Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto Z ou Moto X Force: em qual smartphone Motorola investir?

Moto X Force ou Moto Z? Escolha o melhor celular de alto desempenho para seu dia a dia.

Moto Z ou Moto X Force
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se você curte os smartphones Motorola e está disposto a investir um pouco mais para ter um aparelho com desempenho avançado, talvez esteja na dúvida entre estes dois celulares: o Moto Z e o Moto X Force.

Para te ajudar a escolher, fizemos um comparativo destacando as principais características de cada um deles. Confira:


Leia também: Moto Z ou Moto Z Play: qual smartphone modular comprar?

 

 

 

Moto Z

Moto Z

 

Moto X Force
Moto X Force

Tela

5.5" com resolução QHD

5.4" com resolução QHD

Processador

Qualcomm Snapdragon 820

Qualcomm Snapdragon 810

Memória RAM

4GB

3GB

Armazenamento

64GB

64GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 2TB)

Sim (até 2TB)

Conectividade

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Câmera traseira

13MP

21MP

Filma em

4K

4K

Câmera frontal

5MP

5MP

Bateria

2.600mAh

3.760mAh

Prefere carcaça resistente ou um design fino e leve?

Uma das principais diferenças entre estes dois smartphones é em relação à construção do aparelho. Enquanto o Moto X Force foi desenvolvido para ser um celular praticamente "inquebrável", o Moto Z segue uma linha mais sofisticada, com acabamento de ponta e finíssima estrutura.

De acordo com a Motorola, o Moto X Force foi o primeiro smartphone a ser desenvolvido com tela que não trinca nem estilhaça, graças à exclusiva tecnologia Moto ShatterShield, que leva 5 camadas de proteção para absorver os impactos sem comprometer a usabilidade.

Por conta disso, o Moto X Force é um smartphone mais bruto e pesado, com quase 1 centímetro de espessura e 169g.

Já o Moto Z conta com uma camada mais simples de proteção na tela, a Corning Gorilla Glass, que o protege apenas contra pequenos impactos e arranhões. Na carcaça, encontramos alumínio aeronáutico e aço inoxidável, materiais que ajudaram o Moto Z a conquistar o posto de um dos smartphones mais finos e leves do momento, com 5.19mm de espessura e pesando apenas 136g.

Espessura do Moto Z e Moto X Force

Neste ponto, não há como eleger um vencedor, pois isso vai depender da necessidade e gosto de cada pessoa. Se você prefere resistência, Moto X Force. Agora, se quer um smartphone mais fininho e consegue ter cuidado na hora do manuseio, o Moto Z é uma bela escolha.

Mas o Moto Z inovou no design, com possibilidade de usar módulos

Módulos Moto Z

Se tem um diferencial do Moto Z que merece nossa atenção, esse diferencial fica no design. Para esse smartphone, a Lenovo desenvolveu módulos que podem se conectar ao aparelho, aprimorando a capacidade de tirar fotos, além de reproduzir áudios, aumentar a capacidade da bateria e até projetar imagens.

Chamados de Moto Snaps, esses módulos oferecem ao Motorola Moto Z várias possibilidades de personalização. A vantagem desse design inovador é que os módulos são removíveis e se conectam ao smartphone por meio de ímãs, "grudando" ao aparelho de um jeito prático.

Telas grandes de altissima resolução

Aqui estamos comparando dois smartphones com tela grande, ideiais para quem curte assistir a vídeos. O Moto X Force conta com display de 5.4 polegadas, enquanto o Moto Z, 5.5 polegadas. Isso mesmo, a diferença é bem pequena.

Na qualidade é que a coisa fica ainda melhor. Os dois aparelhos receberam resolução Quad HD nas telas, também conhecida como 2K. Essa resolução é maior que a Full HD e tem um total de 2560x1440 pixels, ou seja, ninguém deixa a desejar neste quesito.

Uma diferença que podemos citar, no entanto, é em relação à tecnologia da tela. O Moto X Force conta com tela AMOLED, enquanto o Moto Z recebeu o "upgrade" dessa tecnologia e já veio com tela Super AMOLED, conhecida por entregar padrões de cores mais nítidos, rápida atualização e menor consumo de energia.

Smartphones com alta performance. Mas Moto Z é ainda melhor

O Moto Z leva a vantagem no desempenho e consegue realizar as tarefas mais pesadas com rapidez e sem engasgos. Ele utiliza o processador quad core Qualcomm Snapdragon 820 (1.8GHz) e GPU Adreno 530. Enquanto isso, o Moto X Force foi equipado com o processador octa Qualcomm Snapdragon 810 (quad core de 1.5GHz + quad core de 2.0GHz) e GPU Adreno 430.

Para mostrar toda a sua potência, o Moto Z ainda conta com 4GB de memória RAM, contra 3GB de memória RAM do Moto X Force.

Apesar de o Moto Z oferecer uma configuração mais robusta, vale destacar que estamos falando de dois smartphones com alta performance, já que o Moto X Force também tem ótimo poder de fogo para a categoria.

No armazenamento, empate!

Ao usar esses smartphones no dia a dia, espaço não será problema, já que os dois apresentam memória interna de 64GB.

Agora, se ainda assim você precisar usar um cartão de memória, tudo bem: tanto o Moto X Force quanto o Moto Z são compatíveis com cartão microSD de até 2TB.

Smartphones 4G. E com a possibilidade de usar até dois chips

Como já era de se esperar, aqui estamos comparando dois celulares com 4G, que oferece um acesso mais rápido à internet.

Além disso, aqui temos dois smartphones dual chip, que permitem aproveitar promoções de diferentes operadoras.

Moto Z também leva vantagem na hora das fotos

O Moto X Force tem a surpreendente resolução de 21MP na câmera principal. Acontece que o Moto Z acaba se destacando nessa comparação, já que sua câmera principal foi equipada com recursos que melhoram a qualidade das fotos.

Com 13MP de resolução, a câmera do Moto Z tem como destaque a abertura de f/1.8, que determina a quantidade de luz que entra. Essa abertura é capaz de garantir registros de qualidade até em ambientes com baixa luminosidade. Já abertura da câmera do Moto X Force é de f/2.0, ficando atrás da câmera presente no Moto Z.

Outra vantagem da câmera do Moto Z é o preciso foco laser, que garante nitidez e evita que as imagens fiquem tremidas.

Porém, vale destacar que os dois smartphones ganharam na câmera principal o flash LED duplo e apresentam Modos que facilitam fotografar em diferentes situações, como no caso do Modo Noturno. Já para filmar, as câmeras dos smartphones são eficientes, e criam vídeos em 4K.

Ah, e se você curte um bom smartphone para selfies, neste comparativo temos ótimas opções, porque os dois aparelhos apresentam câmera frontal de 5MP, e com flash.

Enquanto a câmera secundária do Moto Z tem abertura de f/2.2, o Moto X Force, desta vez, sai na frente, com abertura de f/2.0. Mas o Moto Z acaba lavando vantagem com o Modo Beauty, para você sair ainda melhor nas selfies, e o Modo Profissional.

Já na bateria, ponto para o Moto X Force!

Para o Moto Z, a Lenovo inseriu uma bateria com capacidade de 2.600mAh. De acordo com a fabricante, com essa bateria é possível passar até 24 horas longe das tomadas. Além disso, o Moto Z conta com a tecnologia de carregamento rápido TurboPower, que garante até 7 horas de autonomia com apenas 15 minutos de carga.

Mas, quem leva a melhor quando o assunto é bateria é o Moto X Force, com capacidade de 3760mAh. Segundo a Lenovo, essa capacidade suporta até 36 horas, e aqui também podemos contar com o carregamento TurboPower, que permite até 10 horas de uso com somente 15 minutos na tomada.

Chegou a hora de decidir: Moto X Force ou Moto Z?

No lançamento do Moto X Force, esse smartphone conseguiu chamar atenção, com a proposta de ser resistente, além de garantir alta performance.

Só que fica claro, no mercado de smartphones, que em pouco tempo a tecnologia evolui muito. E essa evolução pode ser comprovada no Moto Z, um smartphone modular, com módulos inovadores que aumentam sua funcionalidade. Além disso, conta com configuração de um top de linha. Então, não tinha como ser diferente: o Moto Z é o melhor.

Veja preços do Moto Z e do Moto X Force:




Leia também: Moto Z vs LG G5 SE: uma disputa entre smartphones modulares

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone