Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G6 Play vs Moto G5: qual celular da Motorola é melhor?

Veja qual geração da linha Moto G6 leva a melhor neste comparativo!

moto g6 play vs moto g5
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Lançada no início de 2018, a sexta geração da linha Moto G tem como representante de entrada o Moto G6 Play, um celular que compartilha de configurações muito semelhantes do Moto G5, da geração anterior, que chegou ao mercado em 2017.

Em dúvida sobre qual deles é mais interessante para você comprar? Confira no comparativo abaixo a ficha técnica dos aparelhos e todos os prós e contras de cada um!

 

Leia também: Os Melhores Celulares Custo/Benefício

 

Motorola Moto G6 Play

Moto G6 Play

Motorola Moto G5

Moto G5

Tela 5,7" HD+ (1440 x 720 pixels) IPS LCD 5,0" Full HD (1920 x 1080 pixels) IPS LCD
Processador Octa-core de 1.4GHz (Qualcomm Snapdragon 430) Octa-core de 1.4GHz (Qualcomm Snapdragon 430)
Memória RAM 3GB 2GB
Armazenamento interno 32GB 32GB
Aceita cartão de memória Sim (até 256GB) Sim (até 128GB)
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip Sim
Sim
Leitor biométrico Sim Sim
Leitor de íris Não Não
Reconhecimento facial Sim Não
Rádio FM Sim Sim
TV Digital Não Não
Resistência à água e poeira Não Não
Câmera traseira 13MP (f/2.0) 13MP (f/2.0)
Câmera frontal 8MP (f/2.2) 5MP (f/2.2)
Filma em Full HD (30 FPS) Full HD (30 FPS)
Bateria 4.000 mAh 2.800 mAh
Peso 173g 144g
Sistema operacional de fábrica Android 8 (Oreo) Android 7 (Nougat)

Moto G6 Play é mais rápido que o Moto G5

Por mais que sejam equipados com o mesmo processador Qualcomm Snapdragon 430 (MSM8937), no quesito desempenho o ponto vai para o Moto G6 Play, que é equipado com mais memória RAM que o Moto G5.

Ou seja, dessa forma você pode abrir aplicativos, navegar pela internet e escutar músicas no G6 Play com mais fluidez que no G5. Vale ressaltar que esses são aparelhos de entrada e, portanto, não são os melhores celulares para jogos, beleza?

Outro ponto em que o Moto G6 Play se destaca é o no sistema operacional, já que ele vem com o Android 8 (Oreo), a versão mais recente do software, instalado de fábrica.

Moto G6 Play tem câmera frontal com flash!

Pouca coisa também mudou entre o Moto G6 Play e Moto G5 quando o assunto são as câmeras. Na traseira o sensor de ambos celulares têm 13MP, abertura focal de f/2.0 e são equipados com foco automático de detecção de fase (PDAF), que chega mais rápido ao objeto e permite fotos mais nítidas.

Motorola Moto G6 Play Câmera

O que pode fazer toda diferença na escolha entre um ou outro é na câmera frontal. Apesar de terem a mesma abertura focal (f/2.2) e lente de ângulo aberto, que agrupa mais elementos na foto, a câmera do Moto G6 Play tem mais megapixels, capturando imagens com maior resolução.

Isso sem falar que o Moto G6 Play é um smartphone com flash frontal, para você tirar selfies melhores à noite.

Design e tela renovados no Moto G6 Play

Aqui temos dois pontos em que há mais diferenças entre o Moto G6 Play e o Moto G5: o design e a tela. Se você curte assistir a vídeos no YouTube ou séries e filmes na Netflix é melhor optar pelo G6 Play, que tem tela grande de 5,7 polegadas com proporção 18:9, igual do cinema, e presente em smartphones top de linha.

É importante ressaltar que mesmo o Moto G5 não tendo essas características, a tela com resolução Full HD do aparelho tem maior densidade de pixels que a HD+ do Moto G6 Play, apresentando assim imagens mais nítidas.

 Motorola Moto G5 Tela

Agora falando do visual, o Moto G6 Play é mais bonito que o Moto G5, já que tem um design muito parecido com o do Moto X4, produzido em polímero de vidro e com linhas arredondadas que facilitam bastante a pegada.

Contudo, é importante pensar duas vezes antes de usá-lo sem a capinha protetora que já vem inclusa na caixinha do aparelho. O vidro é mais frágil que o acabamento em alumínio do Moto G5 e ainda deixa marca de dedos.

E não podemos deixar de citar o sensor de impressão digital multifunção do Moto G6 Play, que está localizado na parte traseira e "disfarçado" junto do logo da Motorola. Com ele é possível não só bloquear e desbloquear o telefone, mas também executar algumas tarefas, como navegar pelas telas do celular através de gestos.

Moto G6 Play tem bateria para suportar um dia inteiro (e até um pouco mais!)

Outro grande diferencial do Moto G6 Play para o Moto G5 é a superbateria de 4.000 mAh, que tem autonomia para suportar um dia inteiro de uso sem grande dificuldade. Ou seja, você pode carregar o celular de manhã antes de ir ao trabalho e voltar para casa à noite ainda com alguns pontinhos.

E se mesmo assim você utilizar bastante o celular para escutar músicas, trocar mensagens no WhatsApp e outras tarefas e precisar recarregar o aparelho durante o dia, esse processo será bem rápido por conta do carregador TurboPower de 15W, que em torno de 15 minutos ligado na tomada garante autonomia para até 6 horas de uso.

Motorola Moto G6 Play Design

Sem esquecer de falar um pouquinho sobre o armazenamento, nesse quesito há um empate, já que tanto o Moto G6 Play quanto o Moto G5 tem 32GB de armazenamento interno para você deixar salvo suas músicas, fotos e outros arquivos e ainda permitem expansão via cartão microSD!

Moto G6 Play tem reconhecimento facial para desbloquear a tela

Muitos recursos extras mais básicos do Moto G5 estão presentes no Moto G6 Play, como por exemplo o dual chip inteligente, que identifica qual a melhor operadora para fazer ligações e qual tem a conexão de dados mais rápido no momento, e a conexão Bluetooth 4.2, para você transferir arquivos com facilidade com seus amigos e conectar o smartphone à dispositivos de áudio.

Por falar nisso, assim como o Moto G6 e o Moto G6 Play, o Moto G6 Play é equipado com a tecnologia Dolby Audio, um ótimo recurso para quem curte assistir a filmes, séries, ouvir músicas e até jogar com uma experiência de áudio mais imersiva e nítida.

Apesar disso tudo, o que mais chama a atenção e faz o Moto G6 Play se destacar do Moto G5 são os recursos de inteligência artificial da Motorola, como desbloqueio facial da tela e os comandos de voz nativos através da plataforma Moto Voice, que funciona até mesmo com o celular bloqueado. Bem lega, né?

Qual vale mais a pena: o Moto G6 Play ou Moto G5?

Mesmo com várias características em comum, o Moto G6 Play supera o concorrente em vários quesitos. Se você procura um celular com hardware e software atualizados, tela grande e de boa qualidade para assistir vídeos, filmes e séries, além de uma bateria de longa duração, vale a pena investir um pouco mais no Moto G6 Play.

Agora, se você está em busca do melhor preço, mas ainda assim quer um aparelho que tenha um bom custo/benefício, com desempenho ok para executar tarefas mais simples, como ler e-mails e navegar pelas redes sociais, e prioriza uma tela com resolução maior, o Moto G5 é uma opção bem interessante.

Compare os preços do Moto G6 Play e do Moto G5:

 

Confira o nosso vídeo:

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone