Logo Zoom
Logo Zoom

Nada é bom o suficiente que não possa melhorar, certo? Foi o que aconteceu com o Moto G. Depois do sucesso do smartphone, a Motorola resolveu não mexer em time que está ganhando. Aliás, mexeu só um pouquinho para deixar o Novo Moto G ainda melhor.

Mas se tanto o Moto G de 1ª geração quanto o Novo Moto G (2ª geração) têm ótimo custo/benefício, qual escolher? Para você não ter dúvida na hora de comprar o seu novo celular Motorola fizemos uma comparação entre as duas versões do aparelho. Dá só uma olhada:

Entenda as versões de cada geração

Se você buscar por Moto G, vai encontrar uma porção de modelos, e isso pode confundir. Mas fica tranquilo porque a gente descomplica.

Vamos começar pela 1ª geração do Moto G: a versão mais famosa é a que tem 16GB de armazenamento, é dual chip, acessa a internet por Wi-Fi e 3G e vem com 3 capinhas coloridas. Mas há ainda um modelo igualzinho, só que em vez das capinhas vem um fone de ouvido Bluetooth.

Tem também outras duas versões do Moto G de 1ª geração com Wi-Fi e 3G, mas com 8GB de armazenamento, e você escolhe se quer suporte para um ou dois chips.

Além disso, há os modelos com internet 4G, que só aceitam 1 chip e variam no armazenamento: 8GB ou 16GB.

Ufa! Deu para entender? Ainda bem que o Novo Moto G é um pouco mais simples, já que são só duas versões, uma com 8GB de armazenamento e outra com TV digital, uma capinha colorida e 16GB de armazenamento. E ambos são celulares dual chip!

Quer comprar o Moto G mais potente? Escolha qualquer um!

Você não entendeu errado. Não importa qual versão do Moto G você escolher, de 1ª ou 2ª geração, com capinha ou sem, dual chip ou não, todos são smartphones quad core, com os núcleos rodando a 1,2GHz, e contam ainda com 1GB de RAM.

Mas o que contribui, e muito, para a fluidez do Moto G é o sistema operacional sem modificações. Aliás, aqui eles também empatam, já que o Novo Moto G vem com o Android 4.4, e o de 1ª geração conta com a versão 4.3, mas com a atualização garantida.

Novo Moto G segue a tendência dos smartphones com tela grande

Para a 1ª geração do Moto G, a Motorola apostou em uma tela de 4,5 polegadas com resolução HD de 1280x720 pixels e Gorilla Glass. Mas como a procura por celulares com tela grande é alta, o Novo Moto G cresceu e agora tem 5 polegadas, também com a tecnologia que protege, principalmente, dos arranhões.

O que pode fazer diferença aqui é a quantidade de pixels, que na verdade é a mesma. Só que, em uma tela maior, como a do Moto G de 2ª geração, a qualidade das imagens pode cair um pouco, mas nada muito significativo.

Para ter liberdade para expandir o armazenamento, escolha o Novo Moto G

Muitas marcas vêm deixando de fora de seus novos celulares os slots para cartão de memória. No Moto G de 1ª geração era assim, ou você tinha 8GB, ou tinha 16GB, e nada mais (a não ser na nuvem).

Óbvio que a maioria das pessoas não aprova essa prática. E que bom que pelo menos a Motorola entendeu isso e implantou uma entrada para cartão microSD de até 32GB nos dois modelos do Moto G de 2ª geração.

Vídeos com a mesma resolução, fotos melhores no Novo Moto G

Definitivamente os celulares nos acompanham mais do que as câmeras digitais. Por isso, eles acabam quebrando muitos galhos registrando momentos inesperados. Se você gosta de usar o smartphone para fotografar, vale investir em um celular com câmera boa.

A verdade é que nenhum dos modelos de Moto G surpreende nesse quesito. Na 1ª geração, o aparelho é equipado com câmera de 5MP com flash na traseira e 1,3MP na parte da frente.

Com a de trás você consegue boas fotos até para imprimir no formato convencional de 10x15, mas a da frente só é útil para videochamadas e selfies para publicar na internet.

Já o Novo Moto G ganhou um upgrade, com flash e 8MP na câmera traseira e 2MP na da frente. De fato, toda melhoria é bem vinda, mas para fazer fotos boas com qualquer um deles você vai precisar pelo menos de condições de luminosidade favoráveis.

Quanto aos vídeos, tanto o Novo Moto G quanto o seu antecessor filmam em alta definição (HD). Portanto, as câmeras não são exatamente um fator decisório na hora da compra.

Para saber qual Moto G comprar, avalie as suas necessidades

Olhando a tabela comparativa pode parecer óbvio que o Moto G de 2ª geração é melhor, mas isso é bem relativo. A versão mais recente do aparelho pode até ter câmera um pouco superior, slot para cartão de memória e tela maior... Mas isso importa para você?

Claro que se você tiver com o orçamento um pouco mais folgado vale a pena investir no Novo Moto G. Mas se você não precisa de tanto espaço de armazenamento, não tira muitas fotos com o celular e 4,5 polegadas é bom o bastante para você, dá para comprar o Moto G de 1ª geração, economizar uma grana e ainda assim ter um aparelho com ótimo custo/benefício.

Agora que você já conhece melhor os aparelhos, veja mais celulares aqui no Zoom, ou aproveite para buscar por outros produtos como notebooks e tablets e, claro, comparar preços.