Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G6 vs Moto G5: o novo Moto G vale a pena?

Moto G5 ou Moto G6? Confira quem vence essa batalha de smartphones intermediários.

moto g5 vs moto g6, moto g6 ou moto g5
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Motorola lançou três novos modelos para sua linha de smartphones intermediários: o Moto G6, o Moto G6 Play e o Moto G6 Plus. Com um design remodelado e mais poder de processamento, os novos smartphones chegam para renovar a família Moto G, uma das linhas de smartphones mais populares no Brasil.

E para você que quer conferir todos os detalhes do novo Moto G6, ou está em dúvida se vale mais a pena ficar com o Moto G5, preparamos um comparativo entre esses dois smartphones Motorola, mostrando todas as diferenças entre eles. Vamos lá!

 

Moto G6

Moto G6

Moto G5

Moto G5

Tela 5.7" Full HD+ (2160 x 1080) IPS LCD 5" Full HD (1920 x 1080) IPS LCD
Processador Octa-core de 1.8GHz (Qualcomm Snapdragon 450) Octa-core de 1.4GHz (Qualcomm Snapdragon 430)
Memória RAM 3GB 2GB
Armazenamento 32GB 32GB
Aceita cartão de memória Sim (até 256GB) Sim (até 128GB)
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip Sim Sim
Leitor de digital Sim Sim
NFC Não Não
Câmera traseira Dupla de 12MP (abertura de f/1.8) + 5MP (abertura de f/2.2) 13MP (abertura de f/2.0)
Câmera frontal 8MP (abertura de f/2.2) 5MP (abertura de f/2.2)
Filma em Full HD (30FPS) Full HD (30FPS)
Bateria 3.000 mAh 2.800 mAh

Design diferenciado é um dos destaques do Moto G6

Começando com o design, a Motorola caprichou e entregou um dos smartphones mais elegantes entre os aparelhos intermediários. Na parte da frente, o Moto G6 tem bordas bem menores que o Moto G5, dando mais espaço para a tela.

Design Moto G6

Já na traseira, o destaque vai para o acabamento mais "premium", em vidro e metal, que deixa o aparelho com um visual mais sofisticado. Essa foi uma evolução e tanto em relação ao Moto G5, que tem um acabamento bem mais simples, com bordas em alumínio e uma traseira removível de plástico.

A tela do Moto G6 ficou maior e melhor

A tela do novo aparelho também evoluiu bastante. Enquanto o Moto G5 tem um display de 5 polegadas, o Moto G6 ganhou uma tela maior, de 5.7 polegadas com proporção 18:9, ou seja, um pouco mais esticada que outros modelos. Como esse é o formato mais usado no cinema, você pode assistir filmes sem bordas pretas ou cortes nas laterais no Moto G6.

Em relação à qualidade das imagens, os dois smartphones Motorola têm bons resultados. Ambos usam painéis com tecnologia IPS, que garante cores fieis e bons ângulos de visão. Quanto à resolução, o Moto G69 tem tela Full HD+ (2160 x 1080 pixels) contra a resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) do Moto G5, mas essa mudança serve para compensar o tamanho maior da tela.

Tela do Moto G6

Processador atualizado tem mais desempenho no Moto G6

E se por fora o novo aparelho ganhou muitas mudanças, por dentro ele também está de cara nova. O novo Moto G6 vem equipado com o processador octa-core Qualcomm Snapdragon 450 de 1.8GHz, versão atualizada do Snapdragon 430 de 1.4GHz da versão anterior. O novo aparelho também vem com 3GB de memória RAM, contra 2GB do Moto G5.

Na prática, os dois modelos mandam bem nas tarefas mais básicas, como acessar as mídias sociais, reprodução de vídeos e aplicativos de mensagens instantâneas, como o Messenger e o WhatsApp. A maior diferença entre os dois é o gerenciamento de bateria, que é melhor na nova versão.

Além disso, o Moto G6 é um celular Android com sistema operacional atualizado na versão 8.0 (Oreo), e promete atualização para o Android 9 (P) enquanto o Moto G5 vem com o Android 7.0 (Nougat) de fábrica.

Armazenamento é praticamente igual nos dois modelos

Em relação ao armazenamento, o Moto G6 continua com 32GB de memória interna, com capacidade para expansão até 256GB usando um cartão MicroSD (vendido separadamente), quantidade equivalente ao do Moto G5, que tem 32GB com capacidade de expansão para até 128GB. A boa notícia é que nenhum dos dois aparelhos tem entrada híbrida, ou seja, você pode usar dois cartões de operadora e um cartão de memória ao mesmo tempo.

Câmeras também são destaque no novo Moto G6

E para os fãs de fotografia, só boas novidades! Enquanto o Moto G5 tinha apenas uma câmera traseira, de 13MP e f/2.0, o Moto G6 aderiu à febre e se tornou um smartphone com câmera dupla, com dois sensores de 12MP (f/1.8) + 5MP (f/2.2) com flash DualTone na traseira. Neste caso, a segunda câmera é monocromática, e trabalha em conjunto com a câmera principal para realçar as linhas e deixar a foto com uma definição ainda melhor, especialmente em ambientes bem iluminados.

Câmera do Moto G6

Isso permite usar efeitos bem bacanas, como o foco seletivo, em que você pode desfocar o fundo da imagem, ou a cor seletiva, em que só uma cor da fotografia fica em evidência. É possível fazer fotos com um toque mais profissional e conseguir efeitos bem bacanas.

O novo aparelho também faz bonito nas selfies, com uma câmera frontal de 8MP e abertura de f/2.2, e conta com um flash LED para ajudar quando a iluminação não estiver ideal. Já o Moto G5 com uma câmera de 5MP e abertura f/2.2, sem flash.

Autonomia é semelhante, mas Moto G6 vem com carregador Turbo

Falando agora sobre a bateria, ela é semelhante nos dois modelos. Isso porque o Moto G6, que tem capacidade de 3.000 mAh, gasta mais energia com a tela maior. Já no Moto G5, a capacidade é de 2.800 mAh.

Para quem não é muito exigente, dá pra chegar até o final do dia com qualquer um dos dois modelos, mas a boa notícia aqui é o que o Moto G6 vem com carregador Turbo Charge de 15W, que garante muito mais bateria com menos tempo de tomada. Assim, dá pra conseguir um pouco mais de carga durante o dia, sem precisar ficar preso à uma tomada.

E aí, o Moto G6 vale mais a pena que o G5?

Vale, sim! Para quem está procurando um dos melhores celulares custo/benefício, o Moto G6 é uma aposta muito melhor que o Moto G5. Isso porque ele leva a melhor no design, tela, desempenho e câmeras, usando novas tecnologias que só estavam presentes em celulares mais caros.

Agora, se você quer economizar, fique tranquilo! O Moto G5 é um ótimo smartphone, e atende muito bem a quem não é muito exigente ou usa o celular para tarefas mais básicas. Se você já tem o aparelho, é melhor pensar bem se vale a pena trocar pelo mais novo, já que a Motorola também tem opções com melhor desempenho, como o Moto G5S Plus ou o Moto X4.

Confira os preços do Moto G6 e do Moto G5:



Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone