Novo Moto G 2ª geração ou Moto G? Compare e escolha

Quer uma ajudinha para escolher entre o Moto G e o Novo Moto G? Então confira a comparação que fizemos entre eles.

Novo Moto G 2ª geração ou Moto G? Compare e escolha
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Nada é bom o suficiente que não possa melhorar, certo? Foi o que aconteceu com o Moto G. Depois do sucesso do smartphone, a Motorola resolveu não mexer em time que está ganhando. Aliás, mexeu só um pouquinho para deixar o Novo Moto G ainda melhor.

Mas se tanto o Moto G de 1ª geração quanto o Novo Moto G (2ª geração) têm ótimo custo/benefício, qual escolher? Para você não ter dúvida na hora de comprar o seu novo celular Motorola fizemos uma comparação entre as duas versões do aparelho. Dá só uma olhada:

Tela
4,5"
5"
Processador
Quad core de 1.2GHz
Quad core de 1.2GHz
Memória RAM
1GB
1GB
Conectividade
Wi-Fi e 3G ouWi-Fi, 3G e 4G
Wi-Fi e 3G
Quantidade de chips
1 ou 2
2
Armazenamento
8GB ou 16GB
8GB ou 16GB
Aceita cartão de memória
Não
Sim
Câmera traseira
5MP
8MP
Câmera frontal
1.3MP
2MP
Vídeos
HD
HD
Ofertas

Entenda as versões de cada geração

Se você buscar por Moto G, vai encontrar uma porção de modelos, e isso pode confundir. Mas fica tranquilo porque a gente descomplica.

Vamos começar pela 1ª geração do Moto G: a versão mais famosa é a que tem 16GB de armazenamento, é dual chip, acessa a internet por Wi-Fi e 3G e vem com 3 capinhas coloridas. Mas há ainda um modelo igualzinho, só que em vez das capinhas vem um fone de ouvido Bluetooth.

Tem também outras duas versões do Moto G de 1ª geração com Wi-Fi e 3G, mas com 8GB de armazenamento, e você escolhe se quer suporte para um ou dois chips.

Além disso, há os modelos com internet 4G, que só aceitam 1 chip e variam no armazenamento: 8GB ou 16GB.

Ufa! Deu para entender? Ainda bem que o Novo Moto G é um pouco mais simples, já que são só duas versões, uma com 8GB de armazenamento e outra com TV digital, uma capinha colorida e 16GB de armazenamento. E ambos são celulares dual chip!

Quer comprar o Moto G mais potente? Escolha qualquer um!

Você não entendeu errado. Não importa qual versão do Moto G você escolher, de 1ª ou 2ª geração, com capinha ou sem, dual chip ou não, todos são smartphones quad core, com os núcleos rodando a 1,2GHz, e contam ainda com 1GB de RAM.

Mas o que contribui, e muito, para a fluidez do Moto G é o sistema operacional sem modificações. Aliás, aqui eles também empatam, já que o Novo Moto G vem com o Android 4.4, e o de 1ª geração conta com a versão 4.3, mas com a atualização garantida.

Novo Moto G segue a tendência dos smartphones com tela grande

Para a 1ª geração do Moto G, a Motorola apostou em uma tela de 4,5 polegadas com resolução HD de 1280x720 pixels e Gorilla Glass. Mas como a procura por celulares com tela grande é alta, o Novo Moto G cresceu e agora tem 5 polegadas, também com a tecnologia que protege, principalmente, dos arranhões.

O que pode fazer diferença aqui é a quantidade de pixels, que na verdade é a mesma. Só que, em uma tela maior, como a do Moto G de 2ª geração, a qualidade das imagens pode cair um pouco, mas nada muito significativo.

Para ter liberdade para expandir o armazenamento, escolha o Novo Moto G

Muitas marcas vêm deixando de fora de seus novos celulares os slots para cartão de memória. No Moto G de 1ª geração era assim, ou você tinha 8GB, ou tinha 16GB, e nada mais (a não ser na nuvem).

Óbvio que a maioria das pessoas não aprova essa prática. E que bom que pelo menos a Motorola entendeu isso e implantou uma entrada para cartão microSD de até 32GB nos dois modelos do Moto G de 2ª geração.

Vídeos com a mesma resolução, fotos melhores no Novo Moto G

Definitivamente os celulares nos acompanham mais do que as câmeras digitais. Por isso, eles acabam quebrando muitos galhos registrando momentos inesperados. Se você gosta de usar o smartphone para fotografar, vale investir em um celular com câmera boa.

A verdade é que nenhum dos modelos de Moto G surpreende nesse quesito. Na 1ª geração, o aparelho é equipado com câmera de 5MP com flash na traseira e 1,3MP na parte da frente.

Com a de trás você consegue boas fotos até para imprimir no formato convencional de 10x15, mas a da frente só é útil para videochamadas e selfies para publicar na internet.

Já o Novo Moto G ganhou um upgrade, com flash e 8MP na câmera traseira e 2MP na da frente. De fato, toda melhoria é bem vinda, mas para fazer fotos boas com qualquer um deles você vai precisar pelo menos de condições de luminosidade favoráveis.

Quanto aos vídeos, tanto o Novo Moto G quanto o seu antecessor filmam em alta definição (HD). Portanto, as câmeras não são exatamente um fator decisório na hora da compra.

Para saber qual Moto G comprar, avalie as suas necessidades

Olhando a tabela comparativa pode parecer óbvio que o Moto G de 2ª geração é melhor, mas isso é bem relativo. A versão mais recente do aparelho pode até ter câmera um pouco superior, slot para cartão de memória e tela maior... Mas isso importa para você?

Claro que se você tiver com o orçamento um pouco mais folgado vale a pena investir no Novo Moto G. Mas se você não precisa de tanto espaço de armazenamento, não tira muitas fotos com o celular e 4,5 polegadas é bom o bastante para você, dá para comprar o Moto G de 1ª geração, economizar uma grana e ainda assim ter um aparelho com ótimo custo/benefício.

Agora que você já conhece melhor os aparelhos, veja mais celulares aqui no Zoom, ou aproveite para buscar por outros produtos como notebooks e tablets e, claro, comparar preços.