é um celular com flash frontal, enquanto o Moto G5 Plus não tem esse recurso.

Quanto aos vídeos, o Moto G5S grava em Full HD a 30 quadros por segundo (FPS) tanto com a câmera traseira quanto com a câmera frontal. Já o Moto G5 Plus pode gravar em Full HD a 60FPS e até mesmo em 4K, a 30FPS.

Recursos Extras: TV Digital e NFC são exclusividade do Moto G5 Plus

Os dois smartphones tem vários recursos extras bacanas, como o leitor de digitais, giroscópio e rádio FM, mas só o Moto G5 Plus é um celular com TV Digital. Outro recurso exclusivo da versão Plus é o NFC, que permite trocar informação aproximando o dispositivo de aparelhos compatíveis.

Bateria é de 3.000 mAh nos dois modelos

Falando agora sobre a bateria, os dois modelos têm capacidade de 3.000 mAh. Isso dá ao Moto G5S uma pequena vantagem sobre o Moto G5 Plus, já que ele tem um processador mais econômico. Ainda assim, os dois aparelhos vão chegar sem problemas até o final do dia com alguma carga sobrando, considerando um uso moderado de aplicativos, ligações e navegação na internet.

Carregador TurboPower Moto G5 Plus

O bacana é que os dois modelos vêm com carregador TurboPower de 15W, que pode fornecer algumas horas de bateria em apenas 15 minutos, o que ajudar muito em uma emergência.

E aí? Qual smartphone Motorola vale mais a pena?

Os dois modelos são bons smartphones intermediários, mas quem ganha nesse duelo é o Moto G5 Plus! Com mais poder de processamento, uma câmera melhor e recursos como TV Digital e NFC, ele leva a melhor em relação ao irmão mais novo, merecendo destaque como um dos celulares com melhor custo/benefício da geração.

Agora, se você quer investir um pouco menos ou não liga para os recursos adicionais do Moto G5 Plus, o Moto G5S também é uma boa opção. Ele é um celular mais barato, e tem uma tela legal e desempenho satisfatório, além de um bom conjunto de câmeras para a faixa de preço.

Confira também o comparativo em vídeo!

Compare preços do Moto G5S e do Moto G5 Plus:

 


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone