Zoom indica em Celular e Smartphone

Quem leva a melhor: Samsung Galaxy A3 ou Moto G 2ª Geração?

Samsung Galaxy e Motorola em uma disputa de smartphones para o dia a dia.

Samsung Galaxy A3, Galaxy A3, Motorola Moto G 2ª Geração, Moto G 2ª Geração
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Muitas marcas decidiram apostar no lançamento de smartphones com configuração intermediária, buscando atender ao público que quer um bom aparelho para navegar na internet e baixar aplicativos, mas não tem a intenção de investir em um top de linha. Dois ótimos exemplos são o Samsung Galaxy A3 e o Motorola Moto G 2ª Geração.

A Samsung, já consolidada como uma das preferidas do público, finalmente deixou de lado sua estrutura plástica e apostou em uma linha com revestimento metalizado (Galaxy A75, A5 e A7,  e o Galaxy Alpha). Já a Motorola ganha cada vez mais espaço com seus smartphones, que costumam juntar eficiência e boa relação custo/benefício.

Saiba mais detalhes sobre as diferenças (e semelhanças) entre o Samsung Galaxy A3 e o Motorola Moto G 2ª Geração.

 

Samsung Galaxy A3

Moto G 2ª Geração

Tela 4,5" 960 x 540 5" 1280 x 720 (HD)
Processador Quad core 1,2 GHz Quad core 1,2 GHz
Memória RAM 1 GB 1 GB
Armazenamento 16 GB 16 GB
Aceita cartão de memória Sim (Até 64 GB) Sim (Até 32 GB)
Dual chip Sim Sim
Câmera traseira 8 MP 8 MP
Câmera frontal 5 MP 2 MP
Filma em Full HD HD
4G Sim Sim
Sistema operacional Android 4.4 Android 5.0
Conectividade NFC e Bluetooth Bluetooth

Samsung e Motorola apostam em smartphones 4G com bom processador

Como foi dito, os dois têm configuração ideal para quem quer bom desempenho nos usos mais comuns de um smartphone, como entrar em sites e redes sociais, e-mails, apps e jogos mais simples. Para isso, ambos contam com um processador quad core com 1,2GHz de velocidade e memória RAM de 1GB, que permite trabalhar com tarefas diferentes ao mesmo tempo, sem que o aparelho fique mais lento ou trave.

No sistema operacional, o Motorola Moto G 2ª Geração sai um pouco na frente, pois já tem Android 5.0, a versão mais recente do sistema operacional. Além disso, a marca optou por uma versão “pura” do Android, ou seja, com poucas interferências na interface original, o que deixa seu funcionamento mais fluido. O Galaxy A3 ainda vem com o Android 4.4, mas está longe de ser uma versão ultrapassada.

Dual chip sempre agrada

Outros pontos parecidos: os dois são dual chip, têm espaço de memória de 16GB (capacidade de armazenamento muito boa) e entrada para cartão de memória.

Samsung Galaxy A3 x Moto G 2ª Geração

A diferença é que, se no Moto G você pode usar o segundo chip e o cartão de memória ao mesmo tempo, no Galaxy A3 você precisa escolher entre um ou outro, já que eles usam o mesmo slot extra.

Acesso à rede 4G, a mais rápida disponível no Brasil, também está disponível no Galaxy A3 e no smartphone Morotola. Mas veja se sua operadora já oferece o serviço na região que você mora. Ah, claro que também dá para acessar a rede 3G e redes Wi-Fi.

Na hora de compartilhar conteúdo com outros equipamentos, desde fones de ouvido até TVs Full HD, o Samsung Galaxy A3 sai na frente, com NFC e Bluetooth. O Moto G 2ª Geração ficu só com o Bluetooth.

Quem curte ver vídeos e filmes, ou mesmo ter boa visualização em sites e games, encontra no Motorola Moto G 2ª Geração uma tela de 5” com alta definição (ou resolução HD, de 1280x720). Um pouco menor, a tela do Galaxy A3 de 4,5” economizou um pouco mais na resolução, de 960x540, que até é bem confortável mas, obviamente, perde para o HD deste modelo de smartphone Motorola.

Samsung Galaxy para geração selfie

Já os fãs das “selfies” não têm nem o que pensar: o Samsung Galaxy S3 tem câmera frontal de 5MP, contra 2MP na câmera frontal do Moto G 2ª Geração. E tem mais: no Galaxy A3 dá para fazer fotos de grupos maiores ou paisagens sem problemas, graças ao alcance de 120° da lente, e ainda fazer os disparos usando controle de voz ou gestos, o que ajuda a não perder o foco.

A câmera principal dos dois smartphones tem resolução de 8MP, mas mais uma vez com vantagem para o Galaxy A3, que filma em Full HD (o Moto G os vídeos têm resolução HD) e um programa para montar GIFs, um tipo de imagem animada usando suas fotos.

Samsung Galaxy A3 ou Motorola Moto G 2ª Geração?

Quando olhamos para todas as configurações, o Samsung Galaxy A3 e o Moto G 2ª Geração são praticamente equiparáveis, o que faz sentido, já que fazem parte da mesma categoria de smartphones.

Se, por um lado, o Galaxy A3 tem mais recursos de câmeras, principalmente na frontal, o Moto G se sai melhor na resolução de tela e na versão do sistema operacional, não só por ser mais recente, mas por não ter muitas mudanças feitas pela marca.

O investimento nos dois aparelhos também é próximo, mas dá para encontrar o smartphone Motorola por valores um pouco mais baixos, já que a marca ainda não tem a força do nome da linha Samsung Galaxy e ainda busca se afirmar no mercado, no que tem sido bem sucedida.

No fim das contas, a escolha fica por conta dos detalhes e, talvez, na segurança que cada um sinta nas fabricantes. A vantagem é que os dois são ótimas opções de smartphones.

 

Veja mais produtos no Zoom! Pesquise, compare preços e faça a melhor compra.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone