Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto Z2 Play vs Zenfone 3 Zoom: qual o melhor smartphone?

Veja os detalhes da comparação entre o Moto Z2 Play e o Zenfone 3 Zoom.

moto z2 play vs zenfone 3 zoom, zenfone 3 zoom vs moto z2 play
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Lançado recentemente, o Moto Z2 Play já está sendo alvo de muita curiosidade, principalmente quando comparado com outros smartphones do mesmo nível, como é o caso da versão mais poderosa do Zenfone 3 Zoom, que está na mesma faixa de preço e tem configuração bem parecida.

Já adiantamos que estes dois smartphones intermediários têm bom custo/benefício, e são capazes de rodar aplicativos com fluidez, além de contarem com boas câmeras e baterias duradouras. Mas se você está na dúvida sobre qual deles comprar, fizemos um comparativo detalhando as diferenças para te ajudar a escolher. Confira!

 

Moto Z2 Play

Moto Z2 Play

Zenfone 3 Zoom

Zenfone 3 Zoom

Tela

5,5'' Full HD

5,5'' Full HD

Processador

Octa core de 2,2GHz

Octa core de 2GHz

Memória RAM

4GB

4GB

Armazenamento

64GB

64GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 2TB)

Sim (até 2TB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Leitor de digital

Sim

Sim

Câmera frontal

5MP

13MP

Câmera traseira

12MP

12MP

Filma em

4K

4K

Bateria

3.000 mAh

5.000 mAh

Design modular do Moto Z2 Play oferece mais possibilidades

O que mais diferencia os dois celulares no visual é o design modular do Moto Z2 Play, que permite usar acessórios para turbinar de alguma forma esse smartphone. E, só por isso, ele já ganha alguns pontos.

Com os Moto Snaps, como são chamados os módulos, é possível ampliar a bateria, melhorar o áudio, transformar o celular em uma potente câmera ou até mesmo em um projetor. E a Motorola ainda promete lançar, aqui no Brasil, o GamePad, que transforma o Moto Z2 Play em um videogame portátil.

O smartphone Motorola ainda tem acabamento metálico sofisticado, leitor biométrico e, por causa dos módulos, é bem fininho, com apenas 6mm de espessura.

Moto Snaps

O Zenfone 3 Zoom não aceita módulos, é verdade, mas também é um smartphone com leitor de digitáis, que permite o desbloqueio do aparelho de forma rápida e segura. Ele também tem acabamento metálico e ainda é bem fino (7mm), se considerarmos o tamanho do aparelho. Um detalhe legal é que o leitor biométrico fica na parte de trás do aparelho, liberando mais espaço para a tela na frente.

Mas o Zenfone 3 Zoom tem tela com proteção Gorilla Glass 5

Por falar em tela, o Zenfone 3 Zoom é um dos primeiros smartphones a chegar com Corning Gorilla Glass 5, e tem a proteção mais avançada do mercado até o momento, que é resistente à riscos e quedas de até 1,6 metros de altura, mesmo em superfícies bem rígidas. De acordo com a fabricante, o material é 4x mais resistente do que a versão anterior.

Nesse ponto o Moto Z2 Play ficou em desvantagem, pois vem com a proteção Gorilla Glass 3 na tela, que não é tão resistente quanto a do Zenfone 3 Zoom e está um pouco ultrapassada para a categoria, principalmente se considerarmos a data recente de lançamento do aparelho.

Na resolução há um empate, pois ambos oferecem tecnologia AMOLED e qualidade Full HD, de 1920x1080 pixels, que é bacana para assistir a vídeos e filmes com bastante nitidez. Ah! E o tamanho da tela dos dois modelos é de 5,5 polegadas e agrada a quem curte smartphones com tela grande.

Desempenho avançado em qualquer um dos dois modelos

Apesar de ter um processador um pouco mais moderno do que seu concorrente, o Moto Z2 Play tem processamento bem parecido com o do Zenfone 3 Zoom, e até poderíamos considerar um empate técnico entre os dois nesse ponto, já que as diferenças ficam por conta de pequenos detalhes, visíveis somente em comparações de benchmark.

O smartphone Asus vem com o processador Qualcomm Snapdragon 625, um modelo octa core com velocidade de 2GHz. Já o Moto Z2 Play tem o modelo seguinte, o Qualcomm Snapdragon 626, também octa core, mas um pouco mais veloz, de 2.2GHz.

Já para rodar com qualidade o gráfico de jogos e vídeos, os dois smartphones contam com a mesma GPU, a Adreno 506, muito boa para a categoria. E para aguentar a utilização pesada de aplicativos simultaneamente, os dois vêm com 4GB de memória RAM.

Como dá para perceber, a configuração desses smartphones é bem parecida. E assim também é o desempenho na prática. Ambos são capazes de abrir tranquilamente os aplicativos mais leves do dia a dia sem travar, e ainda dão conta de aplicativos mais pesados, como os jogos Asphalt 8 e Modern Combat 5, por exemplo, que possuem gráficos bem elaborados e consomem boa parte da memória.

Moto Z2 Play Multitarefa

Vale destacar, no entanto, que o Moto Z2 Play vem com o sistema operacional Android 7.0 (Nougat) praticamente puro, ou seja, sem alterações, o que ajuda a otimizar o desempenho do aparelho. Enquanto isso, o Zenfone 3 Zoom sai de fábrica com o Android 6.0 (Marshmallow), e tem interface ZenUI, um pouco mais pesada e característica por vir com vários aplicativos embarcados, que ocupam bastante espaço no celular.

Se é puramente pelo desempenho no dia a dia que você escolhe um smartphone, pode optar por qualquer um dos dois modelos sem problemas. Mas se você se prende ao detalhe, o Moto Z2 Play fica ligeiramente à frente do seu rival e ainda tem a vantagem de vir com o sistema operacional limpo.

Ambos possuem 64GB de armazenamento e são dual chip

Sobre o armazenamento, os dois são celulares com 64GB de memória interna, uma quantidade que deve ser suficiente para você guardar tudo o que precisa com folga. Além disso, eles ainda aceitam cartão de memória de até 2TB, mesmo que ainda não exista um MicroSD tão potente assim.

Uma desvantagem do Zenfone nesse ponto é que, se você quiser expandir a memória, vai precisar sacrificar o espaço para um segundo chip, já que ele é um smartphone dual chip, mas com slot híbrido. Isso não acontece com o Moto Z2 Play, que também é um smartphone dual chip, mas que tem espaço para o cartão de memória separado.

O Zenfone 3 Zoom também pode ser encontrado com outras duas capacidades de armazenamento (Zenfone 3 Zoom 32GB e Zenfone 3 Zoom 128GB), mas aqui escolhemos a versão de 64GB por ser o modelo mais parecido com o Moto Z2 Play, já que a quantidade de memória RAM varia nas outras versões.

Bateria de 5.000mAh do Zenfone 3 Zoom garante horas a mais de uso

Se em desempenho o Moto Z2 Play leva vantagem, na hora de comparar a bateria o jogo vira. Isso porque o Zenfone 3 Zoom tem uma "larga" bateria de 5.000mAh, que garante umas boas horas de uso a mais. De acordo com a Asus é possível realizar até 6 horas de filmagens em 4K e navegar até 25 horas no Wi-Fi. E acredite, para um smartphone da categoria, isso é muito mesmo.

Além disso, o Zenfone 3 Zoom conta com tecnologia de carregamento reverso (OTG), que permite usar a bateria do Zenfone como fonte de energia, e ainda possui carregamento rápido.

O Moto Z2 Play até tem boa autonomia, com bateria de 3.000mAh que dura um pouco mais do que um dia de uso moderado, e também tem carregamento rápido. Mas, ainda assim, ao lado do Zenfone 3 Zoom ele perde com uma diferença grande.

Para compensar, a Motorola tem o módulo Incipio offGRID Power Pack, que pode aumentar em 2.200mAh a capacidade de bateria do Moto Z2 Play e sanar essa diferença. Acontece que módulo é vendido separadamente, e não é muito barato.

Câmera dupla do Zenfone 3 Zoom é destaque

Chegou a hora de falar sobre as câmeras dos celulares. E já podemos dizer que os dois são smartphones bons para fotos.

O Moto Z2 Play tem uma câmera principal de 12MP, com os sistemas Dual Autofocus Pixels e autofoco laser, que permitem focagem muito rápida e entregam fotos com menos ruídos. A câmera também se orgulha de uma abertura de f/1.7 e flash LED duplo, mas não faz fotos tão boas em ambientes escuros quanto poderia.

Também com autofoco laser e abertura de f/1.7, além de um recurso que ajuda a reduzir ruídos de fotos com baixa iluminação, o Zenfone 3 Zoom tem a vantagem de contar com duas câmeras principais de 12MP ao invés de uma, que oferecem mais possibilidades de registros, incluindo fotos com zoom óptico de até 2,3x.

E a estabilização óptica de imagem é um destaque do Zenfone, que ajuda a reduzir ruídos e borrões nas fotos e nas filmagens. Os modos de foto também são um diferencial, já que é possível ajustar o ISO, o balanço de branco, a velocidade do obturador... tudo para conseguir fotos bem legais, e com alta resolução.

Modo Manual Zenfone 3 Zoom

Na câmera frontal, o Zenfone 3 Zoom também agrada com o sensor de 13MP e abertura de f/2.0, que é suficiente para fazer selfies com ótima qualidade. Já o Moto Z2 Play tem uma câmera frontal mais simplória, de apenas 5MP de resolução, mas que é suficiente para fazer boas selfies para redes sociais e ainda conta com o flash frontal, que pode ser uma boa para quem curte tirar fotos à noite.

Ambos os celulares fazem vídeos com as resoluções Full HD e 4K, sendo que em 4K é possível fazer registros de 30 quadros por segundo (fps), enquanto em Full HD é possível filmar com até 60 quadros por segundo.

Moto Z2 Play ou Zenfone 3 Zoom: qual escolher, afinal?

Como deu para notar, os dois smartphones são excelentes para a faixa de preço e se igualam em muitos pontos, como na qualidade e tamanho da tela e nas funcionalidades e tecnologias presentes.

E o desempenho é, sim, um fator muito importante na hora de escolher o vencedor, mas, nesse comparativo, pesamos bastante as vantagens da bateria "parruda" e da ótima câmera do Zenfone 3 Zoom, já que a maioria das pessoas quer autonomia e fotos bacanas para postar nas redes sociais, por isso ele acabou ganhando a disputa.

Isso não tira o mérito do Moto Z2 Play, que é um pouquinho mais esperto na hora de rodar os aplicativos e trabalha com fluidez, graças ao sistema operacional limpinho e ao processador mais avançado. Para quem prioriza o desempenho, ele leva a vantagem. Além disso, se você curte, e pode investir, os Moto Snaps estão aí para oferecer um monte de possibilidades para o Moto Z2 Play.

Veja preços do Moto Z2 Play e do Zenfone 3 Zoom

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone