Com a volta da linha Moto X, muita gente ficou na dúvida se o Moto X4 seria mais um modelo top de linha da Motorola, mas, na verdade, ele chegou para ficar no segmento de smartphones intermediários mais avançados, e ainda está bem atrás do Moto Z2 Force, que é o celular mais encorpado da marca. Então se a sua dúvida é somente essa, o Moto Z2 Force é o melhor, com certeza!

Agora, se você ainda não se decidiu sobre qual desses dois smartphones Motorola é a melhor opção para o seu perfil, vamos te mostrar os pontos mais importantes para ficar ligado na hora da compra, assim você pode escolher entre o Moto X4 ou o Moto Z2 Force de acordo com a sua necessidade.

Confira o nosso comparativo!

 

Moto X4

Moto X4

Moto Z2 Force

Moto Z2 Force

Tela 5.2" Full HD (424 ppi) 5.5" QHD (534 ppi)
Processador Octa-core de 2.2GHz (Qualcomm Snapdragon 630) Octa-core de 2.35GHz (Qualcomm Snapdragon 835)
Memória RAM 3GB 6GB
Sistema operacional de fábrica Android 7.1.1 (Nougat) Android 7.1 (Nougat)
Armazenamento 32GB 64GB
Aceita cartão de memória Sim (até 2TB) Sim (até 2TB)
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip Sim (entrada híbrida) Sim (entrada híbrida)
Leitor de digital Sim Sim
Rádio FM Sim Não
NFC Sim Sim
Resistência contra água IP68 (até 1.5m por 30 minutos) Resistência a respingos
Câmera frontal 16MP com flash (abertura f/2.0) 5MP com flash (abertura f/2.2)
Câmera traseira 12MP + 8MP (abertura f/2.0 e grande-angular de 120°) 12MP + 12MP (abertura f/2.0)
Filma em 4K (30 fps) 4K (30 fps)
Bateria 3.000 mAh 2.730 mAh

Quando o assunto é tela, Moto Z2 Force entrega a melhor experiência

Para quem curte smartphones com tela grande, o Moto Z2 Force pode ser a melhor opção, já que tem display de 5.5 polegadas, contra 5.2 polegadas do Moto X4.

Na resolução o Moto Z2 Force também é melhor. Seu display é Quad HD, com 2560x1440 pixels, e a densidade de pixels é de 534ppi, entregando imagens mais nítidas e com maior riqueza de detalhes. Além disso, a tela Super AMOLED oferece cores mais vivas, sem consumir tanta energia.

Mas, a menos que você faça muita questão de uma resolução impecável, o Moto X4 atende perfeitamente a quem quer ver vídeos em alta resolução e até mesmo filmes e séries, pois sua tela é Full HD (1920×1080) e oferece nitidez suficiente para todas as tarefas.

Moto X4 é resistente à água e poeira. Já o Moto Z2 Force é resistente a quedas

Aqui temos dois modelos ideais para os desastrados. Enquanto o Moto X4 é resistente à água e à poeira (IP68), podendo ficar submerso até 1.5 metros em água doce por até 30 minutos, o Moto Z2 Force é resistente a quedas de até 2 metros. Com a proteção ShatterShield, esse top de linha tem tela praticamente inquebrável e ainda conta com acabamento em alumínio série 7.000 para ajudar na resistência.

Tela Moto Z2 Force ShatterShield

Se você é daqueles que derruba – sempre – o celular, talvez valha a pena investir no Moto Z2 Force. Mas, se está sujeito apenas a eventualidades, como deixar o aparelho cair em uma poça d'água, por exemplo, o Moto X4 serve perfeitamente, inclusive porque ele tem proteção Gorilla Glass na tela, que já evita danos causados por quedas mais leves.

No visual, o Moto X4 acaba parecendo um pouco mais sofisticado graças ao acabamento em vidro 3D. Por outro lado, o Moto Z2 Force dá a sensação de resistência e ainda é compatível com os Moto Snaps, que oferecem muitas outras opções para turbinar o celular.

Moto Z2 Force tem ótimo desempenho com o Snapdragon 835 e 6GB de RAM

No quesito desempenho, o Moto Z2 Force sai na frente, e muito, com um dos processadores mais avançados do momento (Qualcomm Snapdragon 835, octa-core de até 2.35GHz), além de 6GB de memória RAM. Ele praticamente voa e roda até os apps mais complexos, e em segundo plano, sem problemas. Se você curte jogos mais pesados como Injustice 2, por exemplo, ele é uma das melhores opções do mercado.

Já para quem não costuma usar aplicações tão parrudas, o Moto X4 vai atender perfeitamente, sem custar tanto. Apesar de não ser o mais recente, o seu processador intermediário Qualcomm Snapdragon 630, octa-core de até 2.2Ghz, dá conta dos principais aplicativos, incluindo redes sociais e jogos, dos mais leves aos mais complexos. A memória RAM de 3GB também garante que vários apps fiquem abertos ao mesmo tempo, desde que não sejam tão pesados.

Com o dobro de armazenamento, Moto Z2 Force lidera a disputa mais uma vez

Sobre o armazenamento, temos 64GB do Moto Z2 Force contra 32GB do Moto X4, significando uma grande vantagem para o modelo top de linha, que fica ainda melhor se considerarmos apenas o espaço disponível dos dois, já que um tem 45GB livres e o outro 17GB livres, respectivamente.

Quem guarda muitos apps no celular deve pensar em escolher a versão com maior armazenamento, pois mesmo que os dois aceitem cartões de memória de até 2TB, atualizações do sistema e instalações de aplicativos são responsabilidade da memória interna. Mas, novamente, se este não é o seu caso, um celular com 32GB tem o suficiente para guardar os principais apps, além das fotos e vídeos do dia a dia.

Ótimas câmeras duplas nos dois aparelhos

Câmera Moto X4

Se você curte fotografar, vai gostar de saber que tanto o Moto X4 quanto o Moto Z2 Force são smartphones com câmera dupla. Juntas elas te dão mais possibilidades e maior qualidade na hora dos registros, e, inclusive, permitem fazer aquele efeito com fundo desfocado (Bokeh) que está tão em alta.

A diferença é que de um lado, no Moto X4, a segunda câmera tem uma lente grande-angular, que captura imagens em até 120°, permitindo enquadrar mais pessoas ou grandes paisagens, por exemplo. Já no outro celular Motorola, o segundo sensor é monocromático, e tem como objetivo intensificar o contraste entre as cores para entregar fotos de maior qualidade, além de permitir fazer fotos com preto e branco seletivo.

Podemos dizer, então, que nesse ponto os smartphones empatam, já que a escolha vai depender da sua preferência por maior ângulo ou contraste mais acentuado.

Quando o assunto é câmera frontal, o Moto Z2 Force faz fotos com apenas 5MP, mas tem dual flash LED para balanceamento de cores e lente de ângulo aberto. Já o Moto X4 tem 16MP no sensor frontal e conta com flash LED simples, mas tem pixels maiores, de 2 µm, que ajudam a capturar imagens mais claras, mesmo em ambientes pouco iluminados. Na prática, isso quer dizer que temos um empate também na parte frontal, já que os resultados são bem próximos.

Para os vídeos, ambos filmam em 4K até 30 frames por segundo (fps) e em Full HD até 60 fps.

Bateria suficiente para um dia de uso moderado

Apesar de parecer que o Moto Z2 Force tem menor autonomia, por causa dos 2.730 mAh, sua tela Super AMOLED é mais econômica, e o processador também ajuda a otimizar o consumo para poupar energia. No final das contas, quando comparamos com os 3.000 mAh de capacidade da bateria do Moto X4, fica praticamente "elas por elas".

O que é importante saber é que os dois chegam ao final do dia em uso moderado com tranquilidade.

Ah! E ainda vale lembrar que os dois smartphones vêm com carregador TurboPower, que, de acordo com a Motorola, garante até 6 horas de uso moderado com 15 minutos na tomada.

Moto X4 ou Moto Z2 Force: qual o melhor para você?

Se formos avaliar apenas as especificações técnicas e dizer qual o melhor smartphone, a resposta é: Moto Z2 Force. Ele é atualmente o top de linha da Motorola e, claro, tem especificações bem mais parrudas, ideais para os mais entusiasmados com tecnologia e jogos, ou para aqueles que simplesmente querem ter o modelo mais avançado da marca, além da possibilidade de turbinar ainda mais o aparelho com os Moto Snaps.

Mas, como dissemos, nem todos precisam de tanto poder de fogo. Sendo assim, podemos dizer que o Moto X4 é o melhor para quem quer executar as tarefas do dia a dia com tranquilidade, e, de quebra, ter em mãos um aparelho bonito e com ótimos recursos, como a câmera dupla e a resistência à água e poeira, sem ter que investir um valor mais alto.

Veja os preços do Moto X4 e do Moto Z2 Force

Smartphone Motorola Moto X X4 XT1900-6 32GB

Smartphone Motorola Moto Z Z2 Force XT1789 64GB

Leia também