Moto X4 vs Moto Z2 Play: qual o melhor celular da linha Moto?

Moto X4 ou Z2 Play? Veja esse comparativo de smartphones intermediários da Motorola e descubra quem vence.

Moto X4 vs Moto Z2 Play: qual o melhor celular da linha Moto?
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Com a chegada do Moto X4 ao mercado, a linha de smartphones intermediários da Motorola está cada vez mais diversificada.

Aqui, trazemos um comparativo dele com o Moto Z2 Play, aparelho da mesma categoria e que compartilha de vários recursos semelhantes, como o processador octa-core de 2.2GHz e a bateria de 3.000 mAh, para você escolher qual smartphone da linha Moto te atende melhor. Chega mais e confira!

Leia também: Melhores Celulares Motorola

a partir de:R$ 2.050,99

a partir de:R$ 1.249,99

Tela
5.2" Full HD (1080x1920 pixels) IPS LCD
5.5" Full HD (1080x1920 pixels) Super AMOLED
Processador
Octa-core de 2.2GHz (Qualcomm Snapdragon 630)
Octa-core de 2.2GHz (Qualcomm Snapdragon 626)
Unidade de processamento gráfico (GPU)
Adreno 508
Adreno 506
Memória RAM
3GB
4GB
Armazenamento
32GB (expansível até 2TB)
64GB (expansível até 2TB)
Acesso à internet
3G, 4G e Wi-Fi
3G, 4G e Wi-Fi
Aceita cartão de memória
Sim
Sim
Dual chip
Sim (nano SIM)
Sim (nano SIM)
Leitor de digitais
Sim
Sim
Resistência à água e poeira
Sim (certificação IP68)
Não
TV digital
Não
Não
Rádio FM
Sim
Sim
NFC
Sim
Sim
Câmera traseira
12MP + 8MP (abertura de f/2.0 e f/2.2)
12MP (abertura de f/1.7)
Câmera frontal
16MP (abertura de f/2.0)
5MP (abertura de f/2.2)
Filma em
4K (30 FPS)
4K (30 FPS)
Bateria
3.000 mAh
3.000 mAh
Sistema operacional
Android 7.1.1 (Nougat)
Android 7.1.1 (Nougat)
Proteção
Corning Gorilla Glass
Corning Gorilla Glass 3
Peso
163g
145g
Ofertas
Ver preçosVer preços

Empate técnico no hardware e software

Quando o assunto é desempenho, temos um empate técnico. Embora o Moto X4 seja equipado com processador e GPU um pouco mais atuais, o Z2 Play leva vantagem por ter mais memória RAM (4GB). Ou seja, na prática, os dois smartphones são capazes de rodar com fluidez os aplicativos e jogos disponíveis na Google Play Store.

Ah, e em relação ao software, os dois smartphones já vem com o Android 7.1.1 (Nougat) instalado de fábrica e, inclusive, um ponto positivo é que a Motorola costuma não modificar muito o sistema operacional, deixando ele próximo da versão pura.

Câmeras repletas de recursos e para gostos diferentes

O desempate aqui é muito por uma questão do seu uso. Se você costuma tirar muitas selfies, escolha o Moto X4, isso porque esse aparelho tem câmera frontal de 16MP, o que possibilita tirar fotos em maior resolução, e abertura focal de f/2.0, superior a do Z2 Play. Além disso, ela é equipada com o modo panorama, que permite fotografar em um ângulo de 120° e não perder nenhum detalhe da cena.

Moto X4 Câmera

Por outro lado, se você é mais de fotografar com a câmera traseira, o Z2 é a melhor opção. Mesmo o X4 tendo duas lentes, a abertura focal do smartphone da linha Z é maior, o que proporciona imagens mais nítidas e rica em detalhes. Ah, ele também tem foco a laser, ótimo recurso para fotos espontâneas, em movimento ou em locais com pouca luz.

No mais, os dois aparelhos têm muitas semelhanças, como a gravação em resolução 4K a 30 frames por segundo (FPS), modo HDR automático, zoom digital de até 8x para fotos e, também, são celulares com flash LED frontal.

Proteção é destaque na tela e corpo dos aparelhos

A grande diferença entre eles está na tela. Enquanto a do X4 é IPS LCD, o do Z2 Play é Super AMOLED, que consome menos bateria e reproduz as cores de forma brilhante. E ela ainda conta com a tecnologia Gorilla Glass 3, que protege o display contra quedas e arranhões.

O Moto X4, por sua vez, conta com certificação IP68, que garante resistência à respingos e até a mergulhos acidentais na água doce.

Na questão de design, o X4 e Z2 Play compartilham de uma estrutura única em metal, que alia beleza e resistência aos desgastes do dia a dia, dos smartphones da Motorola.

Baterias iguais, mas armazenamento diferentes

Em relação à bateria, mais um empate: tanto o Moto X4 quanto o Z2 Play são equipados com 3.000 mAh e acompanham o carregador TurboPower, capaz de fornecer até 6 horas de autonomia com apenas 15 minutos na tomada.

Já quando o assunto é o armazenamento, se você costuma baixar muitas músicas, tirar fotos e receber vídeos no WhatsApp, por exemplo, o Z2 Play com certeza vai atender melhor as suas necessidades, pois ele conta com 64GB, o dobro de memória interna do Moto X4. Mas não se preocupe, pois os dois aparelhos têm entrada para cartão microSD de até 2TB.

Infinitas possibilidades no Z2 Play com Moto Snaps

Um dos grandes atrativos do Z2 Play em relação ao X4 - sem dúvida - é a compatibilidade com os Moto Snaps, módulos removíveis que se conectam ao smartphone e podem transformá-lo em um projetor, caixa de som estéreo e até em videogame portátil. Vale ressaltar que esses acessórios são vendidos separadamente.

Moto Z2 Play com Moto Snaps

Mas, em geral, tanto o X4 quanto o Z2 Play são equipados com vários recursos extras importantes, como Bluetooth, NFC, Rádio FM, giroscópio, leitor biométrico e ainda são smartphones dual chip!

Mas então, qual smartphone da linha Moto escolher: o X4 ou Z2 Play?

Essa é uma decisão que vai muito conforme o seu gosto e uso pessoal. Em geral, os dois aparelhos são muito parecidos, e entregam ótimo desempenho nos aplicativos e bateria com autonomia suficiente para aguentar um dia inteiro sem problemas.

O Moto Z2 Play é mais indicado se você prioriza uma câmera traseira que tira boas fotos, grande armazenamento interno para guardar músicas, imagens, vídeos e um ponto que pode fazer toda a diferença na hora da compra: a compatibilidade com os Moto Snaps.

Agora, se você não liga muito para os módulos removíveis, e recursos como a câmera frontal mais a resistência à água/poeira são mais importantes, o Moto X4 com certeza é a melhor escolha!

Compare os preços do Moto X4 e do Moto Z2 Play:

Confira o nosso vídeo:

Leia também: