Moto Z ou Moto Z Play: qual smartphone modular comprar?
A Motorola lançou uma nova linha de aparelhos em 2016 com a proposta de utilizar módulos para "turbinar" o celular . Entre eles temos o Moto Z e o Moto Z Play, ambos compatíveis com os chamados Moto Snaps. Se você quer apenas saber qual destes dois smartphones modulares é o melhor, já adiantamos que é o Moto Z. Ele é o top de linha da família Moto Z e conta com uma configuração mais parruda do que a de seu irmão mais

A Motorola lançou uma nova linha de aparelhos em 2016 com a proposta de utilizar módulos para "turbinar" o celular. Entre eles temos o Moto Z e o Moto Z Play, ambos compatíveis com os chamados Moto Snaps.
Se você quer apenas saber qual destes dois smartphones modulares é o melhor, já adiantamos que é o Moto Z. Ele é o top de linha da família Moto Z e conta com uma configuração mais parruda do que a de seu irmão mais novo, o Moto Z Play.
Agora, se o que quer saber é qual dos dois smartphones é o ideal para você, então é melhor ler o nosso comparativo até o final e ficar de olho em todas as diferenças.
Fizemos um texto bem legal, comparando as características mais importantes, para te ajudar a decidir entre o Moto Z ou o Moto Z Play. Confira!
Leia também: Moto Z vs Galaxy S7: qual o melhor top de linha?
Se você quer a melhor qualidade de imagem, está bem com qualquer um dos dois
Muita gente acha que quanto maior a resolução da tela de um smartphone, mais qualidade de imagem ele oferecerá. Acontece que não é bem assim na prática, pois chega uma hora em que os nossos olhos não conseguem perceber muita diferença, ainda mais em uma tela tão pequena quanto a de um smartphone.
Isso é exatamente o que acontece aqui. Apesar de a tela do Moto Z ter resolução 2K (2560 x 1440 pixels), ela oferece praticamente a mesma qualidade que a tela Full HD do Moto Z Play, já que ambos possuem tecnologia Super AMOLED no display e isso acaba sendo mais relevante.
Só para você saber, o padrão Super AMOLED é rico em cores e bom contraste, o que dá aos conteúdos exibidos mais realismo e brilho, independentemente da quantidade de pixels exibidos, por isso os dois ficam lado a lado neste quesito.
Outro ponto que eles empatam é no tamanho do display. Para quem curte smartphones com tela grande, ambos contam com 5,5 polegadas e são revestidos com o Corning Gorilla Glass, para evitar danos causados por pequenos arranhões e quedas.
Já o design muda um pouco. O Moto Z é feito em alumínio aeronáutico e aço inoxidável, além de ser mais leve e fino do que o Moto Z Play, que conta com acabamento em vidro e metal. Para você ter uma ideia, o Moto Z pesa apenas 136gr, contra 165gr do Moto Z Pay.
Falando ainda sobre detalhes na construção dos smartphones, vale destacar o novo conector USB-C que eles receberam. Essa entrada permite fazer transferências de arquivos mais rapidamente e ainda é mais resistente do que a entrada USB comum.
Uma diferença é que o Moto Z não tem o conector para fones de ouvido, que deve ser plugado na mesma entrada USB-C, ao contrário do Moto Z Play, que continua com a tradicional entrada 3.5mm para os fones.
Outro ponto relevante é o nanorevestimento, presente também em outros smartphones Motorola, que garante a proteção do aparelho contra respingos e pequenas exposições à água.

Como já falamos aqui, os dois smartphones Motorola são modulares, ou seja, aceitam módulos que prometem melhorar algumas características dos aparelhos, como o som, a câmera e a bateria, por exemplo.
Tanto o Moto Z quanto o Moto Z Play são compatíveis com os diversos módulos. E para usar é bem fácil, basta aproximar o Moto Snap do celular e ele se conecta ao aparelho como um imã, sem precisar de cabos, muito menos de instalação.
Só fique atento a um detalhe: os Moto Snaps são vendidos separadamente ou em pacotes promocionais do aparelho. Então, é preciso escolher com cuidado qual o módulo você quer para fazer a compra certa.
Veja algumas opções de pacotes promocionais do Moto Z e do Moto Z Play:
- Moto Z Power Edition
- Moto Z Power & Sound Edition
- Moto Z Power & Projector Edition
- Moto Z Play Sound Edition
- Moto Z Play Projector Edition
Quem entende um pouquinho sobre o desempenho de smartphones, sabe que a quantidade de núcleos não significa muito quando temos duas gerações distintas de processadores.
O Moto Z Play, por exemplo, veio equipado com um Qualcomm Snapdragon 625 de oito núcleos (2.0GHz), enquanto o Moto Z conta com o Qualcomm Snapdragon 820, de apenas quatro núcleos (1.8GHz), mas que é mais moderno e esperto.
E não é só por isso que o Moto Z tem o melhor desempenho, já que também conta com 4GB de memória RAM para garantir a melhor desenvoltura em multitarefas e aplicativos mais pesados.
O Moto Z Play, por sua vez, tem 3GB de memória RAM, mas nem por isso entrega um desempenho ruim, não. Pelo contrário, ele também é muito bom para a maioria dos usuários, pois apesar de seu processador ser intermediário e ele vir com 1GB de memória RAM a menos, dá conta das principais atividades do dia a dia, inclusive algumas mais pesadas.
Moto Z oferece muito mais espaço de armazenamento
Tudo bem que os 32GB de armazenamento do Moto Z Play são uma capacidade e tanto, mas imagine ter 64GB de espaço para guardar as fotos, vídeos, conversas do WhatsApp e o que mais você quiser. Esta é uma das vantagens do Moto Z.
Além disso, os dois aparelhos são compatíveis com cartões de memória de até 256GB de armazenamento, o que dá uma folga a mais no espaço.
Se você quer um celular com boa autonomia, o Moto Z Play vai ser a melhor opção entre os dois modelos. Isso porque ele conta com uma bateria de 3.510mAh, que aguenta até 45 horas longe das tomadas, de acordo com a Motorola.
Já o Moto Z tem bateria com 2.600mAh, que aguenta um dia inteiro de uso moderado, mas que não chega nem perto do Moto Z Play quando é preciso ficar mais tempo acordado.
Aqui temos dois smartphones dual chip, bons para quem gosta de aproveitar as vantagens de duas operadoras diferentes.
Mas vale citar que o Moto Z tem entrada híbrida, ou seja, que pode ser usada tanto para o cartão de memória (para a expansão do armazenamento) quanto para o segundo SIM card. A desvantagem disto é que você vai precisar escolher entre ter um smartphone dual chip ou mais espaço.
Entre outros recursos, podemos falar que ambos são smartphones com 4G, 3G e Wi-Fi, e ainda contam com Bluetooth, Acelerômetro e, até, Giroscópio, bom para jogar Pokémon Go.
Eles também têm leitor biométrico e NFC, tecnologia utilizada para transferência de dados e para fazer pagamentos como cartão de crédito.

O Moto Z tem uma câmera principal com 13MP, três a menos do que o Moto Z Play, que conta com sensor de 16MP.
Apesar disto, a abertura dele é de f/1.8, contra f/2.0 do Moto Z Play. Isso quer dizer que o sensor do Moto Z captura mais luz durante o registro das imagens, entregando fotos mais vivas, mesmo em ambientes com baixa iluminação.
Outro ponto a favor do Moto Z é o fato de a câmera principal ter estabilização óptica de imagem (OIS), que ajuda a evitar que suas fotos fiquem tremidas ou borradas. Além disso, ele tem foco laser, flash com dois tons e zoom digital de até 8x.
O Moto Z Play também tem foco laser e flash dual-LED, mas o zoom digital é de apenas 4x e ele não possui estabilização óptica de imagem.
Na câmera frontal, os dois são iguais. Ambos contam com um sensor de 5MP, abertura de f/2.2, lente com ângulo aberto, além de diversos modos de câmera, como o Modo Profissional, Embelezamento ou Modo Noturno Automático.
Ah! E um detalhe bem bacana é que os dois aparelhos contam com flash frontal, o que é um adianto para quem gosta de fazer selfies a noite.
Para os vídeos, tanto o Moto Z quanto o Moto Z Play se saem muito bem. Os dois filmam em 4K com 30 frames por segundo (30fps) e ainda fazem filmes em slow motion. A vantagem do Moto Z em cima do seu rival, neste ponto, é que ele também faz vídeos em HDR.
Para decidir quem vence essa disputa, no fim das contas, é preciso levar em consideração qual o perfil do usuário.
O Moto Z conta com design mais sofisticado, é mais leve e fino, tem tela com melhor resolução, processador mais poderoso e alguns extras bacanas na câmera. O Moto Z Play, por sua vez, é mais em conta, tem uma carcaça um pouquinho mais bruta e esbanja bateria.
Se você quer, e pode, investir em um top de linha, o Moto Z com certeza é a melhor opção. Agora, se você quer economizar uns trocados e prefere ter autonomia ao invés de luxo, o Moto Z Play te atenderá perfeitamente.
Ah, e não podemos esquecer! Como os dois são celulares modulares, você sempre vai ter a opção de turbinar uma coisinha ou outra no futuro. Isso se já não adquirir o pacote promocional que vem com alguns Moto Snaps.
