Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto Z ou Moto Z Play: qual smartphone modular comprar?

Veja qual dos dois smartphones modulares é o ideal para a sua necessidade.

moto z vs moto z play, moto z play vs moto z
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Motorola lançou uma nova linha de aparelhos em 2016 com a proposta de utilizar módulos para "turbinar" o celular. Entre eles temos o Moto Z e o Moto Z Play, ambos compatíveis com os chamados Moto Snaps.

Se você quer apenas saber qual destes dois smartphones modulares é o melhor, já adiantamos que é o Moto Z. Ele é o top de linha da família Moto Z e conta com uma configuração mais parruda do que a de seu irmão mais novo, o Moto Z Play.

Agora, se o que quer saber é qual dos dois smartphones é o ideal para você, então é melhor ler o nosso comparativo até o final e ficar de olho em todas as diferenças.

Fizemos um texto bem legal, comparando as características mais importantes, para te ajudar a decidir entre o Moto Z ou o Moto Z Play. Confira!

 

Leia também: Moto Z vs Galaxy S7: qual o melhor top de linha?

 

 

Moto Z

Moto Z

 

Moto Z Play
Moto Z Play

Tela

5.5" com resolução QHD

5.5" com resolução Full HD

Processador

Quad core de 1.8GHz

Octa core de 2.0GHz

Memória RAM

4GB

3GB

Armazenamento

64GB

32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 256GB)

Sim (até 256B)

Conectividade

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Câmera traseira

13MP

16MP

Filma em

4K

4K

Câmera frontal

5MP

5MP

Bateria

2.600mAh

3.510mAh

Se você quer a melhor qualidade de imagem, está bem com qualquer um dos dois

Muita gente acha que quanto maior a resolução da tela de um smartphone, mais qualidade de imagem ele oferecerá. Acontece que não é bem assim na prática, pois chega uma hora em que os nossos olhos não conseguem perceber muita diferença, ainda mais em uma tela tão pequena quanto a de um smartphone.

Isso é exatamente o que acontece aqui. Apesar de a tela do Moto Z ter resolução 2K (2560 x 1440 pixels), ela oferece praticamente a mesma qualidade que a tela Full HD do Moto Z Play, já que ambos possuem tecnologia Super AMOLED no display e isso acaba sendo mais relevante.

Só para você saber, o padrão Super AMOLED é rico em cores e bom contraste, o que dá aos conteúdos exibidos mais realismo e brilho, independentemente da quantidade de pixels exibidos, por isso os dois ficam lado a lado neste quesito.

Designs, tamanho e outras características dos smartphones

Outro ponto que eles empatam é no tamanho do display. Para quem curte smartphones com tela grande, ambos contam com 5,5 polegadas e são revestidos com o Corning Gorilla Glass, para evitar danos causados por pequenos arranhões e quedas.

Já o design muda um pouco. O Moto Z é feito em alumínio aeronáutico e aço inoxidável, além de ser mais leve e fino do que o Moto Z Play, que conta com acabamento em vidro e metal. Para você ter uma ideia, o Moto Z pesa apenas 136gr, contra 165gr do Moto Z Pay.

Falando ainda sobre detalhes na construção dos smartphones, vale destacar o novo conector USB-C que eles receberam. Essa entrada permite fazer transferências de arquivos mais rapidamente e ainda é mais resistente do que a entrada USB comum.

Uma diferença é que o Moto Z não tem o conector para fones de ouvido, que deve ser plugado na mesma entrada USB-C, ao contrário do Moto Z Play, que continua com a tradicional entrada 3.5mm para os fones.

Outro ponto relevante é o nanorevestimento, presente também em outros smartphones Motorola, que garante a proteção do aparelho contra respingos e pequenas exposições à água.

Compatibilidade com os Moto Snaps

Moto Snaps

Como já falamos aqui, os dois smartphones Motorola são modulares, ou seja, aceitam módulos que prometem melhorar algumas características dos aparelhos, como o som, a câmera e a bateria, por exemplo.

Tanto o Moto Z quanto o Moto Z Play são compatíveis com os diversos módulos. E para usar é bem fácil, basta aproximar o Moto Snap do celular e ele se conecta ao aparelho como um imã, sem precisar de cabos, muito menos de instalação.

Só fique atento a um detalhe: os Moto Snaps são vendidos separadamente ou em pacotes promocionais do aparelho. Então, é preciso escolher com cuidado qual o módulo você quer para fazer a compra certa.

Veja algumas opções de pacotes promocionais do Moto Z e do Moto Z Play:

O desempenho dos smartphones

Quem entende um pouquinho sobre o desempenho de smartphones, sabe que a quantidade de núcleos não significa muito quando temos duas gerações distintas de processadores.

O Moto Z Play, por exemplo, veio equipado com um Qualcomm Snapdragon 625 de oito núcleos (2.0GHz), enquanto o Moto Z conta com o Qualcomm Snapdragon 820, de apenas quatro núcleos (1.8GHz), mas que é mais moderno e esperto.

E não é só por isso que o Moto Z tem o melhor desempenho, já que também conta com 4GB de memória RAM para garantir a melhor desenvoltura em multitarefas e aplicativos mais pesados.

O Moto Z Play, por sua vez, tem 3GB de memória RAM, mas nem por isso entrega um desempenho ruim, não. Pelo contrário, ele também é muito bom para a maioria dos usuários, pois apesar de seu processador ser intermediário e ele vir com 1GB de memória RAM a menos, dá conta das principais atividades do dia a dia, inclusive algumas mais pesadas.

Moto Z oferece muito mais espaço de armazenamento

Tudo bem que os 32GB de armazenamento do Moto Z Play são uma capacidade e tanto, mas imagine ter 64GB de espaço para guardar as fotos, vídeos, conversas do WhatsApp e o que mais você quiser. Esta é uma das vantagens do Moto Z.

Além disso, os dois aparelhos são compatíveis com cartões de memória de até 256GB de armazenamento, o que dá uma folga a mais no espaço.

Mas o Moto Z Play tem bateria com melhor capacidade

Se você quer um celular com boa autonomia, o Moto Z Play vai ser a melhor opção entre os dois modelos. Isso porque ele conta com uma bateria de 3.510mAh, que aguenta até 45 horas longe das tomadas, de acordo com a Motorola.

Já o Moto Z tem bateria com 2.600mAh, que aguenta um dia inteiro de uso moderado, mas que não chega nem perto do Moto Z Play quando é preciso ficar mais tempo acordado.

Smartphones dual chip, com internet 4G e, até, Giroscópio

Aqui temos dois smartphones dual chip, bons para quem gosta de aproveitar as vantagens de duas operadoras diferentes.

Mas vale citar que o Moto Z tem entrada híbrida, ou seja, que pode ser usada tanto para o cartão de memória (para a expansão do armazenamento) quanto para o segundo SIM card. A desvantagem disto é que você vai precisar escolher entre ter um smartphone dual chip ou mais espaço.

Entre outros recursos, podemos falar que ambos são smartphones com 4G, 3G e Wi-Fi, e ainda contam com Bluetooth, Acelerômetro e, até, Giroscópio, bom para jogar Pokémon Go.

Eles também têm leitor biométrico e NFC, tecnologia utilizada para transferência de dados e para fazer pagamentos como cartão de crédito.

Moto Z tem menos megapixels na câmera principal, mas tem recursos que compensam

Moto Z Câmera

O Moto Z tem uma câmera principal com 13MP, três a menos do que o Moto Z Play, que conta com sensor de 16MP.

Apesar disto, a abertura dele é de f/1.8, contra f/2.0 do Moto Z Play. Isso quer dizer que o sensor do Moto Z captura mais luz durante o registro das imagens, entregando fotos mais vivas, mesmo em ambientes com baixa iluminação.

Outro ponto a favor do Moto Z é o fato de a câmera principal ter estabilização óptica de imagem (OIS), que ajuda a evitar que suas fotos fiquem tremidas ou borradas. Além disso, ele tem foco laser, flash com dois tons e zoom digital de até 8x.

O Moto Z Play também tem foco laser e flash dual-LED, mas o zoom digital é de apenas 4x e ele não possui estabilização óptica de imagem.

Na câmera frontal, os dois são iguais. Ambos contam com um sensor de 5MP, abertura de f/2.2, lente com ângulo aberto, além de diversos modos de câmera, como o Modo Profissional, Embelezamento ou Modo Noturno Automático.

Ah! E um detalhe bem bacana é que os dois aparelhos contam com flash frontal, o que é um adianto para quem gosta de fazer selfies a noite.

Para os vídeos, tanto o Moto Z quanto o Moto Z Play se saem muito bem. Os dois filmam em 4K com 30 frames por segundo (30fps) e ainda fazem filmes em slow motion. A vantagem do Moto Z em cima do seu rival, neste ponto, é que ele também faz vídeos em HDR.

Melhor smartphone para quem?

Para decidir quem vence essa disputa, no fim das contas, é preciso levar em consideração qual o perfil do usuário.

O Moto Z conta com design mais sofisticado, é mais leve e fino, tem tela com melhor resolução, processador mais poderoso e alguns extras bacanas na câmera. O Moto Z Play, por sua vez, é mais em conta, tem uma carcaça um pouquinho mais bruta e esbanja bateria.

Se você quer, e pode, investir em um top de linha, o Moto Z com certeza é a melhor opção. Agora, se você quer economizar uns trocados e prefere ter autonomia ao invés de luxo, o Moto Z Play te atenderá perfeitamente.

Ah, e não podemos esquecer! Como os dois são celulares modulares, você sempre vai ter a opção de turbinar uma coisinha ou outra no futuro. Isso se já não adquirir o pacote promocional que vem com alguns Moto Snaps.

Que tal conferir os preços do Moto Z e do Moto Z Play?

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone