A Xiaomi lançou em junho de 2025 a sua nova linha de celulares da Poco, entre eles, o Poco F7. Essa submarca da Xiaomi já consolidou sua reputação por entregar smartphones com desempenho de ponta a preços competitivos.

Em 2025, o Poco F7 chegou ao mercado com a promessa de ser um verdadeiro "flagship killer", oferecendo um conjunto de especificações que o posicionam entre os melhores em sua faixa de preço. Vamos mergulhar em uma análise completa para entender o que faz do Poco F7 uma escolha tão atraente.

Vamos analisar a ficha técnica do Poco F7, passando pelo design e tela, câmeras, processador, bateria e custo-benefício. É importante ressaltar que o modelo ainda não está disponível no Brasil, o que deverá acontecer em breve.

Poco F7: ficha técnica

  • Tela: Flow AMOLED de 6,83 polegadas com resolução 1,5K
  • Taxa de atualização: 120Hz
  • Memória RAM: 12GB
  • Armazenamento: 256GB ou 512GB
  • Processador: Snapdragon 8s Gen 4
  • Bateria: 6.500 mAh
  • Carregamento: até 90W com cabo e 22,5W reverso
  • Câmeras traseiras: sensor principal wide (50 MP, (f/1.5 e OIS); ultra-wide (8 MP, (f/2.2)
  • Câmera frontal: 20MP
  • Conectividade: 5G, LTE, Wi-Fi 6E, NFC, Bluetooth 5.2
  • Resistência: IP68
  • Dimensões: 163,1 x 77,9 x 8,2mm
  • Peso: 215,7g
Publicidade

Poco F7 tem design robusto e tela surpreendente

Três celulares estão perfilados na vertical, sobre um fundo de tela futurista
O Poco F7 tem design robusto e tela que surpreende (Foto: Divulgação/Xiaomi)

O Poco F7 se destaca com um design moderno e elegante. Ele aposta em bordas ultra-finas ao redor da tela, maximizando a área de visualização e proporcionando uma experiência imersiva para o consumo de conteúdo. A traseira de vidro e o frame de alumínio conferem uma sensação premium ao toque, algo nem sempre comum em sua categoria.

Mas a estrela do show é, sem dúvida, a sua tela. O Poco F7 vem equipado com um painel AMOLED de 6,83 polegadas que exibe uma resolução de 1.5K, garantindo imagens nítidas e vibrantes.

A taxa de atualização de 120Hz oferece uma fluidez impressionante, seja navegando pelas redes sociais, jogando ou simplesmente rolando menus. Um dos pontos mais impressionantes é o brilho de pico de até 3200 nits, o que significa excelente visibilidade mesmo sob a luz solar direta.

Para completar o pacote, o POCO F7 conta com a certificação IP68, assegurando resistência à água e poeira. Isso traz uma camada extra de segurança e durabilidade para o uso diário.

Imagem mostra parte de cima de um celular, com destaque para as câmeras
Câmera principal do Poco F7 tem 50MP com estabilização óptica (Foto: Divulgação/Xiaomi)

Quando o assunto é fotografia, aqui temos outra grande surpresa. O Poco F7 oferece um conjunto competente para a maioria das situações. Ele vem com uma câmera principal de 50MP com Estabilização Óptica de Imagem (OIS), que ajuda a capturar fotos nítidas e reduzir o tremido em vídeos, especialmente em condições de pouca luz.

Acompanhando o sensor principal, há uma câmera ultrawide de 8MP, útil para fotos de paisagens ou grupos maiores. Para selfies e videochamadas, a câmera frontal é de 20MP.

Em termos de vídeo, o Poco F7 é capaz de gravar em 4K a 60fps, o que é um ótimo recurso para quem gosta de registrar momentos com alta qualidade. Embora não tenha uma lente telefoto dedicada como alguns flagships, o conjunto do Poco F7 é mais do que suficiente para o uso cotidiano e para a maioria dos criadores de conteúdo amadores.

Poco F7 tem processador para rodar qualquer jogo

Imagem mostra detalhes de um processador de celular
Processador do Poco F7 aguenta rodar jogos e apps pesados (Foto: Divulgação/Xiaomi)

O grande motor por trás do desempenho impressionante do Poco F7 é o processador Qualcomm Snapdragon 8s Gen 4 (4 nm). Este chipset é uma versão otimizada da linha flagship da Qualcomm, projetado para oferecer performance de alto nível sem o custo do chip mais caro.

Na prática, isso significa que o POCO F7 consegue rodar qualquer aplicativo, jogo pesado ou realizar multitarefas intensas com absoluta fluidez e sem engasgos.

Com essa potência, o aparelho se posiciona como um verdadeiro "flagship killer" de entrada, entregando uma experiência de usuário rápida e responsiva que rivaliza com celulares muito mais caros.

Seja para produtividade, entretenimento ou jogos, o desempenho do Poco F7 não decepciona, sobretudo com a memória RAM de impressionantes 12GB, capaz de rodar qualquer jogo. Quando falamos de armazenamento interno, o Poco F7 possui opções de 256GB e 512GB.

Por fim, o Poco F7 roda o sistema operacional Android 15 de fábrica, com a interface personalizada da Xiaomi, o HyperOS 2.

Poco F7 tem bateria que dura mais de um dia em uso intenso

Imagem mostra um celular na horizontal e sobre ele está escrito 6.500
Bateria do Poco F7 dura pouco mais de 45 horas (Foto: Divulgação/Xiaomi)

Se a autonomia é uma de suas maiores preocupações, o Poco F7 é uma aposta certeira. Ele é equipado com uma robusta bateria de 6500 mAh (na versão global), uma das maiores da linha Poco até o momento.

Essa capacidade gigantesca se traduz em uma duração de uso impressionante, com testes indicando cerca de 14 horas e 45 minutos de uso ativo, o que significa que o aparelho pode facilmente durar mais de um dia para a maioria dos usuários, mesmo com uso intenso.

Para recarregar essa bateria massiva, o Poco F7 conta com suporte a carregamento rápido de 90W. Embora não seja o mais rápido do mercado (alguns modelos chegam a 120W ou mais), ainda é uma velocidade excelente que permite uma recarga significativa em pouco tempo, minimizando o tempo de inatividade.

Poco F7: preço e custo-benefício

Agora que você já viu todos os detalhes do Poco F7, podemos dizer, sem dúvidas, que ele tem uma ficha técnica poderosa.

Como dissemos no início do artigo, ele ainda não foi lançado no Brasil, entretanto, ele veio com um preço de lançamento competitivo (na faixa dos US$ 339-399 globalmente), oferecendo especificações de ponta que seriam encontradas em aparelhos de categorias superiores.

A combinação de tela AMOLED de alta qualidade, chip Snapdragon 8s Gen 4, bateria gigantesca de 6500 mAh e certificação IP68 o torna uma proposta de valor quase imbatível.

Para quem busca um smartphone que entregue performance de flagship, excelente autonomia de bateria e um design premium, sem precisar gastar uma fortuna, o Poco F7 é uma das melhores e mais inteligentes opções de compra em 2025.

Ele comprova que não é preciso esvaziar a carteira para ter um aparelho potente e completo.

Sim, a Xiaomi é considerada uma excelente marca de celular, especialmente por oferecer uma ótima relação custo-benefício. Ela se destaca por trazer tecnologias avançadas para diversas faixas de preço, com destaque para o desempenho, baterias grandes e câmeras competentes, além da interface MIUI (ou HyperOS, mais recente) que oferece muitas opções de personalização.

Qual a diferença entre Xiaomi, Redmi e POCO?

Xiaomi é a marca-mãe. Redmi é uma submarca focada em smartphones de entrada e intermediários, conhecidos por preços acessíveis e bom desempenho para o dia a dia. POCO é outra submarca, especializada em celulares com especificações de "flagship killer", ou seja, alto desempenho a preços competitivos.

Os celulares Xiaomi duram muito?

Assim como outras grandes marcas, a durabilidade de um celular Xiaomi depende do modelo e do cuidado do usuário. No entanto, a Xiaomi tem investido em qualidade de construção, e muitos de seus aparelhos, especialmente os das linhas Mi/Xiaomi e POCO, são construídos com materiais resistentes. Além disso, a empresa oferece um bom suporte de atualizações de software para boa parte de seus dispositivos, contribuindo para a longevidade.

Leia mais sobre
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade