Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto Z3 Play vs Galaxy S8: veja o comparativo de ficha técnica

Motorola ou Samsung? Descubra qual é o melhor celular com tela de bordas finas.

Moto Z3 Play vs Galaxy S8
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O lançamento do Moto Z3 Play dá uma nova opção para quem busca por um celular com dual camera, mas será que esse smartphone Motorola é páreo para o Galaxy S8, que foi um dos modelos mais avançados de 2017?

Comparamos a ficha técnica do celular da Samsung com a do Moto Z3 Play para descobrir quem leva a melhor em termos de desempenho, câmeras e design. E aí, ficou curioso? O resultado você confere logo abaixo!

Leia também: Melhores Celulares Top de Linha

 

Moto Z3 Play

Moto Z3 Play

Galaxy S8

Galaxy S8

Tela 6 polegadas Super AMOLED Full HD+ (2160 x 1080 pixels) 5,8 polegadas Dual Edge Super AMOLED Quad HD+ (2960 x 1440 pixels)
Processador Snapdragon 636 (octa-core de até 1,8 GHz) Exynos 8895 (octa-core de até 2,3 GHz)
Memória RAM 4 GB ou 6 GB 4 GB
Armazenamento 64 GB ou 128 GB 64 GB
Conectividade 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Aceita cartão de memória Sim, até 2 TB Sim, até 256 GB
Dual chip Sim Sim
Sistema operacional Android 8.1 Oreo Android 7.0 Nougat com atualização para o Android 8.0 Oreo
Resistente à água e poeira - Sim (IP68)
Leitor digital Sim Sim
Leitor de íris Não Sim
Câmera traseira Dupla de 12 MP + 5 MP (abertura f/1.7 e f/2.2) 12 MP Dual Pixel (abertura f/1.7)
Câmera frontal 8 MP (abertura f/2.0) 8 MP (abertura f/1.7)
Filma em Ultra HD 4K a 30 fps Ultra HD 4K a 30 fps
Bateria 3.000 mAh 3.000 mAh

 

Tela infinita do Galaxy S8 entrega as imagens mais definidas

O Galaxy S8 foi o primeiro celular da Samsung com tela infinita (essas com bordas bem finas e arredondadas), lançando uma grande tendência no mercado de smartphones.

O display desse telefone tem 5,8 polegadas e resolução Quad HD+, contra as 6 polegadas e resolução Full HD+ do Moto Z3 Play. Por isso, na prática, é o S8 quem oferece as imagens mais nítidas, com maior riqueza de detalhes.

Galaxy S8 design

Na questão de cores, porém, deve haver um empate, já que os dois aparelhos trazem a tecnologia Super AMOLED, conhecida por gastar menos energia e ter cores bem vivas.

Design modular que deu certo: Moto Z3 Play é compatível com Moto Snaps

Lá pelo ano de 2016, o design modular em celulares era um assunto bem comentado. Algumas empresas apostaram na novidade, como a LG, mas depois voltaram atrás com o pouco sucesso alcançado.

A Motorola, porém, teve a grande sacada de lançar a linha Moto Z, com os Moto Snaps, acessórios modulares que adicionam as mais diversas funções ao smartphone. Ou nenhuma, se você preferir comprar só o aparelho mesmo.

Essa versatilidade acaba sendo uma enorme vantagem para o Moto Z3 Play. Você pode transformá-lo em um gamepad, ou mesmo em um projetor portátil. Ah, tem até um módulo de câmera polaroid, para imprimir fotos instantâneas. Bacana, não acha?

O Galaxy S8, por sua vez, tem design mais sóbrio, bastante elegante, com revestimento em vidro e cantos arredondados. Ele não conta com o os acessórios modulares, mas tem o trunfo de ser um celular resistente à poeira e água (1,5 metro de profundidade por até 30 minutos).

O leitor de digitais, em ambos os casos, saiu da parte frontal do telefone para dar mais espaço à tela. No S8, ele foi para a traseira, e no Moto Z3 Play, está na lateral (uma posição que tende a ser mais conveniente para quem utiliza o aparelho sobre alguma superfície ou preso a um suporte traseiro, como os que usamos no carro).

Galaxy S8 leva a melhor na briga entre câmeras

Apesar de o Moto Z3 Play ser um celular com câmera dupla, o Galaxy S9 tem uma única câmera principal de respeito: seus 12 MP com tecnologia Dual Pixel fazem fotos fantásticas, de dia ou à noite, devido à abertura de lente f/1.7.

O Z3 Play, com seus 12 MP + 5 MP (abertura f/1.7 e f/2.2), deve entregar resultados semelhantes, com a possibilidade de tirar fotos com o modo retrato, que desfoca o fundo da imagem deixando um objeto em destaque.

Moto Z3 Play Câmera

Mas, é na câmera frontal que o S8 deve levar essa briga, sua abertura f/1.7 na frente ajuda na hora de tirar selfies na balada, à noite, ou em qualquer lugar com pouca iluminação.

Ah, na gravação de vídeos, os dois celulares dão um show: a resolução é Ultra HD 4K a 30 quadros por segundo (fps).

Desempenho de top de linha é com o Galaxy S8

Apesar de ter sido lançado em 2017, o Galaxy S8 traz um processador top de linha daquele ano, o Exynos 8895 que chega à velocidade máxima de 2,3 GHz. Isso significa que ele ainda oferecerá um ótimo desempenho em 2018, ainda mais em conjunto com uma memória RAM de 4 GB.

Com esse celular, será possível rodar até os jogos mobile mais pesados sem travamentos, além de usar dois apps ao mesmo tempo de forma fluida.

Enquanto isso, o Moto Z3 Play tem um processador intermediário avançado, o Snapdragon 636, de até 1,8 GHz. Em compensação o celular pode ter até 6 GB de memória RAM, dependendo da versão.

Galaxy S8 ficha técnica

No geral, os dois celulares são indicados para quem tem uma rotina acelerada de uso do smartphone. Porém, o Galaxy S8 deve entregar uma folga maior para a execução de tarefas mais pesadas.

Ambos os celulares tem muito espaço para suas fotos e vídeos

O Moto Z3 Play é vendido em versões com 64 GB ou 128 GB. Então, seja qual for sua escolha, dificilmente você terá dor de cabeça com memória lotada no dia a dia por conta dos seus arquivos acumulados.

O Galaxy S8 é vendido apenas na opção com 64 GB de armazenamento, porém sua versão mais robusta, o Galaxy S8 Plus, também é vendido com memória de 128 GB.

Caso todo esse espaço não seja suficiente, você ainda pode optar pela expansão via cartão microSD. As especificações da Motorola afirmam que o Z3 Play suporta cartões de até 2 TB, embora essas mídias ainda não estejam disponíveis no mercado. Já o S8 comporta cartões de até 256 GB.

Moto Z3 Play já sai de fábrica com Android atualizado

O Moto Z3 Play, por ter um lançamento mais recente, é um celular com Android 8.1 Oreo de fábrica, o sistema mais recente disponibilizado pelo Google.

O Galaxy S8 não fica muito atrás: ele é um smartphone com Android 7.0 Nougat de fábrica, mas já tem atualização para o Android 8.0 Oreo.

Vale lembrar que ao optar entre os dois celulares, você também precisará escolher entre dois tipos diferentes de interface.

Moto Z3 Play 128GB

O Moto Z3 Play tem o Android praticamente puro, sem apps da fabricante pré-instalados. Já o Galaxy S8 tem a Samsung Experience 3.0, novo nome da TouchWiz, que traz algumas personalizações da fabricante. A boa notícia é que ela está bem mais limpa visualmente.

Empate: bateria que não acaba no meio do dia

Tanto o Moto Z3 Play quanto o Galaxy S8 trazem capacidade para até 3.000 mAh. Segundo a Samsung, o S8 aguenta até 12 horas de uso do 4G, ou seja, o celular deve render um dia inteiro de trabalho longe das tomadas.

A Motorola não faz estimativas sobre a duração da bateria em seu site oficial, porém é provável que não haja muita diferença na autonomia.

Moto Z3 Play Desempenho

Moto Z3 Play vs Galaxy S8: e aí, quem leva essa batalha?

Apesar dos recursos avançados do Moto Z3 Play, o Galaxy S8 foi lançado apenas alguns meses antes como um celular top de linha. Por isso, ele tem um processador mais eficiente e um desempenho premium, ficando à frente do Z3 Play nesses quesitos.

Seu conjunto de câmeras não deixa a desejar, mesmo sem a câmera dupla. Mas, se, você quiser um celular com esse recurso, basta procurar o S8 Plus, que custa um pouco mais e tem a tela um pouco maior.

O Moto Z3 Play, mais barato que o S8, é indicado para quem exerce tarefas intermediárias e é menos exigente com o desempenho do smartphone. Também é uma opção para quem precisa economizar, mas não quer abrir mão do que há de mais novo na indústria de celulares.

Confira as ofertas do Moto Z3 Play e o Galaxy S8:

 

 

 

Confira o vídeo em nosso canal no YouTube:


Leia mais:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone