Zoom indica em Celular e Smartphone

Qual vence a disputa: Samsung Galaxy A5 ou Moto X 2ª geração?

Saiba mais sobre o Galaxy A5 e o Moto X e descubra qual o melhor para você.

Samsung Galaxy A5 ou Moto X 2ª Geração
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Na mesma faixa de preço, mas com propostas diferentes, o Samsung Galaxy A5 e o Moto X 2ª geração entram no nosso ringue para brigar pela sua preferência. Quem será que leva a melhor? Confira no nosso comparativo:

 

Samsung Galaxy A5

Samsung Galaxy A5

Motorola Moto X

2ª Geração

Moto X 2ª Geração

Tela 5'' Super AMOLED HD 5,2'' AMOLED Full HD
Processador Quad core (1,2GHz) Quad core (2,5GHz)
Memória RAM 2GB 2GB
Conectividade 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Armazenamento 16GB 32GB
Aceita cartão de memória Sim (64GB) Não
Dual chip Sim Não
Câmera traseira 13MP 13MP
Câmera frontal 5MP 2MP
Filma em Full HD 4K

Processamento e sistema operacional: Moto X

Tanto o Galaxy A5 quanto Moto X são celulares Android e trazem o sistema na versão 4.4. Porém, até o momento da publicação deste comparativo, apenas o Moto X 2ª Geração tinha recebido atualização para o Android 5.0.

Como já é comum nos smartphones Samsung, o Galaxy A5 traz a interface TouchWiz. A boa notícia é que a marca trabalhou para deixá-la mais leve, uma vez que muitos usuários reclamavam que ela "pesava" demais os aparelhos.

Mesmo assim, o Moto X 2ª geração leva a melhor, já que traz o Android sem modificações, rodando com muita fluidez e sem travamentos.

Preços do Galaxy A5 e do Moto X:

Aliás, o processamento do Moto X é, no geral, melhor que o do Galaxy A5. Os dois são smartphones quad core, mas o primeiro é equipado com um processador Qualcomm Snapdragon 801 e o segundo com um Snapdragon 401.

A diferença é que o processador do Moto X, além de rodar a uma velocidade maior, é mais robusto e aguenta até apps mais pesados do Android. Já o processador do Galaxy A5 é intermediário, ideal para atividades como navegar pela internet e rodar jogos casuais.

Tela do Moto X é Full HD

Teoricamente, o material da tela do Galaxy A5 é melhor do que o do display do Moto X. No entanto, o smartphone Motorola tem resolução Full HD, enquanto o A5 tem definição HD. Mas, na prática, os dois têm boas telas, com cores vivas, brilhantes e pretos profundos.

Aqui, vale ressaltar ainda que o Moto X 2ª geração é um celular resistente à água e tem a proteção Gorilla Glass contra arranhões.

Design do Galaxy A5 é mais sofisticado

Tudo bem que gosto é muito pessoal, mas o acabamento metálico do Galaxy A5 é realmente um destaque. Além disso, ele ainda é consideravelmente mais fino e mais leve que o Moto X.

O Galaxy A5, por exemplo, pesa 123g e tem 6,7mm de espessura, contra 144g e 9,9mm do Moto X 2ª geração.

Armazenamento expansível e dois chips? Escolha o Galaxy A5

O Moto X pode até vir com o dobro de memória interna do Galaxy A5, mas para muita gente, poder expandir o armazenamento é essencial – e isso não é possível no Moto X.

Outro detalhe é que o Galaxy A5 é um celular dual chip, o que é muito importante para algumas pessoas.

Mas fique atento, porque o Galaxy A5 só tem um slot para o segundo chip e para o cartão de memória, ou seja, você precisa escolher se quer ter mais espaço interno ou se quer usar dois chips no celular.

Comando de voz e gestos com o Moto X

Entre as principais vantagens do Moto X frente ao Galaxy A5 são os recursos, como o Google Now. Usando o comando de voz do smartphone, você pode enviar mensagens ou fazer ligações, por exemplo. E você ainda pode personalizar a frase que ativa o comando.

Ele tem ainda comando por gestos, para você silenciar uma chamada ou um alarme de maneira prática. Ah, e o Moto X ainda exibe a hora e as notificações na tela quando você passa a mão por cima dela ou mexe o aparelho.

Para fotografar, A5 se sai melhor. Mas para vídeos em 4K, prefira o Moto X

A câmera frontal do Galaxy A5 ganha de lavada da do Moto X. Com 5MP, ela ainda tem algumas funções bacanas para selfies, como a que permite fazer uma imagem com 120º (quase um panorama).

E embora os dois aparelhos em questão tenham 13MP de resolução na câmera principal, a do Galaxy A5 apresenta melhores resultados em condições normais. No entanto, a câmera traseira do Moto X traz alguns recursos a mais como o HDR e o flash duplo, por exemplo.

Agora, se você gosta mesmo é de fazer vídeos, saiba que o Moto X é um celular que filma em 4K, enquanto o Galaxy A5 é um smartphone que filma em Full HD.

Galaxy A5 e Moto X atendem bem a necessidades distintas

Com o Moto X, a intenção da Motorola é oferecer um aparelho potente a um preço mais em conta. E ela conseguiu isso. Com desempenho de celulares mais caros, o Moto X ainda traz câmeras satisfatórias e recursos interessantes, como os comandos de voz e de gestos.

Já a proposta do Galaxy A5 é ser um celular intermediário com acabamento premium e câmera frontal de destaque. A Samsung também foi bem sucedida, uma vez que o aparelho tem uma câmera realmente boa na frente e a carcaça metálica e fina confere um ar bastante moderno ao aparelho. Vale lembrar ainda que o Galaxy A5 é dual chip e aceita cartão de memória.

Para saber qual é o ideal para você, coloque os pontos de cada um na balança e escolha o que melhor atende às suas necessidades. E, claro, não se esqueça de comparar os preços aqui no Zoom!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone