Moto Z2 Force vs Moto Z2 Play: fique por dentro das diferenças

Moto Z2 Force e Moto Z2 Play disputam título de melhor smartphone da linha Z

Moto Z2 Force vs Moto Z2 Play: fique por dentro das diferenças
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Em 2017, a Motorola reforçou a sua linha Moto Z de smartphones com dois importantes lançamentos: o Moto Z2 Force, que até o momento serve como o modelo top de linha da fabricante, e o Moto Z2 Play, aparelho intermediário com especificações técnicas muito interessantes.

Se você chegou até esse artigo e está interessado em um deles, porém não sabe qual vale mais a pena investir, chega de dúvidas! Vem com a gente e confira neste comparativo as diferenças entre esses smartphones Motorola.

Leia também: Melhores Smartphones Motorola

a partir de:R$ 1.172,18

Produto indisponível

Tela
5.5" QHD (534 ppi) Super AMOLED
5.5" Full HD (401 ppi) Super AMOLED
Processador
Octa-core de 2.35 GHz (Qualcomm Snapdragon 835)
Octa-core de 2.2 GHz (Qualcomm Snapdragon 626)
Unidade de processamento gráfico (GPU)
Adreno 540
Adreno 506
Memória RAM
6GB
4GB
Armazenamento
64GB
64GB
Aceita cartão de memória
Sim (até 2TB)
Sim (até 2TB)
Acesso à internet
4G, 3G e Wi-Fi
4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip
Sim (entrada híbrida)
Sim
Leitor de digital
Sim
Sim
Rádio FM
Não
Não
TV Digital
Não
Não
NFC
Sim
Sim
Resistência à água
Sim
Sim
Câmera frontal
5MP com flash (abertura de f/2.2)
5MP com flash (abertura de f/1.7)
Câmera traseira
12MP + 12MP (abertura de f/2.0)
12MP (abertura de f/1.7)
Filma em
4K (30 fps)
4K (30 fps)
Bateria
2.730 mAh
3.000 mAh
Peso
143g
145g
Sistema operacional
Android 7.1.1 (Nougat)
Android 7.1.1 (Nougat)
Ofertas
Ver preços
Produto indisponível

Moto Z2 Force é mais forte – sem trocadilhos – para rodar aplicativos e jogos

Por ser um smartphone top de linha, o resultado não poderia ser diferente na questão de desempenho. Equipado com mais memória RAM e um processador mais poderoso que o do Z2 Play, o Z2 Force é capaz de rodar com tranquilidade qualquer aplicativo da Google Play Store.

Nos jogos o bom desempenho também se repete e por conta da placa gráfica Adreno 540, o Z2 Force é mais indicado para quem gosta de curtir jogos mais pesados no celular.

Mas se você é um usuário menos exigente, que costuma apenas navegar pelas redes sociais e trocar mensagens pelo WhatsApp, por exemplo, os dois aparelhos devem te atender perfeitamente.

Ah, vale ressaltar que tanto o Z2 Force quanto o Z2 Play vêm com o sistema operacional Android 7.1.1 Nougat instalado de fábrica, inclusive com atualização prevista para a versão mais recente do software, o Android 8.0 Oreo.

Nas câmeras, um empate técnico...

Para quem gosta de tirar selfies, o Z2 Force e Z2 Play são dois ótimos aparelhos. Isso porque ambos têm câmera frontal de 5MP com abertura focal de f/2.2 e equipada com uma lente de ângulo aberto, que não deixa ninguém escapar das fotos. A diferença fica por conta do flash LED, ótima para registros noturnos, que é duplo no modelo intermediário.

Já na câmera traseira o jogo muda de lado. Apesar do Moto Z2 Force ter duas lentes de 12MP com abertura focal de f/2.0, no resultado geral o Moto Z2 Play leva uma pequena vantagem. Mesmo com sua lente única de 12MP, a abertura focal é menor, o que proporciona mais entrada de luz e fotos mais nítidas, principalmente no escuro.

Moto Z2 Play Câmera

No mais, os dois smartphones gravam em resolução 4K a 30 frames por segundo (fps) e tem vários recursos interessantes para ajudar nas fotos, como o Modo Profissional, que permite ajustar o balanço de branco, a velocidade do obturador, o ISO, a compensação de exposição e o foco, por exemplo.

Moto Z2 Play tem mais autonomia na bateria

Aqui, um ponto importante em que o Z2 Play leva vantagem sobre o Z2 Force e que pode fazer toda a diferença na hora da compra: a bateria.

Além de ter maior capacidade (são 270 mAh a mais), o que garante um tempo a mais longe da tomada, o Z2 Play tem tela com resolução Full HD, enquanto a do Z2 Force é QHD, o que acaba consumindo um pouco mais de energia, principalmente com o brilho no máximo.

Vale lembrar que os dois smartphones Motorola vêm com o carregador TurboPower, que em apenas 15 minutos, segundo informações da fabricante, consegue autonomia para 6h de uso moderado.

Tela do Moto Z2 Force é uma das mais resistentes do mercado

Aproveitando que o assunto foi inserido, a tela com tecnologia ShatterShield é o grande destaque do Moto Z2 Force. De acordo com a Motorola, o display não trinca e nem estilhaça, o que pode dispensar a aplicação de películas no celular.

Moto Z2 Force Câmera

Contudo, não é por isso que você vai se descuidar e deixar o Z2 Force cair no chão com frequência, até porque isso pode anular a garantia do aparelho. Ah, o mesmo vale para a proteção contra respingos d'água (não pode ser submerso), característica presente também no Z2 Play, beleza?

Moto Snaps e suas infinitas possibilidades

Além do design metálico praticamente igual, outra característica que o Z2 Force e Z2 Play têm em comum celulares é a compatibilidade com os Moto Snaps, módulos removíveis que se encaixam nos aparelhos da linha Z e os transformam em caixa de som, projetor ou até em videogame!

Mas esses não são os únicos recursos extras presentes nos dispositivos. O Z2 Force e Z2 Play também são celulares dual chip (nano SIM), com NFC, leitor de digitais e Bluetooth 4.2.

Qual escolher: o Moto Z2 Force ou Moto Z2 Play?

Por serem smartphones da mesma marca e linha, o Z2 Force e Z2 Play têm muitas características em comum, como compartilharem do mesmo design metálico, serem celulares dual chip e ainda terem a compatibilidade com os Moto Snaps.

Porém se você quer um aparelho para rodar vários aplicativos ao mesmo tempo e jogos mais pesados sem engasgos, a melhor opção de compra é o Moto Z2 Force, que além disso ainda tem uma das telas mais resistentes do mercado no momento.

Agora, se o seu orçamento não permite investir em um smartphone top de linha, mas ainda assim você quer um bom aparelho que entregue desempenho satisfatório para navegar na internet, tire boas fotos com a câmera frontal ou traseira, e ainda resista mais tempo longe da tomada, a indicação é ir com o Moto Z2 Play.

Compare os preços do Moto Z2 Force e Moto Z2 Play:

Confira o nosso vídeo:

Leia também: