Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto Z Play vs Moto X Play: descubra qual é o melhor investimento

Veja no comparativo se ainda vale a pena comprar o Moto X Play e quais são suas diferenças para o Moto Z Play.

Moto Z Play vs Moto X Play
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Em 2016, a Motorola - agora uma marca da Lenovo -, deixou de lado a linha Moto X, para dar lugar à linha Moto Z. E os celulares mais simples dessas famílias contam com "Play" no nome.

Mas embora não sejam tops de linha, são ótimos smartphones intermediários, capazes de rodar praticamente qualquer aplicativo com fluidez, sem falar que têm boas câmeras.

Quer saber se ainda vale a pena investir no Moto X Play, ou se é melhor comprar o modelo mais novo, o Moto Z Play? Confira o nosso comparativo entre eles!
 

 

Motorola Moto Z Play

Motorola Moto Z Play

Motorola Moto X Play

Motorola Moto X Play

Tela

5,5'' Super AMOLED Full HD

5,5'' IPS Full HD

Processador

Octa core (2GHz)

Octa core (1GHz + 1,7GHz)

Memória RAM

3GB

2GB

Armazenamento

32GB

16GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 2TB)

Sim (até 128GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Compatível com módulos

Sim

Não

Dual chip

Sim

Sim

Leitor de digital

Sim

Não

Câmera traseira

16MP

21MP

Filma em

4K

Full HD

Câmera frontal

5MP (com flash)

5MP

Bateria

3.510 mAh

3.630 mAh

 

Leia também: Moto Z ou Moto Z Play: qual smartphone modular comprar?

Telas de mesmo tamanho e definição, mas nova tecnologia no Moto Z Play

Em ambos os smartphones Motorola comparados, encontramos telas de 5,5 polegadas com resolução Full HD, o que resulta em 403 pixels por polegada (ppi). A proteção Gorilla Glass também está presente tanto no display do Moto Z Play quanto no do Moto X Play.

O que pode fazer diferença nas telas do Moto X Play e do Moto Z Play é a tecnologia usada. Isso porque, no Moto X Play ela é IPS LCD, que tem cores reais, nitidez, mas consome mais energia que o display Super AMOLED do Moto Z Play, que também apresenta cores mais vivas e brilhantes, além de pretos mais sólidos.

Processamento ainda melhor no Moto Z Play

Comparando o desempenho do Moto X Play com o do Moto Z Play, é natural que o aparelho mais recente leve vantagem. Até porque, o Moto Z Play traz um processador mais moderno, o Snapdragon 625, enquanto o Moto X Play roda com o Snapdragon 615, ambos sendo celulares octa core.

Isso sem falar que os smartphones contam com processadores de computação contextual e de linguagem natural, que mantêm o Moto Z Play e o Moto X Play sempre alerta para responder aos comandos de voz, e também para mostrar suas notificações e outras informações na Moto Tela, quando você dá uma leve mexida no celular.

Moto Z Play tem função Moto Tela

A unidade de processamento gráfico (GPU) também é melhor no Moto Z Play, a Adreno 506, enquanto o Moto X Play traz a Adreno 405.

No geral, tanto o Moto X Play quanto o Moto Z Play conseguem rodar até games mais pesados com fluidez. Mas, claro, conforme o tempo vai passando, as novas tecnologias vão surgindo, também são lançados aplicativos que exigem mais poder de processamento. Então, é sempre bom ter um aparelho mais potente, para não se preocupar com travamentos.

Moto Z Play também tem mais memória interna

Mais uma vantagem do Moto Z Play com relação ao Moto X Play é o armazenamento. No modelo mais recente, são 32GB, e você ainda pode usar cartão de memória de até 2TB! Já no Moto X Play o armazenamento é de 16GB, podendo chegar a mais 128GB com um cartão microSD.

Outro detalhe que vale o destaque é que ambos são celulares dual chip, o que quer dizer que você vai poder aproveitar as vantagens de duas operadoras diferentes. E o slot não é híbrido! Ou seja, você pode usar dois chips e ainda um cartão de memória ao mesmo tempo.

Moto X Play é dual chip

Leitor de digital e compatibilidade com módulos no Moto Z Play

Também vale citar outras duas ótimas evoluções incorporadas no Moto Z Play: ele agora é modular, e também um celular com leitor biométrico, para você poder desbloquear o aparelho com a sua digital, de maneira mais segura.

Sobre os módulos, são vendidos separadamente ou em pacotes promocionais junto com o Moto Z Play. Eles se encaixam facilmente por imãs na traseira do aparelho, e a configuração também é muito rápida e prática.

Você pode encontrar módulos de câmera, de projeção, de caixa de som ou mesmo um que aumenta a capacidade da bateria do aparelho. E o melhor de tudo é que a Motorola garantiu que esses módulos vão ser compatíveis com pelo menos mais duas gerações do celular.

Câmeras: Moto Z Play ou Moto X Play?

Olhando os números, você pode até achar que os 21MP da câmera traseira do Moto X Play podem ser melhores que os 16MP do Moto Z Play. Mas megapixels não são tudo quando o assunto é câmera!

Começando pelas semelhanças entre as câmeras traseiras, ambos contam com foco automático por detecção de fase (PDAF), ideal para entregar imagens nítidas, mesmo em ambientes mal iluminados; os dois sensores também têm abertura f/2.0, que não é das maiores do mercado; além disso, os dois contam com flash LED duplo, disparo contínuo, auto HDR, e fazem fotos panorâmicas.

Agora, algumas evoluções na câmera do Moto Z Play fazem diferença, como é o caso do foco laser automático, que é mais rápido e preciso, e também do pixel maior, de 1,3 um, favorecendo a qualidade das imagens. E ele ainda é um celular que filma em 4K, enquanto no Moto X Play os vídeos são feitos em Full HD.

Sobre as câmeras frontais, são de 5MP no Moto X Play e no Moto Z Play. E, no geral, a do Moto Z Play entrega uma qualidade melhor, e ainda conta com a vantagem de ser um celular com flash frontal. Mas as duas são boas para fazer selfies para as redes sociais!

Câmeras do Moto Z Play são boas

Veja se a bateria dura mais no Moto Z Play ou no Moto X Play

Outro ponto em que os números maiores do Moto X Play podem "enganar" é sobre a bateria. Apesar de ter capacidade um pouquinho menor, o Moto Z Play foi construído para consumir menos energia, ou seja, seu hardware, como processador e tela, foi desenvolvido com foco na autonomia.

Sendo assim, se a Motorola prometia até 36 horas de uso no Moto X Play, no Moto Z Play o previsto é uma duração máxima de 45 horas. Mas, claro, isso vai depender de como você usa o aparelho. Para ficar ainda melhor, ambos os celulares acompanham um carregador TurboPower, que completa a carga no smartphone em bem menos tempo.

Hora da escolha: Moto X Play ou Moto Z Play?

No geral, o Moto Z Play é melhor que o Moto X Play: tem desempenho e câmeras superiores, além de contar com leitor de digital e ser um celular modular.

O Moto X Play também é um bom celular intermediário, é verdade, mas considerando a diferença do preço médio dos aparelhos, o Moto Z Play apresenta um melhor custo/benefício, sendo a escolha mais indicada para quem quer investir em um smartphone Motorola que seja modular, e não tão caro.

Veja preços do Moto Z Play e do Moto X Play:

 


Leia também: Asus Zenfone 3 vs Motorola Moto Z Play: veja qual é o melhor

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone