Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Qualquer celular pode acessar a internet?

4G, 3G, Wi-Fi... saiba como acessar a internet pelo celular pode ser possível.

Celular para acessar internet
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Pode soar estranha a afirmação, mas, muito antes do smartphone 4G e até do smartphone 3G, os celulares acessavam a internet, liam e-mails e navegavam. Muitos desses modelos de celulares tinham até mesmo browsers (navegadores) mais simples, em que era possível navegar nos chamados portais WAP, baseados somente em texto.

Mas, então, como acessar a internet pelo celular com os aparelhos mais atuais? O primeiro ponto que você deve lembrar é que há diferentes tipos de conexões, desde a mais básica (rede EDGE) até a 4G, presente em celulares mais modernos. Sendo assim, para você entender tudo, olha só todas estas dicas que preparamos para você:

Saiba como acessar a internet com o celular ideal

Obviamente, a experiência de navegação em um celular com internet mais básico não se equipara a dos smartphones que, por possuírem um sistema operacional, permitem facilidades que muito se assemelham à navegação feita por meio de notebooks, com carregamento de páginas com interface visual, formulários, vídeos, fotos e demais elementos multimídia.

Veja preços de smartphones 4G

Para isso, um smartphone necessita fortemente da conexão 3G e da conexão 4G para "dar conta" da quantidade de dados carregada a cada página acessada, a cada atualização das redes sociais e a cada e-mail recebido. Porém, vale lembrar que as conexões 3G e 4G não são a única opção para a conexão móvel.

Mesmo celulares sem conexões mais rápidas, como a 3G, podem acessar a internet. Se o celular tiver na sua lista de funções a palavra EDGE, ele também acessa a internet, porém, com menos rapidez e facilidade que um celular 3G ou 4G.

O 3G é uma evolução, uma melhoria, a terceira geração das redes de internet que surgiram no celular. O celular EDGE é exatamente um modelo que conta com uma rede que surgiu anterior ao 3G, também conhecida como internet 2G. Vale ressaltar que tanto a EDGE quanto a 3G e a 4G necessitam de um plano de dados pago da sua operadora.

Ainda mais eficiente, você pode encontrar no smartphone 4G mais velocidade para navegar em vários sites. Os smartphones 4G geralmente vêm com uma configuração mais robusta, ótimo para quem está pensando em investir em um celular mais moderno.

Outro detalhe: muitos celulares antigos não se conectam via Wi-Fi. Um celular Wi-Fi é uma opção muito interessante para quem quer usar um celular com internet sem fio e não gastar o plano de dados, já que, quando a rede de internet sem fio está disponível, normalmente não há limite na transferência de dados. Muitas vezes não existe essa opção nos celulares mais básicos, e eles ficam limitados em usar a rede EDGE.

Logo, você pode navegar na internet e ter acesso às redes sociais mesmo tendo um celular básico. Porém, se essa for uma função que irá utilizar com frequência no telefone, é aconselhável não escolher um celular apenas com a opção da conexão EDGE.

Com o aparelho certo, fica fácil saber como acessar a internet pelo celular com eficiência. Se você não fica tanto tempo assim usando o celular no dia a dia, um modelo apenas com Wi-Fi já pode ser suficiente. Agora, se você realmente passa bom tempo navegando por vários sites e redes sociais, escolha um celular com 3G ou 4G. O 4G, aliás, pode estar presente em smartphones com outros atributos legais, como boa câmera e processador potente. Assim você terá em mãos um celular com bom desempenho para suas tarefas.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone