Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Quadriband, dualband ou triband: qual a frequência do seu celular?

Entenda o que são as bandas de frequência de celular e para que servem.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Antes de comprar um celular, você certamente já se deparou com as especificações dualband, triband e quadriband. Mas você sabe o que significam?

Preços | Celulares quadriband

Primeiro, é importante entender como funciona a comunicação de telefonia dos celulares. E isso é muito simples: uma rede de telefonia celular nada mais é do que uma rede de rádio.

O padrão brasileiro de rede de telefonia celular atual é o GSM (Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicação Móvel). Esse padrão, como o nome diz, é seguido pela maioria dos países do mundo em suas próprias redes de telefonia celular.

Contudo, dentro dessa rede, existem variações de frequências, ou seja, bandas diferentes. Hoje, temos no Brasil 4 bandas GSM: 850 MHz, 900 MHz, 1800 MHz e 1900 MHz. Cada operadora de telefonia brasileira trabalha em frequências diferentes. Essa frequência dos celulares também pode variar caso você vá para outro estado ou faça uma viagem para fora do Brasil.

Uma dica importante é descobrir quais são as faixas de frequência de sua operadora antes de comprar o celular. Esse é o primeiro passo.

O segundo passo é verificar o número de bandas que o celular desejado consegue acessar, para que haja compatibilidade. Um telefone celular pode ler duas (dualband), três (triband) ou quatro (quadriband) bandas diferentes. Saiba qual pode ser a melhor frequência para você ter no próximo aparelho:

Celular Quadriband

O celular quadriband é ideal para quem usa o celular em viagens pelo Brasil e, principalmente, no exterior. Praticamente todos os smartphones contam com essa frequência. Então, se você quer investir em um smartphone mais moderno, ou mesmo com configuração mais básica, é bem provável que você encontre essa frequência no celular.

  • Vantagem: O celular quadriband recebe sinal de todas as operadoras do Brasil e de qualquer lugar do mundo.
  • Desvantagem: São celulares geralmente mais caros do que os tipos anteriores.

Celular Triband

Já os modelos triband são indicados para quem costuma usar o telefone celular em viagens pelo Brasil.

  • Vantagem: esses celulares conseguem quase qualquer sinal de operadoras brasileiras.
  • Desvantagem: Há o risco de não receber o sinal de uma operadora estrangeira em viagens.

Celular Dualband

Para finalizar, há ainda os aparelhos dualband. Esses celulares são indicados para quem mora e trabalha em uma determinada região e não costuma viajar.

  • Vantagens: os aparelhos desse tipo são bem baratos.
  • Desvantagens: celular limitado que só funciona em algumas operadoras.

 

Com todas essas informações você não terá dúvidas na hora de comprar seu próximo celular. Escolha a frequência certa no momento da compra para o aparelho funcionar corretamente e não deixar você na mão.

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone